SEO: O que é e como ele pode te ajudar a gerar mais tráfego.

SEO: O que é e como ele pode te ajudar a gerar mais tráfego.

SEO: O que é e como ele pode te ajudar a gerar mais tráfego.

Conteúdos otimizados e de valor são algumas das principais diretrizes reconhecidas pelos mecanismos de busca e tornar esses elementos presentes em sites e páginas da internet é o que faz sites se tornarem reconhecidos e alcançarem a tão sonhada credibilidade. O SEO é uma técnica de marketing digital e tecnologia que pode te ajudar a ganhar espaço na internet. Mas, afinal, você sabe o que é SEO, o que ele faz e como ele pode ajudar seu negócio?

Leia esse artigo e descubra as principais vantagens de aplicar SEO em negócios digitais.

 

O que é SEO?

Search Engine Optimization’ em inglês, ou ‘Otimização de Mecanismos de Busca’ em tradução literal para o português.

Simplificando, isso significa aplicar técnicas de otimização de páginas web para melhorar sites com objetivo de que eles apareçam em melhores posições nos mecanismos de busca (Google, Yahoo, Bing e outros) através de conteúdos de relevância.

Logo, técnicas de SEO têm o objetivo de fazer páginas de um site se localizarem nos primeiros resultados nos mecanismos de busca.

Dados do Google mostram que 73% das pessoas acessam os três primeiros resultados nas suas páginas de resultados orgânicos (excluindo a presença de anúncios pagos).

 

Principais atividades de SEO

Por conta da concorrência, conquistar os primeiros resultados nas páginas dos mecanismos de busca é um grande desafio e um dos maiores objetivos de todos os profissionais de SEO e, para isso, diversas estratégias devem ser implementadas.

Conheça algumas das principais atividades de SEO e como elas ajudam a estruturar conteúdos web e sites para que estes sejam reconhecidos pelos mecanismos de busca.

  • Criação de conteúdo relevante;
  • Construção de autoridade;
  • Tecnologia do site;
  • Experiência do usuário.

Mas, além disso, as atividades de SEO podem ser divididas em duas frentes diferentes: SEO para conteúdo e SEO técnico. Conheça as duas áreas e descubra o que faz cada uma delas.

 

SEO para conteúdo

Técnicas de SEO voltadas para conteúdo envolvem a gestão e otimização de textos, imagens e vídeos em sites, garantindo uma boa experiência do usuário com conteúdos relevantes, informações interessantes e de fácil absorção.

Vale ressaltar aqui, que profissionais de conteúdo SEO não necessariamente produzem imagens e vídeos, mas sim utilizam desses produtos multimidiáticos para conversar melhor e de forma mais assertiva com os leitores. Muitas vezes, SEO engloba também a produção de blogs institucionais e de serviços para empresas que buscam posicionamento e autoridade digital.

Além disso, o objetivo desses profissionais é tornar o conteúdo mais relevante principalmente para mostrar a qualidade do conteúdo produzido e tentar fazer com que aquele conteúdo ocupe as primeiras páginas dos mecanismos de busca, baseando-se nas diretrizes de conteúdo dos mecanismos de busca.

As principais atividades de profissionais de conteúdo são:

  • Produção de textos de fácil escaneabilidade e estruturados;
  • Pesquisa e gestão de palavras-chave;
  • Otimização de conteúdo web.

 

SEO técnico

Já os processos técnicos envolvem muito mais análises de dados e tecnologia, pois são responsáveis pelas informações de tráfego orgânico de sites. Ou seja, esses profissionais são encarregados de entender métricas sobre o desempenho do site com dados como: quantidade de acessos por página do site, perfil dos visitantes, ações e conversões dos clientes e ajustes/melhorias na estrutura do site.

O SEO técnico é responsável por mapear tudo que acontece no site e por isso ajuda nas tomadas de ações estratégicas, tanto em conteúdos quanto na estrutura do site, para garantir uma boa experiência do usuário.

Veja abaixo quais são as principais atividades de profissionais de SEO técnico no dia a dia:

  • Planejamento, otimização e estruturação do site (juntamente com desenvolvedores);
  • Mapeamento de dados de tráfego orgânico do site;
  • Resolução de problemas no site;
  • Garantir a experiência e performance do usuário no site.

 

Como implementar na sua empresa

SEO é uma das diversas estratégias de marketing digital que ajudam negócios a conquistarem espaço no mundo online, e cada vez mais essa presença no digital tem se tornado importante para conquistar mais clientes e credibilidade enquanto marca. Mas, além disso, outras ações devem ser implementadas para a construção de estratégias fortes e assertivas.

Faça como a IAGENTE e utilize não apenas o SEO como estratégia de marketing digital, mas também o IAGENTEmail e o IAGENTEsms. 

 

Leia mais sobre marketing digital

Quer saber mais sobre marketing digital? Conheça o blog da IAGENTE e leia diferentes artigos sobre o assunto:

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