Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

Abandono de carrinho: como o e-mail pode ajudar a reverter esse gargalo no e-commerce

Um dos principais entraves para a busca por melhores resultados no e-commerce é, sem duvida, o carrinho abandonado. Todas as ações para levar o cliente até o site e converter, vão por água abaixo quando ele simplesmente decide abrir mão da compra.

Pesquisas indicam que em 71% das vezes em que um cliente acessa uma loja virtual e insere produtos para compra, abandona o carrinho e vai embora da loja. Os motivos? Na maioria das vezes valor do frete muito alto ou previsão de entrega acima do esperado.

Agora, imagine você vender 71% a mais do que vende hoje? Quem não quer? Recuperar o carrinho que o consumidor deixou pra trás nem sempre é tarefa fácil. Como mencionamos anteriormente, há motivos claros para que ele deixe de lado a compra. Lembretes enviados por e-mail podem ser uma estratégia inteligente para convencer o consumidor a retornar à loja e finalizar o processo de aquisição daquele produto que ele já demonstrou interesse em comprar.

Converter 100% dos carrinhos abandonados em pedidos seria um exagero, mas esse prejuízo pode ser minimizado com boas ações de marketing. Com o IAGENTEsmtp, por exemplo, você consegue programar envios automáticos a partir de alguma ação desencadeada em seu site.

Isso vale também para e-mails de recuperação de carrinho. Assim, você consegue programar envios automáticos para lembrar o consumidor de que ele “esqueceu” produtos no carrinho e incentivá-lo a retornar de onde parou e concluir a compra.

Outra dica é programar um e-mail informando que o carrinho com os produtos escolhidos ficará à disposição por até 3 dias. Então, caso a compra não seja efetivada, um novo e-mail pode ser enviado, dias depois, ofertando um cupom de desconto ou até mesmo um frete grátis. Vai depender da estratégia a ser adotada.

Perceba que as tentativas de recuperação de carrinho abandonado sempre são válidas, pois o cliente saiu da sua loja sem comprar nada, mas deixou um gancho para que você possa retomar o contato e persuadi-lo a voltar. Pense nas estratégias e transforme o prejuízo em oportunidade. Invista em alternativas para trazer o cliente de volta. Essa abordagem pode trazer bom retorno para o seu negócio.

Lembre-se: faça valer o investimento em link patrocinado pois, além de conseguir atrair clientes para sua loja (existem milhares de lojas online) reter também faz parte do investimento que você deve fazer para impulsionar ainda mais os negócios. Boa sorte e, quando precisar, conte com o nosso suporte!

Filtro avançado

7174feb7-39c8-4994-8fc9-ef76b549873d
modulo_pesquisas_IAGENTE_mail
Desbloqueie Novas Oportunidades de Engajamento com o IAGENTEmail através do novo MÓDULO DE PESQUISAS
Após muito estudo e dedicação, é com muita alegria que compartilhamos uma novidade que vai...
impactos_mudancas_google_yahoo
Mudanças nas Políticas do Yahoo e Gmail em 2024 - o que vem pela frente?
Com a recente obrigatoriedade do DMARC para os provedores Gmail e Yahoo, a nossa equipe...
Tendencias de email marketing para 2024 - IAGENTE
A Evolução do E-mail Marketing: Tendências e Inovações para 2024
O e-mail marketing é uma ferramenta fundamental nas estratégias de comunicação de pequenas, médias e...