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Segurança de e-mail corporativo com SMTP

Segurança de e-mail corporativo com SMTP

O uso de e-mail corporativo traz uma série de vantagens para quem o adota, como o controle sobre a circulação das informações da empresa, criação de agendas comuns e compartilhadas com os colaboradores e a utilização do domínio personalizado no endereço de e-mail dos funcionários (@empresa). Além disso, há um maior controle de informações, com possibilidade de direcionamento de ações. O que não se deve deixar de levar em consideração, no entanto, são os cuidados com o uso desse sistema, bem como a responsabilidade sobre o conteúdo compartilhado – interna e externamente. 

Para que os e-mails da sua empresa sejam enviados com a máxima segurança, existe uma série de protocolos a serem seguidos. Entender o funcionamento da transferência de mensagens e qual a melhor opção para o seu negócio é parte essencial de uma estratégia profissional. E pode fazer toda a diferença para você, seus colaboradores e seus clientes.

O que é SMTP?

A sigla vem do inglês Simple Mail Transfer Protocol e designa exatamente um protocolo simples de transferência de mensagem. Ou seja, trata-se de um conjunto de regras e padrões para que um e-mail seja enviado e recebido, através de softwares específicos necessários a essa ação – neste caso, um provedor e um servidor (SMTP). 

De que maneira o ele funciona?

É muito comum associar as funções do SMTP ao serviço de entrega de correspondências físicas: a função do protocolo é similar à dos Correios, que recebe as cartas, realiza a separação por destinos e a distribui através dos carteiros. Um servidor SMTP é o intermediador entre as mensagens enviadas e recebidas de uma conta de e-mail, realizando o trabalho de identificar destinatários e remetentes (comunicando-se com outros servidores SMTP) e garantido a entrega e o recebimento dos e-mails. 

Confira esse artigo que fala tudo sobre SMTP.

Como escolher um servidor SMTP?

Existem versões pagas e versões gratuitas do serviço e é importante realizar uma boa pesquisa antes de optar por qualquer uma delas. Vale sempre ressaltar que os serviços contratados costumam oferecer vantagens que as opções free não garantem, como alta capacidade de envios diários e a certificação de entrega.

Além disso, as versões pagas contam com um leque mais amplo para proteção de sua conta de e-mail corporativo, além de serviços exclusivos e personalizados, com foco no seu negócio. 

Quais são as ameaças à minha conta de e-mail corporativo?

Os e-mails corporativos tende a ser uma porta de entrada para hackers, que podem trazer prejuízos não apenas aos seus negócios, mas também aos seus clientes. Sem um protocolo de segurança, como SMTP, um invasor tem condições de extrair dados confidenciais a partir de qualquer endereço eletrônico da sua empresa. Além de acessar informações particulares, é possível chegar às bases de dados de clientes e acessar números de contas bancárias, cartões de créditos, entre outros. 

Proteção com SMTP

Garantir a segurança da sua conta de e-mail corporativa, além de ser uma maneira de preservar a sua empresa, é um gesto de responsabilidade com seus colaboradores e clientes. Além disso, também é possível garantir maior produtividade e assertividade nos negócios online. Descubra agora como:

– Redução na quantidade de SPAMs: a contratação de um serviço SMTP tem como uma de suas funções o controle de mensagens que não foram solicitadas – os famosos SPAMs. Nem sempre o objetivo desses e-mails é a simples venda de algum produto e serviço: muitas mensagens têm como principal meta a aplicação de golpes digitais e, ao barrar que esse tipo de mensagem entre na sua caixa de mensagens corporativa, os riscos de algum colaborador clicar em algo que não deveria são bem menores. 

 

– Detectar phishing: essa é uma outra tentativa de obter informações confidenciais nos meios digitais. Geralmente são mensagens que chegam através de e-mails falsos (que se parecem muito com os de órgãos oficiais ou de instituições com as quais você ou seus colaboradores se relacionam e direcionam para uma página “clonada” dessa instituição). Por ser mais difícil de detectar do que o SPAM, exige que os filtros dos servidores sejam mais rigorosos – é aí que entra a contribuição do SMTP

 

– Impedir ataques direcionados: uma prática que tem preocupado o ambiente de e-mail corporativo são os ataques direcionados (ou dirigidos). Isso acontece quando uma há uma série de tentativas de invasão, de maneira simultânea, a fim de infectar a rede de uma empresa específica. Com SMTP é possível localizar e barrar esse tipo de ação fraudulenta e reforçar a segurança em pontos considerados frágeis no ambiente digital. 

 

– Identificar malwares: também enviados através de e-mails, são partes de softwares criadas por hackers com intenção de danificar computadores ou dispositivos móveis. O objetivo, como nos demais casos, é adquirir dados confidenciais e efetuar fraudes. São popularmente conhecidos como vírus, mas existem versões bastante sofisticadas e que exigem um bom trabalho de segurança por parte do servidor SMTP

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