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Segmentação de E-mail marketing: como atingir maior efetividade em suas campanhas?

A maneira mais certeira de atingir seus públicos de interesse é enviando a mensagem certa para o público certo. Uma campanha de e-mail marketing bem planejada, alinhando os objetivos da marca aos dos consumidores, auxilia no processo de solidificação do relacionamento entre marca e clientes. Para que isso ocorra, a segmentação de e-mail marketing é essencial.

O que é a segmentação de e-mails?

Segmentar campanhas de e-mail marketing é entender a necessidade e particularidades de um grupo de clientes e direcionar sua comunicação para este público em específico. A chance de gerar resultados é muito maior, pois além de falar a linguagem deste perfil de público, você otimiza o tempo e dinheiro (envia somente para alguns e não para toda sua base).

Porque praticar?

Com campanhas segmentadas, a quantidade de e-mails disparada é menor, a taxa de conversão, geralmente, é sempre maior e o índice de descadastro é mínimo. Isso porque o público atingido tem interesse no conteúdo encaminhado: é como dizer a coisa certa, para a pessoa certa na hora certa, simples! Outra vantagem do envio segmentado é evitar que você encaminhe mensagens que não condizem com os interesses dos clientes, consequentemente evitando que ele se descadastre de sua lista.

Quer entender melhor?

Separamos algumas etapas importantes para a segmentação de e-mail marketing 😉

Confira abaixo:

Definição dos objetivos e planejamento:

Antes de sair segmentando, é importante que todos os objetivos da campanha sejam definidos, alinhados e a campanha previamente planejada. Se os objetivos e o planejamento estiverem claros e consistentes, sua campanha terá mais resultado, tanto na escolha do público-alvo, quanto na forma de abordagem e linguagem utilizada.

Dados sobre sua base de contatos:

Se você não tiver informações sobre o seu cliente é impossível fazer uma campanha de e-mail segmentada. Os dados de perfil como, idade, sexo, ocupação, cargo dele na empresa, nível educacional, histórico de compras, de navegação, são apenas alguns exemplos de informações que você precisa ter. Confira algumas dicas de como capturar mais dados de seus clientes:

  • Crie uma landing page, oferecendo um conteúdo relevante;
  • Utilize o módulo de pesquisa do IAGENTEmail;
  • Realize uma força tarefa com sua equipe e ligue individualmente para cada contato;
  • Crie posts em redes sociais para atrair novos leads e atualizar cadastros antigos;
  • Você pode importar a lista de e-mails no Facebook e criar uma campanha patrocinada para essa lista.

Lembre-se, quanto mais dados, maiores as chances de criar campanhas criativas e bem direcionadas.

Ferramenta de envios:

Segmentar uma campanha pode se tornar trabalhoso caso você não tenha uma ferramenta adequada. Existe o trabalho de planejar, criar material, segmentar, enviar e analisar. Opte por uma ferramenta que lhe auxilie de forma mais completa nesse processo, assim você evita que informações se percam no meio do caminho. Veja se o software que utiliza em sua empresa fornece informações sobre abertura, clique, descadastros, bounces, assim você pode medir a efetividade de sua campanha.

Se você ainda não adotou a segmentação e tem medo de fazer algo errado, ou acha complicado, saiba que não existe uma receita pronta para iniciar, tudo depende de sua estratégia e das informações sobre os seus leads. Uma dica que lhe damos é analisar os dados que possui sobre seus clientes e prospects: nome, cidade, faixa etária, cliques, e histórico de compra são exemplos de informações que se pode utilizar. Dessa forma é possível pensar em quais ações essas informações podem se encaixar. E não esqueça de manter seu mailing higienizado!

Já trabalha com a segmentação de e-mail marketing e obteve um bom resultado? Têm dúvidas de como segmentar de maneira correta? Compartilha com a gente suas experiências sobre esse assunto, e deixe suas dúvidas nos comentários 😉 Até a próxima!

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