Diferenças entre e-mail marketing e e-mail transacional

Diferenças entre e-mail marketing e e-mail transacional

Diferenças entre e-mail marketing e e-mail transacional

Você conhece bem as diferenças entre e-mail marketing e e-mail transacional? Eu sei que pode parecer um pouco óbvio a princípio, mas pense outra vez antes de responder a essa pergunta.

As duas são ferramentas que envolvem o uso de e-mail no contexto empresarial para realizar comunicações com o público. E, por conta disso, é comum haver dúvidas sobre os usos de cada uma. Suas funções podem acabar se confundindo e prejudicando a sua comunicação.

Se quer esclarecer essa questão, não saia daí. Garanto que será uma leitura bem rápida e logo você já poderá voltar a tocar o seu negócio, desta vez sabendo direitinho como e em que situação usar cada uma dessas ferramentas.

 

Definições

Para explicarmos as diferenças entre e-mail marketing e e-mail transacional, vamos começar do básico: a definição de cada ferramenta.

E-mail marketing é o uso do e-mail em campanhas de marketing direto, enviando mensagens para uma lista de clientes ou leads.

Já o e-mail transacional tem como característica o envio de e-mails a partir de uma transação (daí o nome).

 

Papel de cada ferramenta dentro da estratégia de comunicação

Dadas as devidas definições, vamos à parte mais prática. 

O e-mail marketing tem como propósito o envio de e-mails em massa, no qual uma grande quantidade de pessoas recebe uma mesma comunicação. Isso ocorre através de uma plataforma repleta de funcionalidades e relatórios pré-formatados. É muito bem aproveitada para:

  • Divulgações e promoções;
  • Envios de Newsletter para assinantes, clientes e interessados;
  • Comunicações corporativas (Feriados e Datas Comemorativas, por exemplo);
  • Lançamentos e novidades.

Na plataforma de envios de e-mails transacionais, a forma de utilização é via integração (API) e os envios, geralmente, são individuais:

  • Envio de tokens;
  • Lembretes de senhas;
  • Confirmação de consultas;
  • Acompanhamento de pedidos;
  • Envio de Notas Fiscais;
  • Envios de Cobranças.

A diferença entre e-mail marketing e o e-mail transacional, nesse aspecto, se dá tanto na forma de uso quanto nas características das plataformas. 

 

Destinatários das comunicações

Devido a essa distinção nas funções, é fácil perceber que os envios em massa do e-mail marketing e os envios únicos da plataforma de SMTP, visam públicos bem diferentes.

No e-mail marketing, os envios são feitos para uma base de contatos que sua empresa conseguiu através de ações de marketing digital bem como landing pages para a captação de leads, por exemplo. 

Por outro lado, o destinatário de um e-mail transacional, enviado por uma plataforma de SMTP, já está esperando pela sua mensagem e ficará frustrado caso ela não chegue. Afinal, quando você compra algo na internet o que você mais deseja saber é se a sua transação deu certo e se o pedido saiu para a entrega, não é mesmo?

 

Plataforma de envio e automação

As plataformas de automação de e-mail marketing e de e-mails transacionais geralmente são  diferentes umas das outras pois cumprem papéis e funções diferentes também.

Uma plataforma de e-mail marketing é mais fácil de usar. Ela apresenta uma formatação pronta, com recursos específicos e relatórios já otimizados: basta apertar um botão e pronto, já é possível saber quem recebeu a campanha, quem clicou, quantas vezes clicou e a sua localização.

Já em uma plataforma de envios de e-mails transacionais, você é quem configura sua conta de forma a atender suas necessidades e rotinas de envios. Ela exige conhecimentos mais técnicos.

E aí, entendeu as diferenças entre e-mail marketing e e-mail transacional? Comparando dessa forma as coisas fazem mais sentido, não? Quer receber conteúdos como esse periodicamente? Então não deixe de assinar a nossa newsletter.

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