Precisamos conversar sobre a higienização da lista de e-mails

Precisamos conversar sobre a higienização da lista de e-mails

Precisamos conversar sobre a higienização da lista de e-mails

Gerenciar a lista de contatos é o primeiro cuidado que as empresas devem tomar para acertar na estratégia de envio de e-mail marketing. Fazer a manutenção periódica para manter contatos engajados e “quentes” só irá ajudar a melhorar a performance das campanhas de e-mail.

Por isso essa etapa é tão importante. Se essa medida não for tomada, há sérios riscos de que o esforço seja em vão, com mensagens sendo enviadas para o lixo eletrônico ou bloqueadas pelos provedores. E isso nenhuma marca quer, não é mesmo?

Higienizar a base de contatos permite que sejam excluídas contas e-mail com status de erro permanente (endereço de e-mail ou domínio que não existem mais), com status de cancelado (solicitou não receber mais e-mails), com suspeitas de armadilhas (traps) ou de abandono da caixa de e-mail. Ah, os e-mails que não interagem há mais de seis meses, tem uma grande possibilidade a serem higienizados. Para esses contatos, antes da higienização, aconselha-se realizar uma ação para entender o que aconteceu ou pode ter acontecido.

Para um e-mail ser considerado inexistente, é necessário que ele não seja acessado há pelo menos dois anos (a depender do provedor, pode levar mais tempo ainda). Quando isso acontece, os envios não são realizados para aquela caixa de e-mails e, por não ter engajamento, faz com que a reputação do domínio da empresa caia junto aos provedores.

A reputação é construída com base no quanto os e-mails enviados são ou não relevantes para quem os recebe. Então, o fato de abrir o e-mail, baixar imagens, clicar nos links, movimentar mensagens da caixa de spam para a caixa de entrada, adicionar o remetente à lista de contatos confiáveis, ter uma frequência de envios aceitável, nem muito frequente (com envios todos os dias para a mesma base) e nem muito espaçada (se manter ausente por mais de 15 dias), impacta de maneira positiva a reputação do remetente junto aos provedores de e-mails.

Por outro lado, se o destinatário não abre os e-mails, exclui, cancela a assinatura, denuncia para o provedor, isso tudo contribui para baixar a reputação do domínio com os provedores.

Além das características do e-mail, como peso das imagens, formato do layout, termos usados na mensagem, a reputação do remetente também é um fator de peso para determinar se o e-mail irá para a caixa de entrada ou para o Spam.

Em casos extremos, pode acontecer um bloqueio temporário ou permanente no envio de e-mails. Isso acontece quando é feito envios frequentes para contatos que não existem ou quando se está listado em uma blacklist ou, ainda, quando se faz o disparo de  e-mails para uma caixa de e-mails que é uma armadilha, os conhecidos spam traps.

As empresas que utilizam o IAGENTE Mail contam com um algoritmo de higienização que analisa os e-mails contidos na base, levando em conta a interação que tiveram com todos os envios realizados. Essa é uma grande vantagem da ferramenta e um filtro importante a ser utilizado antes de enviar as campanhas.

Agora que você já sabe a importância da higienização da lista de contatos, que tal colocar em prática esse conhecimento para suas campanhas de e-mail performarem melhor? Fica o desafio.

Se achar melhor, pode entrar em contato diretamente com nossa equipe de suporte para auxiliar na higienização de sua conta. Claro, em casos de dúvidas, deixe sua opinião nos comentários.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.



  • Blog Iagente - Campanha Mail - Ganhe 300 envios para testar gratuítamente

Assine nossa newsletter.





Posts mais vistos