Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

Cuidados legais que você deve ter para o envio de SMS Marketing

Quer diversificar as estratégias de marketing e não sabe por onde começar? O envio de SMS é uma alternativa super válida. Além de agregar valor à marca da empresa, também inaugura um novo canal de relacionamento com atuais e potenciais clientes.

Muitas vezes visto como invasivo, o SMS Marketing tem boa aceitação quando boas práticas são seguidas e o conteúdo cativa o usuário. O enorme potencial do canal, porém, demanda planejamento e o respeito a algumas regras previstas em lei.

Para o uso adequado do SMS, é importante conhecer e seguir a legislação que trata do assunto. Nesse post, a gente compartilha com você alguns aspectos importantes a considerar antes de elaborar o conteúdo e agendar os disparos:

Opt-in – antes de enviar mensagem de texto para qualquer base, você deve solicitar autorização prévia para isso. O fornecimento dessa informação, por parte do usuário, pode ser captada através de formulário web, impresso, em eventos ou mesmo através de contato telefônico.  Mas atenção: mesmo o usuário tendo dado a autorização prévia para o recebimento de SMS, você deve disponibilizar acesso para a saída da base de contatos (palavras como SAIR, PARAR, CANCELAR, podem ser utilizadas). Outra questão importante: todas as mensagens de SMS com a proposta de vender ou promover algo (produto ou serviço) é obrigatório uma frase de rodapé “Responda sair p/ parar”, já configurado no IAGENTEsms.

Horário – o horário para envio de mensagens, através de canais homologados junto à Anatel, é restrito das 8h. às 20h.

Identificação – procure identificar-se como remetente na mensagem. Essa condição é de bom tom e deve ser seguida mesmo quando se tratar de um segundo disparo para um mesmo destinatário.

Quantidade de caracteres – as mensagens enviadas por SMS devem ser concisas, objetivas e diretas. Ah! Importante lembrar que existe limitação de 160 caracteres devido a mensagem de rodapé (aquela para descadastro).

Nada de polêmica – assuntos de cunho político (salvo para que é filiado ao partido em questão) ou religioso disseminados via SMS são terminantemente proibidos.

Outra dica importante é: dê atenção à segmentação, seguindo o que se convenciona fazer para os envios de e-mail marketing. Por exemplo, se apenas mulheres de 20-35 anos devem receber determinada promoção, você precisa respeitar essa regra e enviar a mensagens para destinatários que se enquadram nesse perfil.

E, finalmente, atente sempre para essas regras que acabamos de listar. Essa prática demonstra o respeito da empresa com os clientes, além de aumentar as chances de que suas campanhas sejam bem-sucedidas.

Ficou com mais alguma dúvida ou quer contratar o plano de envio da SMS da IAGENTE? Conte com nosso time de consultores. Deixe sua dúvida nos comentários ou entre em contato conosco, inclusive para  esclarecer dúvidas pontuais sobre a legislação para envio de SMS.

Filtro avançado

7174feb7-39c8-4994-8fc9-ef76b549873d
impactos_mudancas_google_yahoo
Mudanças nas Políticas do Yahoo e Gmail em 2024 - o que vem pela frente?
Com a recente obrigatoriedade do DMARC para os provedores Gmail e Yahoo, a nossa equipe...
Tendencias de email marketing para 2024 - IAGENTE
A Evolução do E-mail Marketing: Tendências e Inovações para 2024
O e-mail marketing é uma ferramenta fundamental nas estratégias de comunicação de pequenas, médias e...
Vale-a-pena-assinar-o-ChatGPT-Descubra-os-prós-e-contras-do-plano-plus
Vale a pena assinar o ChatGPT? Descubra prós e contras do plano Plus da Inteligência Artificial
O ChatGPT tornou-se um fenômeno da Inteligência Artificial para criação, revisão e resumo de textos,...