SMTP aplicado ao e-commerce: como estimular as vendas por meio do envio automatizado de e-mails

SMTP aplicado ao e-commerce: como estimular as vendas por meio do envio automatizado de e-mails

SMTP aplicado ao e-commerce: como estimular as vendas por meio do envio automatizado de e-mails

Quem atua no e-commerce, sabe: a comunicação via e-mail é a mais importante ação de relacionamento nessa modalidade de negócio. Como as etapas de pesquisa, comparação de preços e de compra ocorrem exclusivamente pela web, o e-mail é a comunicação mais efetiva e assertiva de ser usada. Se bem feita, pode ajudar a fidelizar clientes e a criar uma relação mais próxima com a audiência. O resultado?Boas oportunidades de vendas, é claro.

O envio de e-mail transacional, também chamado de SMTP, é uma das formas de manter essa comunicação ativa e bem dirigida. O SMTP permite que todo o processo de relacionamento com atuais e potenciais clientes seja feito de forma automatizada pelas lojas virtuais. O que isso quer dizer? Que após a realização de alguma ação feita pelo usuário, esse será impactado pelo recebimento de um (ou mais) e-mails gerados automaticamente. Mas daí vem a pergunta: em que tipo de ação o SMTP é recomendado? A gente dá alguns exemplos:

Após um cadastro: faça um envio de agradecimento (que pode ser personalizado), como: Oi, Rafael =) Obrigado por se cadastrar em nossa loja. A partir de agora você receberá promoções exclusivas e ficará por dentro de todas as nossas novidades. Lembre-se: esse e-mail é o primeiro passo para você construir uma relação sólida com o consumidor. Capriche no texto e não pule jamais essa etapa.

Em casos de abandono de carrinho: faça o envio de um e-mail para lembrar o cliente de que os produtos dele permanecem lá aguardando a finalização da compra em até 2 dias(como sugestão). Essa é uma estratégia de excelente retorno para o e-commerce, pois é o tipo de comunicação que instiga o consumidor a rever o que planejava comprar, contribuindo para que ele retome o interesse pelos produtos que selecionou.

Ofertas exclusivas, de acordo com a compra feita pelo consumidor: se um cliente comprou uma TV 40 polegadas, que tal fazer um disparo automático depois de 7 dias, oferecendo um Home Theater com 10% de desconto?E, se for na mesma cidade, que tal oferecer frete grátis? Ou um cupom de desconto para a compra de produtos da mesma marca? Conceda vantagens a quem acabou de se tornar cliente. Estimule a recompra!

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