Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

imagem de um fundo azul claro com um envelope de papel branco

Como fazer email marketing?

Começar a trabalhar com e-mail marketing exige um certo planejamento:

  • Qual será o assunto?
  • Enviar para quem?
  • Como enviar?
  • Como analisar o retorno?

1. Tipos de Email Marketing

  • Newsletter (boletim informativo periódico);
  • Confirmações de pedidos, compras e inscrições;
  • Agradecimento de compras, inscrições, presença, cadastro, etc.;
  • Lembretes e congratulações;
  • Convites;
  • Captação de novos clientes;
  • Pesquisas;Releases para imprensa;
  • Respostas à dúvidas e solicitações ao SAC e Suporte Técnico;
  • Promocionais e/ou comemorativos e sazonais.

Sabendo o tipo de email marketing você pode preparar um modelo-padrão para reaproveitar,  mantendo certas informações fixas como logotipo e dados de contato da empresa.

2. Decida o público-alvo

Defina o perfil do público-alvo (idade, sexo, região, preferências) e assim você poderá compor sua mensagem em cima do perfil que você quer atingir.  Quando falamos em email marketing falamos em segmentação e gerar relacionamento.

3. Compor a mensagem

Baseado no perfil do seu público, crie sua mensagem e pense estrategicamente. Inicie pelo assunto que será o fio condutor da mensagem. Tente criar um assunto que desperte o interesse dos contatos. Se coloque no lugar dele, imaginando que assunto faria você abrir um email. Após, pense no design da peça criando uma linha de raciocínio para mensagem, reforçando o que foi colocado no assunto em primeiro plano e criando links para estimular o interesse. Pense que o email marketing deve ser como uma “capa de revista”. Ele deve ser objetivo e com o resumo do que é relevante. Evite muita informação – para isto existe o site da sua empresa se o contato quiser informações detalhadas.

4. Testar e aprovar

Sempre teste um envio para seus emails particulares. Isto serve para corrigir erros de português ou incompatibilidade com softwares de email ou webmails gratuitos (Gmail, Hotmail, Yahoo, etc.) – nem sempre sua mensagem é exibida da mesma forma em todas mídias.

5. Enviar

Geralmente o horário com maior taxa de abertura é pelas 10 horas da manhã. Porém isto não é uma regra. Através dos relatórios do IAGENTEmail você saberá qual o horário que existe maior abertura das suas mensagens – este será o melhor horário para realizar um disparo. Porém, dependendo do objetivo da sua campanha, no caso do convite para um evento, procure enviar uma mensagem com antecedência e um lembrete próximo da data.

6. Medir

Não basta somente enviar, é preciso medir o retorno. Com o IAGENTEmail você tem relatórios detalhados para mensurar o retorno das suas campanhas: quem abriu, quem clicou, qual link teve mais cliques, a localidade dos seus contatos, contatos que cancelaram sua mensagem e motivos e por final erros técnicos (caixa postal lotada, servidor fora do ar, etc.). Também é possível utilizar o Google Analytics  para medir o desempenho de sua campanha. Se sua intenção é fazer com que o usuário clique num link de seu e-mail e visite uma página de seu site, é importante cadastrá-la como meta no Google Analytics, assim, você pode consultar quantas visitas esta página obteve no período de tempo que durou sua campanha, o tempo médio de duração das visitas, emitir relatórios e outros recursos oferecidos pela ferramenta.

Filtro avançado

7174feb7-39c8-4994-8fc9-ef76b549873d
modulo_pesquisas_IAGENTE_mail
Desbloqueie Novas Oportunidades de Engajamento com o IAGENTEmail através do novo MÓDULO DE PESQUISAS
Após muito estudo e dedicação, é com muita alegria que compartilhamos uma novidade que vai...
impactos_mudancas_google_yahoo
Mudanças nas Políticas do Yahoo e Gmail em 2024 - o que vem pela frente?
Com a recente obrigatoriedade do DMARC para os provedores Gmail e Yahoo, a nossa equipe...
Tendencias de email marketing para 2024 - IAGENTE
A Evolução do E-mail Marketing: Tendências e Inovações para 2024
O e-mail marketing é uma ferramenta fundamental nas estratégias de comunicação de pequenas, médias e...