Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

Spoofing attack: como as soluções SMTP da IAGENTE te protegem?

As tecnologias do meio digital estão em constante transformação. Infelizmente, as ameaças ligadas à internet também evoluem, e este artigo vai falar especificamente sobre uma delas: o spoofing attack. Acompanhe este post e você vai entender como esse tipo de golpe funciona e o que você pode fazer para mantê-lo longe da sua empresa.

Como o spoofing attack pode afetar a sua empresa

Antes de tudo, vamos entender melhor o que é esse tipo de golpe e como ele é feito. Spoofing attack é um tipo de crime que acontece no meio virtual em que um hacker, ou um grupo de criminosos, se passa por outra pessoa ou por uma empresa, falsificando seus dados. Daí vem o nome dessa prática, já que spoofing, em inglês, significa falsificação.

Esse tipo de golpe acontece de diversas formas. O golpista pode, por exemplo, construir um site falso que se pareça muito com o site de uma determinada corporação. Eles podem fazer isso criando um domínio quase igual ao dessa empresa, mudando apenas um caractere com relação ao link original. Dessa forma, eles atraem os clientes da empresa, que têm seus dados (como logins, senhas, informações de contato, documentos, etc.) roubados ao acessar o domínio falsificado.

Outros tipos de spoofing attack consistem em invadir os aplicativos de mensagem de uma pessoa para enviar mensagens e fazer ligações em nome dela, aplicando todo tipo de golpe por meio disso.

Muitos deles envolvem enviar e-mails para as vítimas em nome de uma empresa renomada, usando da confiança que os usuários depositam nela para distribuir links aparentemente inocentes, mas que, ao serem clicados, fazem o download de um malware.

Spoofing attacks feitos pelo envio de e-mails nocivos e usando essa “identidade falsificada” têm se tornado muito comuns e podem causar problemas sérios, tanto para as vítimas que foram enganadas, quanto para a empresa cuja identidade foi usada, abalando a confiança que as pessoas tinham nela. E reconstruir a boa imagem de uma empresa não é tarefa fácil.

Por que o spoofing em ataques com e-mails nocivos são tão comuns?

Embora os sistemas digitais estejam em constante desenvolvimento, recebendo melhorias a cada momento, algumas ferramentas são bem antigas e não passaram por tantas mudanças quanto outras desde que foram criadas. O protocolo de envio de e-mails, por exemplo, surgiu no início da década de 80, quando o uso da internet ainda nem havia se difundido entre as populações.

Com o tempo, os e-mails se tornaram amplamente utilizados, e é difícil implementar muitas atualizações nesse sistema sem impactar demais a forma como ele é utilizado. Tendo isso em mente, os hackers costumam investir bastante nesse meio para tentar aplicar golpes usando spoofing attacks.

Foi com uma prática desse tipo que criminosos conseguiram roubar o canal de vários youtubers do mundo todo. As vítimas receberam e-mails de hackers que estavam se passando pela desenvolvedora de jogos Ubisoft.

A mensagem oferecia uma parceria em que o Youtuber divulgaria um jogo novo em seus vídeos. Porém, ao clicarem no link para o suposto jogo, eles acabaram instalando um malware que acessou senhas e outros dados em seus computadores, permitindo que os golpistas obtivessem controle sobre os seus canais.

Como um SMTP pode ajudar a evitar um spoofing attack?

Sofrer um spoofing attack, sendo uma empresa ou o cliente de uma, é sempre problemático. Felizmente existem algumas medidas para evitar esse tipo de crime. E a principal delas é o SMTP.

SMTP significa Protocolo Simplificado de Transferência de Correio. Ele é um servidor que gerencia a transmissão de mensagens enviadas de uma conta de e-mail para outra. Para garantir que uma mensagem seja devidamente enviada e chegue até o seu destino, esses servidores precisam fazer a identificação dos destinatários e remetentes dos e-mails.

E é dessa forma que um SMTP se torna o responsável por garantir que mensagens nocivas e indesejadas, como as de um spoofing attack, não cheguem até a sua caixa de entrada.

Ao receber uma mensagem, o SMTP imediatamente pode identificar se o seu remetente possui um domínio com boa reputação, ou seja, se ele normalmente é aceito na caixa de entrada de outros endereços de e-mail e possuem uma alta taxa de cliques, por exemplo. Mensagens enviadas por domínios com baixa reputação são rejeitadas e mandadas para a caixa de SPAM.

Além disso, protocolos de defesa mais avançados são capazes de identificar se o remetente enviou a mensagem de um IP (que é como um número de identificação de um computador conectado à rede) que não é permitido pelo domínio que ele informou como sendo seu. Dessa forma, eles se tornam ainda mais eficientes em evitar spoofing attacks.

Existem vários tipos de servidores SMTP. Alguns estão disponíveis de forma gratuita, outros podem ser contratados de uma empresa especializada. Se você tiver a possibilidade, considere investir em um servidor pago. Estes possuem protocolos de defesa ainda mais eficientes e funcionalidades que vão lhe conferir maior vantagem.

Usar servidores mais eficientes garantirá muito mais segurança para os seus clientes e, consequentemente, maior credibilidade para a sua empresa.

Por que a solução SMTP da IAGENTE é uma boa alternativa?

A IAGENTE possui uma solução SMTP completa para proteger a sua empresa e os seus clientes contra spoofing attacks. É o IAGENTEsmtp, que oferece segurança e simplicidade, para que você não precise se preocupar com toda a parte técnica. Os servidores possuem uma infraestrutura otimizada e ótima reputação, o que lhe garantirá mais confiabilidade no envio dos seus e-mails.

Além disso, o IAGENTEsmtp é a opção ideal para o envio de e-mails transacionais. Ele fornece um relatório completo para que você acompanhe o fluxo das mensagens que você envia, permitindo que você acesse dados detalhados sobre sua taxa de entrega e de visualização, mensagens que foram recusadas e por que foram recusadas, entre muitas outras informações.

Examinar esses relatórios te ajuda não apenas a conhecer melhor os seus clientes, mas também a identificar potenciais problemas, como indícios de possíveis casos de spoofing attack.

Achou interessante? Então, entre em contato com o nosso time comercial e peça uma proposta agora mesmo. Se preferir agilizar este processo, solicite uma Conta Teste FREEMIUM de até 1.000 e-mails mensais sem nenhum custo.

Filtro avançado

7174feb7-39c8-4994-8fc9-ef76b549873d
impactos_mudancas_google_yahoo
Mudanças nas Políticas do Yahoo e Gmail em 2024 - o que vem pela frente?
Com a recente obrigatoriedade do DMARC para os provedores Gmail e Yahoo, a nossa equipe...
Tendencias de email marketing para 2024 - IAGENTE
A Evolução do E-mail Marketing: Tendências e Inovações para 2024
O e-mail marketing é uma ferramenta fundamental nas estratégias de comunicação de pequenas, médias e...
Vale-a-pena-assinar-o-ChatGPT-Descubra-os-prós-e-contras-do-plano-plus
Vale a pena assinar o ChatGPT? Descubra prós e contras do plano Plus da Inteligência Artificial
O ChatGPT tornou-se um fenômeno da Inteligência Artificial para criação, revisão e resumo de textos,...