Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

o que é smtp: mão segurando uma figura

SMTP: o que é e para o que serve?

Manter o relacionamento direto e transparente com o cliente é um dos principais desafios de qualquer empresa. As pessoas esperam, cada vez mais, serem atendidas com rapidez e eficiência. Quando falamos de transações online, torna-se ainda mais necessário demonstrar agilidade. É aí que entra o SMTP, uma solução que facilita o envio de emails transacionais. Não entendeu nada? Calma, continua a leitura com IAGENTE!

O que é SMTP?

SMTP é a sigla para Simple Mail Transfer Protocol, que pode ser traduzido como protocolo simples de transferência de correio. Esse é um padrão utilizado com eficiência na transferência de emails pela internet. Ele é compatível com as grandes plataformas de email utilizadas atualmente, como o Gmail, o Hotmail e o Outlook. O SMTP é um protocolo de envio, sendo necessário um outro protocolo, como o POP3, para completar a transferência da mensagem eletrônica. Assim, o POP3 — ou outro protocolo com função similar — atua como servidor de entrada e o SMTP atua como servidor de saída.

Para que serve o SMTP?

O SMTP é a solução ideal para o envio de emails transacionais. Este tipo de email serve para enviar respostas automáticas para o cliente para determinadas ações que ele faça no site da empresa. Por exemplo, ao realizar uma compra em uma loja virtual:

“Ola, obrigado por se cadastrar. Receba um cupom de 5% de desconto para aproveitar nossos produtos”.

  • Confirmação de pedido

“Recebemos seu pedido. Porem, so podera ser enviado apos a confirmacao do pagamento”.

  • Confirmação de pagamento

“Seu pagamento foi confirmado. Seu pedido sera enviado em ate 5 dias uteis”.

  • Status de envio

“O produto foi entregue a transportadora. O seu prazo de envio e de ate 5 dias uteis”.

  • Entrega do pedido 

“Oba! Seu pedido foi entregue. O prazo para troca e de ate 30 dias uteis. Aproveite e avalie sua compra em nossa loja”.

Os emails transacionais contribuem para manter um diálogo aberto entre empresa e consumidor. Nesse contexto entra o SMTP, protocolo de transferência que controla o transporte e entrega de mensagens enviadas pela web de forma segura. Nele, é possível potencializar as ações de marketing. Além disso, programar tarefas e respostas automáticas em diferentes sistemas externos.  

O processo de envio de email transacional por SMTP ocorre da mesma maneira que o email normal, nada é diferente. Se houver algum problema e a mensagem não possa ser entregue, o email fica em lista de espera até que seja entregue. Caso demore, a mensagem volta ao remetente. Dentre os seus benefícios de utilizar o SMTP para emails transacionais estão:

  •         Envio rápido de mensagens;
  •         Maneira simples de comunicação;
  •         Segurança ao enviar emails;
  •         Facilidade em enviar mensagens;
  •         Certeza de que a mensagem será entregue.

IAGENTEsmtp: solução SMTP para envio de emails transacionais 

A IAGENTE oferece uma solução de integração de envio de emails, o IAGENTEsmtp. A solução engloba simplicidade e segurança. É indicado para quem quer estreitar a relação com consumidor e potencializar estratégias de marketing digital. Vale destacar que o SMTP para envio de emails transacionais é uma solução diferente do email marketing. O SMTP, como já mencionado, é um produto indicado para envio de mensagens automáticas em resposta a alguma ação realizada.

Confiabilidade, otimização e qualidade no envio de emails automáticos. São esses um dos benefícios oferecidos pelo sistema IAGENTEsmtp. Assim como outras soluções SMTP, o nosso produto também oferece simplicidade de uso e segurança na transferência de mensagens eletrônicas. Os relatórios de emails transacionais do IAGENTEsmtp, mostram quais são as mensagens mais lidas e links mais clicados pelos seus clientes. Dentre os benefícios exclusivos oferecidos estão:

  • Relatórios de emails enviados;
  • Relatórios de emails rejeitados;
  • Relatórios de leitura;
  • Relatórios de cliques;
  • Relatórios de geolocalização.

Agora que você já conhece o protocolo SMTP, que tal começar a utilizar essa solução? Crie sua conta IAGENTEsmtp e envie até 1000 emails grátis por mês. 

testar-iagente-smtp-email-transacional

Filtro avançado

7174feb7-39c8-4994-8fc9-ef76b549873d
impactos_mudancas_google_yahoo
Mudanças nas Políticas do Yahoo e Gmail em 2024 - o que vem pela frente?
Com a recente obrigatoriedade do DMARC para os provedores Gmail e Yahoo, a nossa equipe...
Tendencias de email marketing para 2024 - IAGENTE
A Evolução do E-mail Marketing: Tendências e Inovações para 2024
O e-mail marketing é uma ferramenta fundamental nas estratégias de comunicação de pequenas, médias e...
Vale-a-pena-assinar-o-ChatGPT-Descubra-os-prós-e-contras-do-plano-plus
Vale a pena assinar o ChatGPT? Descubra prós e contras do plano Plus da Inteligência Artificial
O ChatGPT tornou-se um fenômeno da Inteligência Artificial para criação, revisão e resumo de textos,...