Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

SMS Marketing: por onde começar

Marketing SMS: por que e como começar?

Sua empresa ainda não utiliza o SMS em ações de marketing e comunicação? Então está na hora de começar!  Se engana quem pensa que esse é um meio ultrapassado. Na verdade o SMS tem enormes taxas de leitura (chegando a 97% segundo dados do Google Global Messaging Summit de 2017) e garantia de entrega, visto que qualquer aparelho de celular pode receber mensagens.

Quer mais bons motivos para usar? Instantaneidade e segmentação! Você pode enviar mensagens para grupos de contatos específicos, com um conteúdo personalizado e na hora que determinar. Imagine que seu estabelecimento é um bar e está com uma promoção para o Happy Hour. Não seria legal enviar um SMS às 16hs para os seus contatos mais fiéis, avisando que a cada chopp de 500ml leva um free por conta da casa? Claro! Assim, você consegue informar no momento certo, para o cliente certo, aumentando consideravelmente suas vendas.

Essa comunicação rápida e efetiva é o que torna o envio de SMS tão especial. Claro, não podemos esquecer também do seu custo benefício e facilidade. Hoje, em um plano básico, você pode fazer até 5.000 envios por R$ 0,09 cada (referente plano pré-pago) fora a facilidade de criar apenas um texto e não um layout completo como no e-mail marketing.

Separamos algumas informações importantes que você precisa saber para trabalhar direitinho essa ferramenta. Confira:

Alinhe seus objetivos e estratégias

Nada de enviar por enviar! É preciso ter objetivos claros, estratégia e metas. Imagine sempre:“que problema preciso resolver e qual o objetivo para estes envios?” Algumas das necessidades mais comuns são:

  • Aumentar as vendas;
  • Feedback dos clientes;
  • Melhorar a divulgação de um produto/serviço específico;
  • Melhorar o relacionamento da marca com seu público-alvo.

Se isso já estiver resolvido, é hora de traçar as metas a serem alcançadas, como por exemplo: 50 vendas e 15 feedbacks.

Clareza e objetividade sempre!

Lembre-se, são apenas 160 caracteres (ou 140 caracteres para SMS com perfil promocional: SMS marketing) e sua mensagem deve informar e impactar o receptor! Seja direto, entregue o que realmente trará valor ao cliente. Revise muito antes de disparar evitando erros de gramática ou informações sem sentido. Criamos um post em nosso blog que dá dicas de como redigir e encurtar uma mensagem, confira!

Atenção as regras

Existem alguns erros graves cometidos por quem está iniciando o trabalho de divulgação por SMS. O primeiro deles é comprar listas de contatos! Pode parecer um caminho fácil para quem não possui uma grande base de contatos, porém é péssimo para você ou para sua empresa. Os contatos de uma lista comprada não conhecem sua marca, não solicitaram o recebimento do seu conteúdo e consequentemente podem bloquear e denunciar para a Anatel o seu número.
Outro erro cruel é ser inconveniente, enviando mensagens de madrugada ou em horários inoportunos. O ideal é sempre enviar SMS em horários comerciais, conforme a regra da Anatel que estipula das 8hs às 20hs para SMS com conteúdos promocionais e horário ilimitado para SMS com perfil operacional. Por último, mas não menos importante, cuidado com o SMS Pirata! Empresas que fazem esse tipo de envios não são homologadas juntos às operadoras e não seguem as normas da Anatel.

Exemplos de SMS em campanhas de marketing e comunicação

Separamos algumas dicas e ocasiões para utilizar o SMS. Confira:

1- Divulgação de promoções e cupons de desconto

Que tal divulgar aquela promoção que é por tempo limitado? Ou um cupom de desconto que só pode ser usado até o final de semana? O SMS é uma boa pedida! Veja exemplos:

  • “Marcia, use o codigo IAGENTE10 e garanta 10 por cento de desconto ate dia 10 deste mes”
  • “Felipe, a loja IAGENTEmodas esta com 30 por cento de desconto na colecao de inverno. Corra que esta acabando!”
  • “Lia! Fecha mes IAGENTE Confort, financiamento em 180 meses em seu novo colchao. Somente nesta quinta-feira, dia: aproveite!”
  • “Jaque, a Boutique IAGENTE esta com ofertas especiais em Setembro! Compre um perfume feminino e ganhe um batom da linha Essence! Aproveite”
  • “Leandro não compre carro hoje! Espere ate amanha e confira as condicoes da IAGENTE Veiulos! Compre sem entrada e em ate 60x!

2- Divulgação de eventos

Você pode aproveitar o SMS para divulgar e fazer lembretes sobre datas de eventos. Por exemplo:

  • “Amanha acontece o lançamento da nova colecao da IAGENTE JOIAS. O estacionamento do Shopping e por nossa conta. Esperamos para o coquetel”
  • “Mario, confirme seu nome na lista da Balada IAGENTE neste sabado! Responda SIM gratuitamente”
  • “Jana, responda gratuitamente SIM e garanta seu nome na lista de atendimentos da Imobiliaria IAGENTE no feirao da casa propria sabado 22/09”
  • “Luan, que tal participar do lançamento do UALPHONE Y, ter direito a descontos especiais e um sorteio do aparelho? Responda SIM e confirme sua presença no evento do dia 30/09!

3- Mensagens automáticas

Integre seu sistema com a plataforma de SMS e envie mensagens automáticas. É comum entre as Lojas Virtuais este tipo de ação. Geralmente é informando status do pedido, aprovação e o andamento da entrega.

  • “Ola Paula. O seu pedido foi enviado e voce ganhou 15 por cento de desconto para novas compras ate o dia 10/10. Responda SIM e ganhe o codigo de desconto”
  • “Ola Denis. O seu pedido foi aprovado! Caso deseje receber informações sobre o pedido por aqui responda gratuitamente SIM”

4- Criar Landing Mobile

Sabia que você pode criar landing pages (páginas de conteúdo) específicas para dispositivos móveis e divulgá-las através de SMS? Nessas páginas você pode explicar sobre o produto/serviço e dar opções para o cliente. Por exemplo:

  • Uma oficina mecânica pode utilizar esse recurso para facilitar o agendamento da revisão veicular para seus clientes.
  • Um salão de beleza para marcar horários de procedimentos estéticos, o mesmo também serve para consultórios médicos e odontológicos.

Agora que já não existem mais dúvidas quanto a eficácia do SMS, não vai ficar de fora né? Tire o máximo de proveito desse canal em suas estratégias, aproveite os exemplos que mostramos e mãos à obra! Precisa de ajuda? Nós da IAGENTE estamos prontos para encarar esse desafio junto de você! Fale conosco, teremos o enorme prazer em lhe ajudar.

Até a próxima!

Filtro avançado

7174feb7-39c8-4994-8fc9-ef76b549873d
modulo_pesquisas_IAGENTE_mail
Desbloqueie Novas Oportunidades de Engajamento com o IAGENTEmail através do novo MÓDULO DE PESQUISAS
Após muito estudo e dedicação, é com muita alegria que compartilhamos uma novidade que vai...
impactos_mudancas_google_yahoo
Mudanças nas Políticas do Yahoo e Gmail em 2024 - o que vem pela frente?
Com a recente obrigatoriedade do DMARC para os provedores Gmail e Yahoo, a nossa equipe...
Tendencias de email marketing para 2024 - IAGENTE
A Evolução do E-mail Marketing: Tendências e Inovações para 2024
O e-mail marketing é uma ferramenta fundamental nas estratégias de comunicação de pequenas, médias e...