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Política AntiSpam IAGENTE

 

A IAGENTE possui uma política bem definida quanto a utilização de seus serviços, principalmente no que refere-se as boas práticas do e-mail marketing.

No que diz respeito ao envio de SPAM, vamos explicar o que pode e o que não pode ser feito durante sua experiência junto ao IAGENTEMAIL.

O que pode ser feito

  • Enviar mensagens a pessoas, como por exemplo, joao@dominio.com.br, desde que estes tenham autorizado seu recebimento
  • Enviar e-mails para usuários que solicitaram receber suas mensagens através do seu site
  • Enviar e-mails para usuários que solicitaram receber suas mensagens através de cadastros “off-line” (formulários, etc.)
  • Enviar mensagens para usuários que aceitaram explicitamente receber seus comunicados através de sites de parceiros
  • Enviar e-mails para pessoas ou usuários que mantém relações comerciais ativas
  • Enviar e-mails para destinatários dos quais já manteve relacionamento comercial nos últimos 12 meses
  • Enviar e-mails para seus colaboradores
  • Mensagens caracterizadas como press releases ou conteúdo de imprensa apenas para quem lhe autorizou explicitamente a iniciar este tipo de comunicação
  • Respeitar os limites impostos em sua conta

O que não pode ser feito

  • Enviar mensagens para departamentos específicos, como por exemplo, contato@dominio.com.br ou vendas@empresa.com.br
  • Utilizar o IAGENTEMAIL para limpar bases antigas ou de terceiros, cuja prática também é conhecida como “List-Washing”.
  • Utilização de base-de-dados de terceiros, sendo vendida, doada, locada ou emprestada (mesmo que estes possuam opt-in explícito). Mesmo que esta lista seja de uma pessoa de sua confiança, isso não lhe dá direito de compartilhar destes contatos para uso próprio
  • Listas como Lexis-Nexis, Real Estate, Advertising, AdBase, D&B, Experian entre outras não podem ser utilizadas para envios
  • Importar os contatos do seu catálogo de endereços do cliente de e-mail, pois estes podem conter endereços que você trocou e-mail no passado e não necessariamente possui autorização para envio de e-mail marketing
  • Enviar e-mails para grupos ou listas de discussões
  • Colocar a reputação do IAGENTEMAIL, bem como sua infraestrutura em risco ou inserida nas famosas “blacklists
  • Enviar e-mails para endereços capturados em sites ou fóruns
  • Enviar e-mails para endereços coletados sem sua permissão
  • Tentar burlar nosso sistema ou obter acesso a conta de terceiros sem prévia autorização

Clientes que tentarem enviar SPAM através do IAGENTEMAIL terão suas contas suspensas imediatamente, sem aviso prévio.

Como a IAGENTE identifica e trata reclamações de SPAM

O IAGENTEMAIL é composto de serviços que monitoram constantemente aspectos como grupos de contatos, remetentes e mensagens enviadas por nossos clientes.

Por possuir infraestrutura própria, a IAGENTE está engajada na luta contra o SPAM e registrada com os principais provedores e autoridades AntiSpam do mundo.

Cada cliente do IAGENTEMAIL possui rota própria e independente. Nós alocamos um servidor para uso exclusivo de seus envios, portanto, cada usuário é responsável pela manutenção da reputação de sua rota. Baixa reputação pode exigir atenção redobrada por parte do cliente.

Estamos registrados nos programas de “Feedback Loop”, permitindo melhor controle sobre as reclamações de usuários que não desejam receber as mensagens eventualmente enviadas indevidamente por nossos clientes. Quando isso acontece, o destinatário final é removido da base de contatos dos nossos clientes.

Por isso, se o percentual de reclamações atingir 0,5% (cinco a cada mil contatos enviados) sobre um envio, o cliente é notificado para que reveja sua prática de comunicação e base de contatos. Por outro lado, se a proporção atingir 2% sobre o envio, a conta será suspensa e analisada por nossa equipe técnica, podendo ser cancelada definitivamente sem aviso prévio.

Casos reincidentes serão tratados com maior rigor, por isso é importante que você se dedique a resolução dos problemas logo após o recebimento dos alertas enviados pela equipe Iagente. Tais comunicações ocorrerão assim que identificarmos alguma questão importante em sua conta.

