E-mail marketing só com imagens? Não cometa esse erro!

E-mail marketing só com imagens? Não cometa esse erro!

E-mail marketing só com imagens? Não cometa esse erro!

Quando você planeja uma campanha de e-mail marketing, qual é a estratégia que costuma utilizar para equilibrar texto e imagem? Esse é um pré-requisito bem importante para garantir altas taxas de entrega, de abertura e de cliques.

A gente explica por quê…

Há muita discussão no mercado sobre o assunto. Enquanto alguns defendem que imagem vende, outros defendem que imagem não entrega. Como regra geral, o ideal é balancear o visual e o textual, sendo o mais apropriado o uso de 60% de texto e 40% de imagens.

A regra que vale é: não adianta criar e-mail marketing altamente vendedor e bonito visualmente se a entrega ou a exibição da mensagem é nula. Isso porque mensagens com imagens “chapadas’’, sem nenhum conteúdo de texto, recebem alta pontuação de spam. Resultado? Crescem as chances de o e-mail ser considerado SPAM pelos provedores ou ir direto para o lixo eletrônico da caixa de e-mails do destinatário, o que é péssimo para qualquer marca.

Uma boa conduta, também, é utilizar o alt text nas imagens. Esse recurso permite fazer a descrição da imagem (aquele textinho que aparece quando deixamos o mouse em cima de uma imagem). Se a imagem não for carregada ao abrir o e-mail, esse texto será exibido no lugar dela. Assim, o usuário poderá ter uma prévia do que será exibido e decidir se a mensagem é interessante para ele, ou não.

Outro recurso interessante e que não deve ser esquecido, é a inclusão de um link para visualização externa do conteúdo enviado. Assim, o usuário terá a opção de exibir o conteúdo fora da caixa de entrada, ou seja, diretamente no navegador padrão de internet.

Dê preferência, sempre, à construção de e-mail marketing em formato HTML para evitar resultados aquém do esperado nas taxas de entrega e de abertura. O formato HTML também dá mais liberdade de criação e o visual é mais atraente. Com isso, você otimiza seu e-mail adequadamente para uma entrega de sucesso.

Junto a isso, opte sempre por imagens leves para ajudar no rápido carregamento do e-mail. Assim, o destinatário poderá ler a mensagem de forma rápida e a interação se dará instantaneamente.

Essas dicas não invalidam a necessidade de se construir e-mails atraentes e esteticamente agradáveis. O visual é muito importante em e-mail marketing. Porém, como falamos no início, a melhor prática é procurar o equilíbrio entre texto e imagem para ser bem-sucedido na estratégia.

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