Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

SMS marketing versus SMS corporativo: entenda as diferenças!

Você sabia que é possível enviar mensagens de SMS para o seu público e aumentar seus resultados de vendas e engajamento através do celular? Este é um recurso perfeito para você se relacionar com os seus clientes e obter uma comunicação eficaz, divulgando seus serviços ou produtos e aumentando vendas.

Mas para que a estratégia traga resultados, primeiro é necessário entender qual a diferença entre os variados tipos de ações com SMS que sua empresa pode planejar. No conteúdo de hoje vamos falar sobre o SMS marketing e o SMS corporativo, mostrando as diferenças entre eles e os benefícios de cada tipo de ação. Confira!

A diferença entre SMS Marketing e SMS Corporativo

Até bem pouco tempo atrás, as empresas do mercado de SMS optavam por comercializar somente o serviço de SMS corporativo, uma vez que o SMS marketing ainda não tinha a aprovação por parte da Anatel. Há bem pouco tempo, no entanto, as empresas tiveram a permissão de realizar envios de mensagens promocionais utilizando um canal homologado pela própria Anatel, que continua mantendo um rígido controle de ambos os usos.

Antes de pensar em como você pode inserir o SMS nas ações de comunicação e marketing da sua empresa, é interesse entender exatamente qual a diferença entre as rotas.

O SMS Marketing

O SMS marketing é focado em mensagens para fins comerciais, ideais para promoções e propaganda. Para que você entenda, expressões chamadas de Calls To Actions, como “aproveite”, “não perca”, “imperdível”, entre outras, são bastante utilizadas e permitidas neste canal. Nas mensagens comerciais, a quantidade de caracteres permitida é de 140 (menor do que o perfil corporativo, que é de 160). Este padrão se deve ao fato de que, por obrigatoriedade das operadoras, todas as mensagens precisam apresentar uma frase específica, caso a pessoa queria se descadastrar: “Resp SAIR p/ parar”. Essa opção de descadastro é necessária para que as empresas não continuem enviando mensagens sem a permissão de sua audiência.

Em resumo, a ideia do SMS marketing é oferecer produtos e serviços através de mensagens de divulgação ou promocionais.

O SMS Corporativo

Já o SMS corporativo deve ser utilizado somente para fins operacionais ou de comunicação entre uma empresa e seus clientes. Podemos citar como exemplo: avisos de consulta, confirmação de agendamentos ou reuniões, envios de senhas e códigos, alteração de metas, mensagens de comunicação interna para funcionários de uma empresa, extratos, monitoramento de entregas, entre outros similares. O envio é rápido, profissional e eficiente e o tamanho das mensagens, como especificado no tópico anterior, é de 160 caracteres, uma vez que a frase de descadastramento não é obrigatória nesse caso.

Em suma, o SMS corporativo não é usado para fins comerciais, mas sim para agilizar processos e otimizar a comunicações entre a empresa e seus diversos públicos.

Qual tipo de SMS devo contratar para a minha empresa?

Para achar a resposta para essa pergunta, cabe a você analisar qual a sua maior necessidade e procurar perceber o que cada tipo de ação pode trazer como resultado. Se sua necessidade primordial nesse momento é aumentar as vendas por meio de ações de publicidade, o SMS marketing pode ser a ferramenta ideal. No entanto, se seu objetivo é melhorar a comunicação entre sua empresa e algum público específico (funcionários, clientes, fornecedores, etc), o SMS corporativo é o que você precisa.

É importante destacar, no entanto, que nada impede que sua empresa utilize os dois tipos simultaneamente, cada um com um objetivo e parte de uma estratégia específica. É possível, por exemplo, possuir 2 contas distintas: uma exclusiva para promoção (SMS marketing) e outra para otimizar a comunicação operacional (SMS corporativo) .

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre qual dessas soluções é a mais indicada para a sua empresa, entre em contato com nosso time de especialistas que atenderemos o mais rápido possível!

Filtro avançado

7174feb7-39c8-4994-8fc9-ef76b549873d
modulo_pesquisas_IAGENTE_mail
Desbloqueie Novas Oportunidades de Engajamento com o IAGENTEmail através do novo MÓDULO DE PESQUISAS
Após muito estudo e dedicação, é com muita alegria que compartilhamos uma novidade que vai...
impactos_mudancas_google_yahoo
Mudanças nas Políticas do Yahoo e Gmail em 2024 - o que vem pela frente?
Com a recente obrigatoriedade do DMARC para os provedores Gmail e Yahoo, a nossa equipe...
Tendencias de email marketing para 2024 - IAGENTE
A Evolução do E-mail Marketing: Tendências e Inovações para 2024
O e-mail marketing é uma ferramenta fundamental nas estratégias de comunicação de pequenas, médias e...