6 Dicas valiosas para aumentar sua taxa de cliques nos e-mails.

6 Dicas valiosas para aumentar sua taxa de cliques nos e-mails.

6 Dicas valiosas para aumentar sua taxa de cliques nos e-mails.

Manter uma taxa considerável de cliques no seu site é um dos maiores desafios do mercado atual. Com a quantidade de concorrentes que surgem a todo momento, é preciso estar sempre se reinventando para fazer com que os seus clientes tenham o real interesse em navegar pelo seu site. Existem várias formas de aumentar o seu número de cliques, que variam de acordo com o seu tipo de negócio.

Essa taxa mostra a porcentagem de pessoas que, por meio de um link enviado por e-mail, entram no seu site. É super importante avaliar esses dados, para medir a sua influência em relação aos seu público-alvo e, principalmente, ter certeza da eficácia dos meios pelos quais você está encaminhando o link para o site, sejam eles e-mails marketing, SMS ou qualquer outro. 

O cálculo feito para descobrir qual foi o número de cliques no link do seu site é basicamente o número de cliques, dividido pelo número de e-mails entregues, o resultado é multiplicado por cem, chegando então na porcentagem correta de cliques, segue:

1.500 e-mails entregues
200 e-mails abertos
50 cliques ocorridos

50/1.500 = 0,33
0,33 x 100 = taxa de 0,33% de cliques em seus e-mails entregues

Aumentar essa métrica é essencial para melhorar as conversões e, consequentemente, subir o seu lucro. Pensando nisso, vamos dar 6 dicas valiosas para crescer o seu número de cliques. Vamos lá!

 

SEJA OBJETIVO

É muito comum pensar que o seu consumidor queira receber várias opções do que fazer, do que adquirir, de quais cupons utilizar, etc., quando na verdade o excesso de informações pode resultar em uma experiência confusa e insatisfatória para ele, isto posto, sobrecarregá-lo com informações nunca é uma boa saída e pode reduzir consideravelmente a taxa de cliques.

Essa é uma das dicas mais importantes, mantenha uma objetividade em seus e-mails, cada um deles precisa ter uma finalidade diferente, com call to actions distintos. Muitas chamadas para ação deixam o usuário confuso e faz com que ele acabe não seguindo nenhum deles e simplesmente ignore a sua mensagem completamente.

Portanto, escolha apenas uma ação que seja importante naquele momento e personalize sua mensagem de acordo com o tema, pensando em persuadir o seu cliente a chegar ao call to action desejado.

 

DESTAQUE O CALL TO ACTION (CTA)

Depois de entender sobre a finalidade e a importância de se produzir um e-mail objetivo e prático, chegou o momento de pensar em um call to action que ajude a alcançar o seu objetivo: aumentar os seus cliques. Para isso acontecer, arrase no layout do seu e-mail, capriche nas artes, mantenha uma relação de proximidade com o seu cliente, atraia-o para a sua loja usando linguagens que sejam características do seu público-alvo e, o mais importante: não se esqueça de colocar um botão chamativo, criativo, colorido, e que, literalmente, hipnotize o usuário.

 

PERSONALIZE SEU E-MAIL

Essa é outra dica super bacana, personalize seu e-mail, deixe-o mais a cara da empresa possível. Essa personalização traz uma relevância e engajamento de forma natural, e isso faz com que as pessoas queiram clicar no seu e-mail, esperem todos os meses para recebê-lo e fiquem felizes com as novidades recebidas.

Uma pesquisa realizada pela Experian, uma das maiores bases de dados da América Latina, comprovou que o número de cliques de uma marca aumenta em 27% quando os e-mails encaminhados são personalizados. Outra informação importante é que mais de 50% dos consumidores preferem interagir e se tornar clientes de varejistas que enviam propostas relevantes por e-mail.

CRIE TÍTULOS CRIATIVOS E CHAMATIVOS

Qual é a primeira coisa que você vê quando abre um texto? O título, não é? Então, o título do seu texto é um dos elementos mais importantes, procure criar um design em formato de pirâmide – informações mais importantes primeiro e as menos relevantes no fim – para compor os seus e-mails e deixá-los mais atrativos. Essa forma de estruturar o corpo do texto, vai direcionar os usuários para clicar no call to action com muito mais rapidez e eficácia.

Pensando no design desse e-mail marketing crie títulos sucintos, imagens que mostrem quais serão os benefícios caso a pessoa clique no link e, claro, um CTA convincente e que chame a atenção de qualquer leitor. 

 

NÃO SE ESQUEÇA DO MOBILE

Um erro imperdoável de quem faz a arte dos e-mails é esquecer de formatá-lo para a versão mobile. Quem nunca abriu uma mensagem em sua conta de e-mails no celular e se deparou com a mensagem “Essa imagem não é compatível com este dispositivo”? Pois é, isso tira todo o interesse do leitor, que provavelmente não vai querer abri-lo no computador. 

As pessoas estão cada vez mais conectadas a dispositivos móveis, de diferentes formatos e tamanhos, portanto, capriche nos e-mails versão mobile, se certifique sempre de que a mensagem seja compatível com todos os dispositivos móveis para não perder nenhum clique.

Esqueça completamente dos textos enormes e com dezenas de imagens, para os leitores da era atual, os e-mails devem ser divertidos, leves e com mensagens mais objetivas e curtas.

 

USE GATILHOS MENTAIS

Outra forma super bacana de aumentar seus cliques é por meio dos gatilhos mentais. Eles usam a razão para validar um argumento de compra lançado para o cliente e a emoção para apertar o botão de ‘comprar’. Seu principal objetivo é estimular uma ação naquele cliente, motivando-o a clicar no link do seu site e, mais do que isso, finalizar uma compra.

Um dos gatilhos mentais mais utilizados é o ‘senso de urgência’, onde coloca-se um cronômetro de contagem regressiva bem no topo do e-mail, para acabar uma determinada oferta, por exemplo. Esse método induz o consumidor a adquirir o seu produto de forma imediatista, por medo de perder essa “oportunidade única”. Temos um artigo bem interessante no nosso Blog falando sobre o que são os gatilhos mentais e algumas dicas para usá-los no seu texto, basta clicar aqui para acessar.

 

MANTENHA O TEXTO SEMPRE LEGÍVEL

Essa sem dúvida é a coisa mais importante da composição geral do e-mail marketing, afinal se o usuário não conseguir ler o texto, de que adiantou você pensar em todos os passos anteriores? Alguns cuidados devem ser tomados, para evitar esse tipo de problema como: evitar colocar textos nas imagens, pois alguns dispositivos não baixam as fotos e o código responsivo pode deixá-las menores, evite usar muitas fontes, isso dificulta o entendimento do e-mail, então prefira sempre as fontes mais padronizadas e escolha no máximo dois tipos, por fim, faça testes e mais testes em vários dispositivos de leitura diferentes como tablets, celulares, computadores, notebooks, tanto para mobile quanto no desktop.

 

Depois de saber de todas essas dicas valiosas para aumentar sua taxa de cliques nos e-mails e engajar melhor seu público, é muito importante que você esteja utilizando uma ferramenta de automação eficiente. Acesse o nosso site e fique por dentro do ‘IAGENTE Mail’.

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