Pequenas Empresas: aumentem sua visibilidade com E-mail Marketing

Pequenas Empresas: aumentem sua visibilidade com E-mail Marketing

Pequenas Empresas: aumentem sua visibilidade com E-mail Marketing

Estar próximo do cliente, fortalecer a marca, oferecer vantagens e benefícios, são ações que devem ser praticadas por todas as empresa. Porém, para as Micro e Pequenas empresas, o caminho para o encantamento, aproximação e consequentemente conversão do cliente não é fácil. O baixo Budget e a necessidade de uma alta taxa de retorno são os principais desafios. Com isso, uma boa e eficaz saída é o e-mail marketing, seu ótimo custo benefício permite atingir até 5000 pessoas por menos de R$0,01 por e-mail, isso em um plano básico!

Porém, antes de sair enviando e-mail marketing como se não houvesse amanhã, as Micro e Pequenas empresas devem se atentar a algumas boas práticas de envios. Assim, não correm risco da campanha ser mal sucedida.

E-mail marketing: dicas de sucesso para Micro e Pequenas empresas

Sabemos da dificuldade em tornar lucrativas as ações de marketing para Micro e Pequenas empresas. Muitas vezes, essas empresas não possuem processos definidos, organizados e sua lista de leads é muito pequena. Por isso, separamos algumas dicas importantes que ajudarão você a ter sucesso em suas campanhas de e-mail marketing. Confira:

1- Defina seus objetivos

Antes de criar um e-mail marketing é necessário refletir sobre a sua estratégia. Muitas vezes as campanhas de e-mail podem ser a arma principal, um complemento ou um diferencial. Por isso, é importante que os objetivos da campanha estejam alinhados à estratégia. Saber o que se deseja alcançar com o e-mail marketing (vendas, captação de leads, fortalecimento de marca, aproximação com público-alvo, etc), é o primeiro passo para o sucesso. Com os objetivos bem definidos será possível criar o conteúdo e design adequado, segmentar e mensurar a efetividade da ação.

2- J-A-M-A-I-S compre listas de e-mail

Não deixe que a ansiedade por resultados faça você comprar listas de mailing! Mesmo que sua lista seja pequena, é bem mais efetivo trabalhar com ela do que com grandes listas de pessoas que nunca ouviram falar de sua empresa. Afinal, quem está na sua lista além de ter autorizado receber seus e-mails, conhece a sua marca e tem interesse nos seus conteúdos. Com uma lista comprada, as chances de seu e-mail virar Spam são enormes! Para aumentar sua lista de contatos invista em uma boa captação de e-mail em seu site ou redes sociais. Uma ação simples é oferecer conteúdos que despertem o interesse das pessoas: e-books, descontos, brindes e etc.

3- Respeite os descadastros (Opt-out)

Os descadastros da lista de e-mail acontecem e você não pode mudar isso. Se a pessoa não quer mais receber conteúdos da sua marca, a decisão é dela e deve ser respeitada. Não envie e-mails para quem não deseja receber. Isso prejudica a reputação do seu domínio e o caracteriza como um Spam (até que prove o contrário). Toda ferramenta de e-mail marketing e que preza pela qualidade tem, por padrão, a opção de se descadastrar automaticamente da base de dados. Outras formas também são aplicáveis: um e-mail para contato ou um simples canal de conversa nas redes sociais

4- Higienização do mailing

É normal que com o tempo alguns usuários percam o engajamento e novos entrem na sua base. Isso ocorre por diversos fatores: o e-mail do contato virou inativo, ele não abre o e-mail por falta de interesse, mudou de empresa e já não possui mais aquele e-mail entre muitos outros. Não faz muito sentido você enviar conteúdos para usuários inativos ou que não possuem interesse, certo? Por isso, é importante sempre fazer uma limpeza na sua base e claro, não esqueça de sempre segmentar antes de realizar qualquer envio ou agendamento. Uma dica é criar duas listas de contatos: uma somente com contatos que estão engajados com suas newsletters (clicam, abrem, respondem) e outra lista somente com pessoas que não interagem com seus e-mails. Com isso, basta montar uma estratégia específica para cada base: que tal?

5- Conteúdo e Layout do e-mail

A primeira coisa que o seu contato vai ver quando receber o e-mail é o ASSUNTO, por isso, eles devem ser curtos e atrativos! Ao abrir o seu e-mail, o contato precisa ser impactado com um conteúdo de qualidade aliado a um bom design. Links quebrados, erros de gramática, imagens corrompidas e um layout carregado, acabam estragando a experiência do usuário. Por isso, fuja do layout com apenas uma imagem pois, em alguns provedores, ele pode ser identificado como um e-mail sem conteúdo indo diretamente para o Lixo Eletrônico/Spam. Mescle imagens com texto em HTML e nunca esqueça de sempre revisar tudo antes de enviar. Separamos um check list de tudo que deve ser testado antes de disparar um e-mail marketing.

6- Atraia pessoas de acordo com seus interesses

A palavra de ordem nesse caso é SEGMENTAR! Sim, com uma boa segmentação de e-mail é possível atrair e engajar pessoas, fortalecendo sua lista de contatos. Ainda não sabe como fazer a segmentação? Criamos um post em nosso blog que explica direitinho como essa prática é importante para suas campanhas de e-mail marketing, confira!

Agora que você já sabe que o e-mail marketing pode ajudar a sua Micro e Pequena Empresa a alcançar resultados mais expressivos, é hora de colocar em prática! O IAGENTEmail é uma ferramenta de envio em massa que respeita as boas práticas do mercado, oferece um ótimo custo benefício e muitas funcionalidades! Uma delas é o Drag and Drop, que facilita muito a sua vida na hora de criar um e-mail.

Se precisar de ajuda para começar um estratégia de e-mail marketing na sua empresa, é só falar!

Estamos prontos para embarcar em novos desafios junto com você!

Até a próxima!

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