Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

Rolebased: figura de uma bomba

Rolebased: o terror do email marketing

Enviar email marketing para emails de departamento (rolebased) é uma péssima ideia! Essa prática aumenta as chances de sua empresa ser marcada como SPAM, o que prejudica a sua reputação e pode afetar todos os seus próximos envios. Calma, não entendeu nada? A IAGENTE te explica!

O que são emails de departamento?

Também chamados de Rolebased, os emails de departamento são exatamente o que o nome propõe: endereços criados especialmente para um setor da empresa, ao invés de um colaborador específico. É o caso dos setores comercial, financeiro, gerência, marketing, RH, entre outros, que resultam em emails como comercial@iagente.com.br, financeiro@iagente.com.br, etc. 

Estes emails são muito utilizados pelas empresas para facilitar a sua organização e comunicação. Geralmente, são configurados para que um grupo de pessoas receba todas as mensagens que são enviadas para este email.  

 

Por que não devo enviar email marketing para emails de departamento?

O uso de emails de departamento em seu mailing pode trazer muitos prejuízos à sua reputação e entrega. Como falamos há pouco, esses emails são administrados por um setor, e não por um colaborador. Isso significa que enviar email marketing para estes endereços aumenta as suas chances de ser marcado como SPAM. Como assim?

Vamos supor que alguém do departamento Financeiro se interessou pela sua empresa. Porém, outras 5 pessoas operam essa caixa de entrada e não sabem que essa primeira pessoa se cadastrou em seu mailing. Pronto, está plantada a bomba! Você tem 5 chances de ser marcado como SPAM a cada envio que faz para esse endereço.

Além disso, por serem comuns entre as empresas, os emails de departamento são facilmente encontrados e muito usados por spammers. Endereços como contato@, financeiro@ e gerencia@ são bombardeados diariamente por mensagens, spam e tentativas de golpe. É fácil ser confundido com eles se você não for conhecido por todas as pessoas que acessam aquela caixa de entrada.

 

Limitação do IAGENTEmail

O IAGENTEmail já faz uma filtragem para que estes tipos de email não sejam importados. No entanto, alguns departamentos podem não estar em nosso filtro e acabam sendo importados. Por isso é muito importante que você faça uma limpeza na sua base e se livre desses emails rolebased.

 

Tenho muitos emails de departamento. E agora?

A maneira mais eficiente de diminuir o número de emails deste tipo de sua base, é através de uma atualização dos dados de seus contatos. Tente se comunicar com estas pessoas para solicitar um outro email para cadastro. Você pode enviar um novo formulário, uma mensagem de seu próprio endereço de email (não o mesmo que utiliza para enviar email marketing) ou, até mesmo, ligar.

Realizar uma higienização da lista de emails periódica é fundamental para garantir que seus emails continuem sendo entregues. O IAGENTEmail possui um algoritmo que analisa diversos dados, inclusive de engajamento, para facilitar a sua limpeza da base. Bora conhecer nossa ferramenta?

 

teste gratis iagente mail

Filtro avançado

7174feb7-39c8-4994-8fc9-ef76b549873d
modulo_pesquisas_IAGENTE_mail
Desbloqueie Novas Oportunidades de Engajamento com o IAGENTEmail através do novo MÓDULO DE PESQUISAS
Após muito estudo e dedicação, é com muita alegria que compartilhamos uma novidade que vai...
impactos_mudancas_google_yahoo
Mudanças nas Políticas do Yahoo e Gmail em 2024 - o que vem pela frente?
Com a recente obrigatoriedade do DMARC para os provedores Gmail e Yahoo, a nossa equipe...
Tendencias de email marketing para 2024 - IAGENTE
A Evolução do E-mail Marketing: Tendências e Inovações para 2024
O e-mail marketing é uma ferramenta fundamental nas estratégias de comunicação de pequenas, médias e...