O que é Geolocalização e como usá-la em suas campanhas de e-mail marketing?

O que é Geolocalização e como usá-la em suas campanhas de e-mail marketing?

O que é Geolocalização e como usá-la em suas campanhas de e-mail marketing?

A geolocalização já não é mais uma novidade. Porém muitas pessoas ainda não sabem do que se trata, e muito menos como utilizar ela a seu favor. A geolocalização é um dado do relatório de envio de e-mail marketing e, através dela, é possível identificar a cidade e o Estado através do IP do contato. Essas informações são muito importantes para sua estratégia de e-mail marketing.

Como funciona a geolocalização?

Com o avanço da tecnologia, possibilitando smartphones cada vez mais completos e conectados à internet, é possível que as companhias conheçam suas preferências, movimentações e desejos, transformando tudo isso em dados. Esses dados podem ser utilizados nas mais diversas estratégias e campanhas. Você deve estar se perguntando “mas como as empresas têm acesso a esses dados?”. Bom, na verdade existem várias formas de definir a geolocalização. No momento, a maneira mais utilizada é através dos dispositivos GPS, AGPS, e GSM.

Porque utilizar a geolocalização em minhas campanhas?

Para promover uma experiência diferenciada, que agregue valor ao consumidor, impactando antes, durante e depois da compra. Além de aumentar o engajamento com clientes, traz popularidade à marca e maior número de vendas.

Como funciona e de que forma utilizar a geolocalização nas campanhas de e-mail marketing?

A maioria das plataformas de e-mail marketing consegue identificar a localização do usuário através do endereço de IP de sua máquina, simples assim! Mas claro, é necessário realizar um primeiro envio e o usuário abrir sua mensagem para conseguir a localização.

Tendo acesso aos dados de localização dos clientes, fica muito mais fácil criar campanhas de e-mail marketing direcionadas. Assim você não corre o risco de mandar uma campanha com a temática de roupas de inverno, para quem mora no Nordeste, por exemplo.

Com a geolocalização você pode aprimorar a segmentação, enviando ofertas exclusivas para contatos de determinadas regiões. Para quem possui loja online, o leque de ofertas personalizadas fica bem maior:

  • Campanhas comemorativas: aniversário de cidades, datas regionais, como por exemplo, a Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul;
  • Eventos: você pode enviar e-mails para quem vai curtir eventos como o Carnaval na Bahia, Virada Cultural em São Paulo, Ano Novo no Rio de Janeiro, Festa da Uva em Caxias do Sul, Festival de Cinema de Gramado etc;
  • Produtos específicos: é possível fazer campanhas de produtos específicos para regiões específicas. Por exemplo, roupas de banho para praias do Nordeste, cobertores de inverno para a região Sul;
  • Frete Grátis: você pode escolher uma determinada região para fazer uma campanha de frete grátis. Cidades mais próximas da sua, podem ter valor de frete mais baixo, então quem sabe você não faz um agrado para o seu cliente que é, praticamente, um vizinho?

São várias possibilidades, né? Mas cuidado com a linguagem utilizada para enviar os e-mails. Tente utilizar gírias e palavras de acordo com a região que será direcionada a campanha. Cuide: em São Paulo é Pão Francês, em Porto Alegre é Cacetinho; no Rio é Biscoito, em São Paulo é Bolacha.

Analisando os dados da geolocalização, você pode acompanhar o número de interações de acordo com cidade, estado e país. Também é possível ver o nível de interesse dos leitores, verificando qual local engajou mais. Com esses dados é possível criar campanhas mais direcionadas.

Então, bora começar a utilizar a geolocalização a seu favor? A Iagente possui essa funcionalidade em sua plataforma de e-mail marketing. Entre em contato com a gente que te ajudamos! =D

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