Construindo uma lista de contatos para e-mail marketing: Do zero à prática.

Construindo uma lista de contatos para e-mail marketing: Do zero à prática.

Construindo uma lista de contatos para e-mail marketing: Do zero à prática.

E-mails são uma das ferramentas mais eficientes e valiosas para profissionais de marketing. Isso porque é por meio de correios eletrônicos que empresas conseguem desenvolver um plano de comunicação com os seus clientes em potencial. Consequentemente, possuir uma boa lista de e-mail marketing, com contatos que fazem parte do seu público-alvo, e saber como se comunicar com esses grupos é fundamental para estratégias de sucesso.

Leia este artigo e descubra como construir uma lista de e-mail do zero e qual é a melhor forma de começar a trabalhar com uma em mãos.

Lista de e-mails: o que é exatamente? 

Uma lista de e-mail é um compilado de contatos de clientes ou leads que é usada para se comunicar de forma fácil, rápida e eficiente com essas pessoas de uma só vez.

Comumente, as listas de e-mails são utilizadas para gerar ações por parte dos usuários. Sejam elas aquisição de leads, compra de produtos, distribuição de cupons ou conteúdos promocionais, tudo isso por meio de comunicação digital com a audiência de uma marca.

Lista de contatos: como construir uma do zero

Que listas de contatos são fundamentais para estratégias de mailing e marketing digital você já deve saber. Prova disso são os inúmeros conteúdos que você recebe na sua caixa de entrada diariamente, não é verdade?

Contudo, é fundamental que você construa a sua própria base de contatos e saiba como trabalhar com ela de maneira a aproveitar o seu potencial. Veja abaixo 4 dicas de como construir uma lista de contatos do zero!

Defina as informações que você precisa dos seus clientes

O primeiro passo para começar a capturar os contatos dos seus potenciais clientes é entender quais informações dele serão úteis para as ações de comunicação posteriores. Ou seja, o que você quer saber sobre o seu cliente?

Você pode exigir dados pessoais como nome, idade, gênero, cidade, CPF, endereço de e-mail, ou então informações factuais sobre ele (profissão, áreas de interesse, dificuldades que podem ser solucionadas com o seu serviço e mais).

Vale ressaltar que os dados do usuário permitem que você entenda o seu perfil. Contudo, informações baseadas em fatos da sua vida podem ser úteis para saber quais são as preferências e dificuldades do seu cliente, que facilitam até a definir um tom de voz na hora de criar conteúdos de marketing digital.

Ofereça algo em troca para o seu leitor

Na maioria das vezes a aquisição de novos contatos é feita por meio de preenchimento de formulários, landing pages (páginas de conversões ou captação de leads), e-mails ou até links nas mídias sociais. Porém, para que o seu leitor vá até o final e aceite compartilhar as informações dele com você, é necessário que você apresente alguma proposta de valor.

Essa troca pode ser ajudá-lo com alguma dificuldade pessoal ou profissional, oferecer desconto ou cupom, entre outros.

Aqui, práticas de copywriting e gatilhos mentais são fundamentais para melhorar as suas taxas de conversão.

Obtenha exclusivamente contatos orgânicos

Outro ponto fundamental para a elaboração de uma lista de contatos é construir sua base de endereços exclusivamente de maneira orgânica, ou seja, buscar contato por contato e não tentar adquirir endereços de e-mail de forma fácil, como a compra de contatos, por exemplo – prática prejudicial para empresas quando falamos de estratégias de e-mail marketing.

Acompanhe as métricas e resultados

Além de construir sua base de contatos, você precisa saber como anda o desempenho dos seus conteúdos e como a sua audiência tem recebido eles. Por isso, o acompanhamento das taxas de abertura de e-mails, os índices de conversões e os cliques em botões são essenciais para entender como você tem trabalhado com a sua lista de contatos.

Melhore suas campanhas de e-mail marketing

E aí, vamos criar sua lista de contatos e iniciar suas campanhas de envios de e-mail marketing? Conte com o  IAGENTEmail e com a equipe da IAGENTE para facilitar todo este processo! Além de te ajudar a construir campanhas incríveis, com o IAGENTEmail você mesmo pode criar sua landing page de forma gratuita em qualquer plano contratado. Fale com a gente!

 

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