Como criar uma Landing Page: Dicas e funcionalidades essenciais de uma ferramenta de criação

Como criar uma Landing Page: Dicas e funcionalidades essenciais de uma ferramenta de criação

Como criar uma Landing Page: Dicas e funcionalidades essenciais de uma ferramenta de criação

As estratégias de marketing da sua empresa não estão conseguindo atingir as metas de conversão previstas? Talvez você esteja precisando melhorar a construção das suas Landing Pages. Neste artigo traremos algumas dicas de como criar uma Landing Page de sucesso.

Também explicaremos como uma ferramenta de criação pode ser útil nesse processo e quais funcionalidades ela deve apresentar para cumprir seu papel.

 

Qual o propósito de uma Landing Page?

Antes de explicarmos como criar uma Landing Page, vamos esclarecer o papel desse elemento em uma campanha de marketing digital.

Para se ter uma taxa de conversão satisfatória, você precisa saber aproveitar as suas oportunidades de negócio. Em outras palavras, precisa ser capaz de transformar leads em clientes. 

O lead é basicamente um cliente em potencial, alguém que demonstrou algum nível de interesse pelo seu produto ou serviço e tem altas chances de fechar negócio com a sua empresa. E para aproveitar essas chances, você precisa manter contato com esse lead, nutrindo-o com conteúdos estratégicos capazes de convencê-lo a tomar uma decisão de compra.

Mas não adianta você saber como nutrir seus leads se não tiver formas eficazes de trazer essas pessoas interessadas para a sua base de contatos. E é aí que entram em ação as landing pages.

Uma Landing Page é uma página destinada a captar informações sobre um usuário em troca de alguma oferta. Oferta essa que pode ser a inscrição para um evento, teste de um produto ou serviço, acesso a um e-book ou outro conteúdo. Essas páginas podem ser promovidas em canais como o blog ou site da sua empresa, redes sociais e até mesmo mídia paga (como Google Ads e Facebook Ads).

Quando esse visitante demonstra interesse no que está sendo ofertado (inserindo seus dados), ele se torna um lead e, a partir disso, entende-se que um primeiro passo foi dado. Próxima tarefa será construir uma relação e conduzindo-lo através do seu funil de vendas.

Confira agora algumas dicas de como criar uma Landing Page.

 

 Como deve ser o design?

As escolhas de design impactam muito na criação de uma Landing Page de sucesso. A máxima “forma e conteúdo” precisa ser aplicada em sua Landing Page. De nada adianta um design incrível se o conteúdo for uma droga (e vice-e-versa). 

Mantenha o foco no propósito de sua LP (captar um email e um nome, por exemplo) sem esquecer que a beleza e a organização visual fazem toda diferença.

E falando em atenção, temos um artigo também sobre esse assunto, basta clicar aqui e descobrir como aplicar o método AIDA em sua estratégia.

Adicione elementos que façam parte da Unidade Visual de sua empresa ou que orientem e direcionem as atenções para formulário de conversão. Na seleção de cores, busque se ater à identidade da empresa e não se preocupe caso necessite desviar um pouquinho, caso seja preciso chamar mais atenção para um ponto ou outro de sua Landing Page.

Você pode até mesmo utilizar fotos e vídeos que demonstrem ao usuário como aquilo está sendo ofertado. Um depoimento ou a demonstração de como utilizar um produto, por exemplo, pode ser bem útil para facilitar uma conversão.

 

Como desenvolver o conteúdo de uma Landing Page

Existem duas questões fundamentais às quais você precisa ficar atento ao redigir o conteúdo de sua Landing Page:

Primeira questão:

Use conteúdo interessante e senso de urgência.
Um conteúdo interessante é aquele em que fica claro e evidente em sua Landing Page qual a finalidade. Especifique e exemplifique o  que o seu lead tem a ganhar com sua oferta ou material, exemplo: conhecimento, desconto, otimização de um processo, um desenho de uma atividade interna, um bônus para um curso, etc.

Já o senso de urgência é muito bem aplicado quando você informa que aquela oferta tem um tempo determinado: somente hoje até as 18h! Durante o mês de julho ou, em alguns casos, acontece até mesmo de ter um cronômetro decrescente com o término da promo.

