SMTP: A tecnologia mais confiável para envio de e-mails através de sistemas.

SMTP: A tecnologia mais confiável para envio de e-mails através de sistemas.

SMTP: A tecnologia mais confiável para envio de e-mails através de sistemas.

O Simple Mail Transfer Protocol, ou Servidor SMTP, é basicamente um computador que funciona como um protocolo de transferência de e-mail, ou seja, ele recebe os e-mails enviados pela sua empresa e encaminha para os destinatários certos, sem depender de aplicativos, aplicações na nuvem ou terceiros. O seu sistema de entregas é similar ao dos Correios, por exemplo, onde o carteiro pega a sua encomenda e a deixa, de modo seguro, no destinatário designado por você.

Do mesmo modo que a carta entregue pelo carteiro precisa cumprir algumas regras, os e-mails que entram na plataforma SMTP também precisam passar por um protocolo do servidor, que vai desde o botão de envio até a abertura deste e-mail por parte do receptor.

Vamos falar um pouco mais sobre os benefícios dessa plataforma e o que ela pode trazer de novo para o mercado? Acompanhe com a gente.

 

COMO O SMTP FUNCIONA

O servidor SMTP trabalha durante todo o processo de envio de um e-mail, desde a sua escrita até a sua abertura na caixa de entrada do destinatário. Quando o remetente está formulando a mensagem, todas as informações referentes ao e-mail passam a fazer parte desse servidor SMTP, que padroniza o conteúdo desse e-mail de acordo com os protocolos de transferência e, por fim, o encaminha. 

Esses dados são organizados, colocados em malotes conforme os seus destinos e são enviados para pontos de controle, na maioria das vezes servidores POP/IMAP, que são responsáveis por realizar a entrega final.

Podemos fazer uma analogia e comparar o sistema SMTP com a mecânica de um carro, por exemplo, que é a responsável por fazer o veículo andar, se manter ligado e rodando. O design do e-mail e a parte criativa seriam os bancos do carro, sistema de som e outros opcionais. Portanto, um servidor SMTP de qualidade é capaz de fazer os e-mails transacionais de uma empresa chegarem ao seu destino final com segurança, qualidade e eficácia.

 

TECNOLOGIA CONFIÁVEL PARA E-MAILS TRANSACIONAIS

As empresas geralmente utilizam o sistema SMTP para envio de e-mails transacionais, ou seja, um e-mail que é enviado ao cliente para posiciconá-lo sobre algo que interessa a ele, como confirmação de compras, lembretes de senha, tokens de acesso, alertas, cobranças, pagamentos, envio de produtos, etc. O SMTP não é usado para disparos de e-mail marketing.

 

IAGENTEsmtp

Se você precisa enviar e-mails transacionais, conheça os diferenciais da plataforma IAGENTEsmtp, que traz recursos para otimizar o envio de e-mails e aprimorar a comunicação da sua empresa com seus clientes. 

 

 

  • Criação de subcontas: sua conta pode ser customizada da melhor maneira para atender suas necessidades; 

 

  • Múltiplos domínios dentro de uma única conta: assim você garante todas as autenticações necessárias e melhora a entrega de seus envios;
  • Drag and Drop (editor arrasta e solta): facilita e agiliza o trabalho do seu time ao planejar e criar os e-mails;
  • Uso de IPs dedicados: desta forma sua empresa não compartilha a reputação dos envios com outros clientes. O recurso é indicado para empresas que buscam máxima qualidade na entrega.

 

 

 

Agora ficou mais fácil de entender como um servidor SMTP funciona, não é mesmo? Lembre-se de que antes de escolher sua plataforma ideal, é preciso analisar o volume de envios e recebimentos de e-mails que sua empresa tem e considerar a sua viabilidade.

 

Quer saber mais sobre temas que podem mudar a forma como seu time capta e qualifica dados? Conheça a IAGENTE.

Powered by Rock Convert

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.



Assine nossa newsletter.





Posts mais vistos