Além disso, monitoramos o número de mensagens enviadas para contas conhecidas como “armadilhas” (trap accounts). O ideal é que nenhum cliente envie comunicados para destinatários deste tipo, ainda que o limite tolerável pela IAGENTE seja de 1% sobre cada envio.

O link de remoção inserido em cada mensagem enviada permite que o destinatário final reporte abuso por parte do cliente, gerando uma notificação e análise da conta.

Como a IAGENTE previne e combate as práticas abusivas

Todos os clientes devem, obrigatoriamente, estar de acordo com a política de uso e política ANTI-SPAM da IAGENTE.

Nossa tecnologia analisa constantemente todas as contas, observando o comportamento dos usuários com o intuito de identificar possíveis riscos, evitando que e-mails não solicitados sejam enviados pelo IAGENTEMAIL. Em alguns casos, algumas contas podem ter seus envios suspensos antes mesmo do primeiro disparo.

A plataforma oferece mecanismos de integração com os sites de nossos clientes, colaborando no crescimento daqueles que estão começando e na manutenção daqueles que já estão mais acostumados com nossos serviços, utilizando o conceito de “Double Opt-In”.

A ferramenta analisa os grupos dos clientes sugerindo atenção para aqueles contatos mais antigos ou que já não interagem há algum tempo.

O IAGENTEMAIL também pode inativar alguns contatos nos grupos quando forem identificados envios contendo endereços do tipo “armadilha”.

Todas as mensagens enviadas possuem link de remoção, permitindo que o usuário final realmente se remova da sua base de contatos, abrindo inclusive um canal para notificações de abusos.

Todos os grupos de contatos de nossos clientes são higienizados de forma automática, tratando casos de “soft” e “hard bounces” isoladamente.

Todos os clientes do IAGENTEMAIL trabalham de forma colaborativa, ou seja, um cliente está sempre ajudando o outro de forma indireta.

Como a IAGENTE educa seus clientes sobre as boas práticas do e-mail marketing

A IAGENTE mantem comunicação constante com seus clientes, sugerindo as melhores práticas do mercado através do nosso BLOG, Central de Ajuda ou mesmo por atendimento personalizado.

A ferramenta também interage com o cliente, apontando sempre os problemas encontrados para que possam ser resolvidos pelo próprio cliente.

O que vai acontecer se eu não respeitar a política de uso do IAGENTEMAIL?

A IAGENTE trabalha sobretudo com o princípio da transparência. Buscamos garantir que suas mensagens cheguem aos destinatários finais, mas isso só é possível quando o cliente colabora para manter saudável o ecossistema da ferramenta.

Por isso, usuários que não respeitarem as boas práticas do e-mail marketing, bem como a política ANTI-SPAM e termo de uso do IAGENTEMAIL, serão convidados a sair e terão seus dados removidos permanentemente de nosso sistema.

Se algum cliente, através do mau uso da plataforma, colocar os recursos de numeração da IAGENTE (endereços IPs) em qualquer blacklist, este terá sua conta suspensa imediatamente e poderá arcar com eventuais danos causados a própria IAGENTE e seus clientes.

Em casos mais graves, como a interrupção de nossos serviços devido ao mau uso da plataforma, o cliente poderá ser responsabilizado pelos danos causados, devendo ressarcir a IAGENTE por danos e perdas decorrentes de sua conduta inadequada.

É importante salientar que usuários que seguirem as boas práticas do e-mail marketing, bem como aqueles que respeitarem as políticas da IAGENTE, terão desempenho superior do que em outras ferramentas do mercado.

O que fazer se você receber uma mensagem não solicitada de algum cliente da IAGENTE?

Você pode reportar o abuso à IAGENTE, basta encaminhar uma cópia do e-mail recebido para abuse@iagente.com.br, contendo a mensagem recebida em sua forma original.

Você também pode enviar a cópia dos cabeçalhos da mensagem por e-mail ou então através do nosso formulário de reclamações.

Desta forma, nossa equipe fará uma investigação sobre a utilização da conta e o cliente será notificado imediatamente sobre o caso.

E se eu ainda tiver dúvidas sobre a política AntiSpam da IAGENTE?

Nossa equipe está sempre disposta a lhe auxiliar, seja para esclarecer dúvidas e outros tipos de solicitações. Neste caso, utilize o nosso canal de atendimento enviando email para suporte@iagente.com.br.


 

Reclamações

 
Se você identificou uma mensagem indesejada originada do IAGENTE, encaminhe um email para:
abuso@iagente.com.br
 
 

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