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A segunda questão é: 

Seja objetivo. Você deve vender a sua ideia em poucas palavras. Isso pode soar estranho, mas dar informações demais pode causar o efeito contrário ao que você está buscando, ou seja, repelir as pessoas, fazê-las se perderem em meio a um conteúdo excessivo e se desinteressarem rapidamente.

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É importante que, com algumas poucas informações, as pessoas já sejam capazes de captar o que você quer transmitir e potencialmente se interessar pelo que você tem a oferecer. 

 

O temido formulário! O que ele deve ter?

Não existe uma lista específica de informações que toda Landing Page deve solicitar aos usuários. Isso varia de acordo com a estratégia.

As questões que você deve levar em consideração ao definir isso são: o que você precisa saber sobre o seu lead para trabalhar um relacionamento com ele? Quem é a sua persona? Qual o estágio do funil de vendas que você quer atingir com essa landing page? Por exemplo, se é um material muito amplo, topo de funil, uma página para cadastro em sua newsletter, não tem motivo solicitar um telefone, ou até mesmo o cargo.

Pense o seguinte: Quanto mais fundo do funil ele estiver, mais informações eu preciso desse lead. Em uma página de conta teste, por exemplo, faz muito mais sentido pedir o telefone do usuário, ele está interessado em usar seu produto! 

Só procure não exagerar na quantidade de informações solicitadas. Na dúvida, faça alguns testes, variando as questões do formulário, e confira os resultados que aumentem sua taxa de conversão.

 

Como deve ser o CTA?

Considerado uma das partes mais importantes da Landing Page, o CTA deve ter destaque e ficar aos olhos do seu lead, afinal de contas, se não houver clique no botão, não há conversão!

Quanto ao texto do botão, não há muito mistério não. Se sua oferta é um e-book, por exemplo, basta colocar “Baixar e-book” ou “Acessar e-book”. Se vender um ingresso, basta colocar “comprar ingresso”. Parece bobo, mas é isso mesmo!

 

Ferramenta de criação de Landing Page: por que utilizar?

Geralmente, o processo de criação manual envolve não somente o desenvolvimento de conteúdo e design, mas também requer conhecimento em programação. Contudo, utilizando uma plataforma específica para automatizar esse processo, você acaba economizando muito tempo e dinheiro.

Existem algumas funcionalidades essenciais a um software desse tipo para que você tenha como criar uma landing page que cumpra bem o seu propósito. Elas estão apontadas a seguir.

 

Templates prontos

Ter templates prontos agiliza muito o processo de criação, sendo necessário apenas a edição de alguns elementos como Títulos e Conteúdos do modelo pronto, para adequá-lo ao seu objetivo. Portanto, quanto mais diversificados são os templates de uma ferramenta de criação, maior é a gama de possibilidades que você tem para atingir seu público.

Nós temos um vídeo tutorial explicando o processo de criação de uma Landing Page com os templates do IAGENTE, para assistir ao vídeo basta clicar aqui .

Além disso, é importante se certificar de que esses modelos possuem um design responsivo e que, portanto, não ficam desconfigurados quando acessados em outros dispositivos (como celular e tablet, por exemplo).

landing mobile

Facilidade de edição

Se você quer criar uma Landing Page com rapidez e praticidade, vai precisar de uma ferramenta de ponta e que facilite sua vida. Recursos como templates de Landing Page (modelos prontos), fácil construtor “arrasta e solta”, interface intuitiva para edição do formulário e um banco de imagens gratuitas facilitam seu trabalho!

Além disso, se a ferramenta permitir que você faça cópias automáticas das duas landing pages, poderá economizar bastante tempo quando quiser reaproveitar a identidade visual dos seus layouts em criações futuras. 

editor

Integração

Outra vantagem é se a ferramenta puder ser associada a outros recursos, como ferramentas de e-mail marketing, redes sociais e Google Analytics. Isso permite manter as suas estratégias mais integradas com resultados mensuráveis.

 

Mensuração

Utilizar uma ferramenta que forneça dados sobre tráfego e taxas de conversão é essencial. São informações importantíssimas para tomadas de decisões. Assim, você pode aprimorar a abordagem da Landing Page e conquistar cada vez mais leads.

Neste artigo você viu como criar uma Landing Page e entendeu como uma boa ferramenta de criação pode ser primordial nesse processo. Quer colocar em prática tudo o que viu nesse conteúdo? Conheça o IAGENTEmail, plataforma de e-mail marketing que possui um módulo de Landing Page completo para você. Comece com um teste grátis.

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