O que é e-mail marketing responsivo e por que você precisa pensar nisso hoje?

O que é e-mail marketing responsivo e por que você precisa pensar nisso hoje?

O que é e-mail marketing responsivo e por que você precisa pensar nisso hoje?

Estamos presenciando um considerável crescimento no setor de mobile nos últimos tempos. Segundo dados da Strategic Analytics, só no ano passado houve aumento de 77% no tráfego de dados móveis. Apenas para termos uma ideia, um usuário ativo de smartphone confere as notificações do aparelho cerca de 150 vezes – ou mais – durante o dia. Além de tarefas convencionais, como ligações e mensagens de texto, o acesso às redes sociais e e-mails é uma das ações mais praticadas por quem porta um celular. E essa cultura mobile está impactando enormemente todas as áreas de negócios e empresas que atuam nos mais diversos setores.

Se você investe em e-mail marketing, por exemplo, mas não contratou uma solução que permita que as mensagens cheguem adaptadas às telas de smartphones e tablets, seu investimento pode estar sendo em vão. Afinal, de nada adianta fazer com que sua mensagem caia na caixa de entrada se seus potenciais consumidores não conseguem nem ao menos abri-las corretamente.

Nos dias de hoje, a empresa que não se preocupa em como fazer suas mensagens chegarem adaptadas na palma da mão do público, certamente irão fracassar, uma vez que os dispositivos móveis afetam diretamente os hábitos dos consumidores, e computadores de mesa e notebooks estão sendo deixados de lado.

O que é e-mail marketing responsivo?

O dicionário conceitua responsivo como ajustável. A reorganização de um conteúdo digital conforme o tamanho da tela é o que melhor explica, na prática, o que é o conceito de responsivo. Isso vale para tudo o que é feito na internet, desde páginas de sites, imagens e vídeos, até as mensagens de email disparadas em suas campanhas de e-mail marketing, ferramenta fundamental para o sucesso das ações de marketing digital.

Antes, para se checar a caixa de e-mails, era preciso esperar chegar em casa ou no escritório. Mas hoje isso pode ser feito em qualquer lugar e em qualquer momento. Por isso que, se suas comunicações não forem ajustáveis à tela do usuário, você poderá perder um cliente e muitas vendas.

E-mail marketing responsivo na prática

Para deixar que suas mensagens de e-mail marketing se tornem responsivas, é preciso se atentar a uma série de fatores. Separamos alguns abaixo, confira:

Layout responsivo

O termo é bastante comum entre desenvolvedores e especialistas da área. Um layout responsivo é um layout em que o e-mail pode ser visualizado em qualquer plataforma: notebooks, desktops, smartphones ou tablets. Em outras palavras, independente do tamanho das telas e das resoluções, o usuário conseguirá visualizar sua mensagem da melhor forma possível. Caso não saiba como fazer isso, o ideal é contratar profissionais qualificados.

Tamanho adequado das fontes

As fontes podem ser a solução ou um problema para alguns usuários. Fontes pequenas podem prejudicar a leitura e os cliques nos links que você incluir na mensagem, arruinando completamente sua ação de marketing. O ideal é que as fontes se adéquem automaticamente no corpo do e-mail de acordo com o dispositivo do usuário.

Design de qualidade

Um visual mais clean, sem tanto apelo visual, possibilita a boa navegação em qualquer smartphones. Importante destacar que grande parte dos acessos à internet em dispositivos móveis vem de serviços de internet prestados pelas operadoras de telefonia através 3G. Nesse contexto, e-mails muito pesados podem não ser abertos devido à qualidade da conexão. A ideia então é não exagerar na quantidade de informações e no tamanho das imagens.

Importante salientar que a cada mês os acessos através de dispositivos móveis aumentam consideravelmente. É necessário, portanto, utilizar uma plataforma que já formate as artes usadas para serem abertas em qualquer formato.

O IAGENTEmail possui recurso que já adapta a arte para o padrão responsivo, o Drag And Drop. Caso queira saber mais contate com a gente.

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