Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

3 Ferramentas gratuitas que vão te ajudar a melhorar o SEO do seu site.

Implementar estratégias de otimização de páginas e conteúdos pode ser uma tarefa difícil no começo, por isso existem ferramentas de SEO que podem contribuir com todas as etapas do processo.

Leia este conteúdo e descubra 3 ferramentas gratuitas que podem melhorar o desempenho do SEO no seu site.

O que é SEO? 

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou Otimização de Mecanismos de Buscas em português.

Refere-se basicamente a estratégias de otimização de páginas e conteúdos web para que estes apresentem bom desempenho para o usuário e sejam facilmente encontrados nos mecanismos de busca, como o Google por exemplo.

Quer saber mais sobre SEO e sobre como ele funciona? Leia nosso artigo SEO: o que é e como ele pode te ajudar a gerar mais tráfego e saiba mais sobre o assunto.

Ferramentas de SEO

Com conhecimento prévio sobre o que é SEO e quais são os seus objetivos principais e áreas de atuação fica mais fácil entender algumas das suas atribuições. Porém, para que estratégias de SEO funcionem na prática, é primordial a utilização de algumas ferramentas.

Para te ajudar a entender algumas delas, listamos 3 ferramentas muito populares entre profissionais de SEO e explicamos como você pode usá-las de forma estratégica para aumentar o tráfego do seu site. Confira logo abaixo a lista!

● SEMrush

Provavelmente a ferramenta mais popular do mercado, o SEMrush é usado pela maioria dos profissionais e agências de SEO do mundo todo. Isso acontece porque a plataforma unifica várias soluções apresentadas por diferentes concorrentes de forma integrada.

Por isso, são várias as funcionalidades do SEMrush. Com ele você pode:

  • Analisar seu link building;
  • Avaliar o desempenho das suas páginas;
  • Fazer auditorias de backlinks;
  • Buscar por palavras-chave;
  • Analisar concorrentes.

Essas são só algumas das funcionalidades da ferramenta. Contudo, vale ressaltar que o SEMrush é pago e os preços não são muito acessíveis. Porém, existem algumas aplicações limitadas gratuitas que podem ajudar pequenos negócios a melhorar o desempenho do seu site.

● Ubersuggest 

Em segundo lugar, outra ferramenta popular e com diversas funções é o Ubersuggest. Concorrente direta do SEMrush, a ferramenta oferece atividades como:

  • Análise de domínio;
  • Pesquisa de palavras-chave;
  • Sugestão de conteúdos;
  • Avaliação e concorrentes;
  • Treinamento e suporte em SEO.

O Ubersuggest também é pago caso você queira ter acesso a todas as suas funcionalidades sem nenhuma restrição. Mas, relaxa: se você quiser fazer apenas algumas análises por dia, o plano gratuito cobre a sua necessidade.

Vale ressaltar que a plataforma ainda conta com uma extensão para Google Chrome que pode ser bem útil na hora de fazer análises nas páginas de buscas do Google.

● Google Keyword Planner 

Por último, mas não menos importante, o Google Keyword Planner (ou Planejador de Palavras-chave do Google) é outra ferramenta importante para profissionais de SEO. A ferramenta permite descobrir novos termos (palavras-chave) relacionados à sua empresa ou aos seus produtos e ver estimativas do número de vezes em que eles são pesquisados.

Além disso, é possível:

  • Ver pesquisas mensais dos seus usuários;
  • Conhecer os custos por clique;
  • Organizar palavras-chave;
  • Criar novas campanhas.

Vale lembrar que o Google Keyword Planner não envolve gastos com as funcionalidades, contudo, para que o seu cadastro seja completo na plataforma, é necessário que o seu negócio tenha uma conta cadastrada no Google Ads e preferencialmente invista dinheiro em anúncios pagos para ter acesso às informações completas dos relatórios gerados.

Melhore sua comunicação

SEO é uma das principais estratégias de Marketing Digital para gerar conteúdos de valor e posicionamento de marca de forma orgânica. Mas, diversas estratégias devem ser usadas para que a sua comunicação seja assertiva e gere resultados. Conheça as soluções IAGENTE e descubra como você pode utilizar estratégias de e-mail marketing para complementar a sua comunicação.

Filtro avançado

7174feb7-39c8-4994-8fc9-ef76b549873d
modulo_pesquisas_IAGENTE_mail
Desbloqueie Novas Oportunidades de Engajamento com o IAGENTEmail através do novo MÓDULO DE PESQUISAS
Após muito estudo e dedicação, é com muita alegria que compartilhamos uma novidade que vai...
impactos_mudancas_google_yahoo
Mudanças nas Políticas do Yahoo e Gmail em 2024 - o que vem pela frente?
Com a recente obrigatoriedade do DMARC para os provedores Gmail e Yahoo, a nossa equipe...
Tendencias de email marketing para 2024 - IAGENTE
A Evolução do E-mail Marketing: Tendências e Inovações para 2024
O e-mail marketing é uma ferramenta fundamental nas estratégias de comunicação de pequenas, médias e...