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ilustração de um envelope de e-mail com vários @ flutuando ao redor

ROI e e-mail marketing: como funciona essa relação?

Provavelmente você já sabe que a forma mais eficiente, individualizada e direta de conversar com seus clientes e potenciais clientes é o e-mail marketing. Você também já conhece a potencialidade dessa ferramenta para difundir sua marca, além da geração de excelentes resultados quando tratamos de fidelização, divulgação de produtos e serviços e até conversão em vendas.

Porém, ainda que o e-mail marketing seja uma excelente ferramenta para todo negócio, mais do que gerar resultados, é necessário saber medi-los. Mas, será que no caso do e-mail marketing é possível mensurar os resultados de uma campanha? E como é possível fazer isso?

A resposta para essas questões é sim! E nesse post vamos explicar um pouco sobre o ROI (Returno of Investment) e o passo a passo de como avaliar os resultados da sua campanha de uma forma bastante simples.

O que é ROI?

O ROI é uma medida que serve para avaliar o desempenho de um investimento, ou seja, uma medida para ajudar na compreensão sobre o retorno gerado por uma determinada ação de marketing.

Quando falamos em qualidade e sucesso de uma campanha de e-mail marketing, sempre temos como referencial a taxa de abertura e dos cliques. Porém, quando falamos de retorno do investimento é preciso ir além do sucesso da campanha e avaliar se os objetivos dela foram atingidos e se o valor investido gerou retorno.

A importância objetivo da campanha

Para mensurar de forma adequada o ROI, o primeiro passo é alinhar o objetivo da campanha ao investimento. Sem um objetivo bem definido, além de você não direcionar sua estratégia, você não terá como mensurar de forma correta o ROI.

Traduzindo na prática, vamos supor que você possua um e-commerce de cosméticos e o objetivo da sua campanha é, por exemplo, alavancar as vendas de um produto de lançamento.

Para saber o retorno, é preciso avaliar se de fato o e-mail marketing impulsionou as vendas e se o retorno delas foi superior àquilo o que se investiu na campanha.

Lembre-se que os objetivos de uma campanha devem estar direcionados em poucos cliques para que o seu cliente possa realizar de forma rápida e objetiva a ação pretendida por você.

Medindo o ROI no email marketing

Não existe uma única maneira de calcular o ROI em uma campanha de e-mail marketing. Por isso, esse passo a passo é apenas um exemplo comum, que consideramos fácil de compreender e de aplicar na prática. No entanto, nada impede se você preferir o uso de fórmulas ou outras técnicas!

Para exemplificar o cálculo, vamos voltar ao exemplo do e-commerce de cosméticos e a sua campanha que pretende alavancar as vendas de um produto em lançamento.

O produto em questão é vendido por R$ 50,00 a unidade e você optou por investir R$ 1.000,00 em sua campanha de e-mail marketing. Após o disparo, você conseguiu a conversão em venda de 200 itens e para você o custo dessa mercadoria sai por R$ 20,00.

Para calcular o ROI, primeiramente calcule o custo. Ou seja, o número de conversões multiplicado pelo valor da mercadoria mais o valor do investimento na campanha. Para ter um ROI preciso, busque diluir no investimento da campanha o custo de profissionais e do gerenciamento do e-mail.

200*R$20,00 = R$ 4.000,00 +R$ 1.000,00 (campanha) = R$ 5.000,00

No caso concreto, nosso custo do investimento foi de R$ 5.000,00. Após o cálculo do custo, é necessário calcular a receita obtida através das vendas que representa o número de produtos vendidos multiplicado pelo valor de venda:

200*R$ 50,00 = R$ 10.000,00

Agora é só subtrair o valor total do investimento sobre a receita obtida das vendas. Se o saldo for positivo, sua campanha já teve um retorno positivo.

No caso, o saldo é de R$ 5.000,00, o que indica especialmente o lucro da sua campanha.

O cálculo é bastante simples e serve para ajustar tanto o investimento quanto alinhar os objetivos de uma campanha. Contar com esse tipo de métrica contribui de forma significativa para focar sua estratégia trazendo assim cada vez mais resultados para o seu negócio!

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Essas dicas foram úteis para você? Então deixe abaixo seus comentários! A IAGENTE oferece diversas soluções em e-mail marketing, com relatórios que proporcionam melhores resultados para essa ferramenta. Entre em contato e saiba mais!

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