ROI: o que é, qual a importância e como calcular

ROI: o que é, qual a importância e como calcular

ROI: o que é, qual a importância e como calcular

Não há como medir o sucesso das suas campanhas sem o ROI (return on investiment, traduzido, retorno sobre o investimento). Essa pequena palavra tem grande relevância quando o assunto é estratégia digital efetiva. Ponto determinante para um bom resultado nas suas campanhas, o ROI avalia os ganhos e prejuízos nos investimentos feitos pela empresa. 

É com o ele que você sabe quais investimentos valem a pena, quais funcionaram e quais precisam melhorar. Até porque, ninguém quer investir em uma campanha que não rende lucro, não é mesmo? Mas calma, fazer o cálculo na verdade é bem simples. Por isso, atenção máxima às dicas que a IAGENTE separou! 😉

Afinal, qual a importância do ROI? 

Agora que você já sabe o que é o ROI, é necessário entender sua importância. Digamos, por exemplo, que você investiu em mídia paga no Linkedin e Instagram.  Você aplicou determinado valor para impulsionar seus anúncios nas plataformas, mas como saber os lucros gerados por essa ação? É justamente essa dúvida que o ROI responde. 

Ao utilizar essa métrica, você tem como saber qual ação de fato foi efetiva. Percebeu como o ROI é importante para sua estratégia? Então, vamos ao cálculo no próximo tópico.

Como calcular o ROI

O ROI é extremamente importante, é com ele que você acompanha o lucro ou prejuízo em cada investimento. Sejam eles em redes sociais, SMS, email marketing, etc. Calcular o ROI é simples, e com o resultado você tem noção se o retorno da sua campanha foi positivo ou negativo. Agora atenção máxima, papel e caneta na mão! A fórmula é a seguinte:

Receita – custo

_________________  x 100 = ROI

       Custo

 O resultado do cálculo, nada mais é que a taxa de retorno do investimento realizado. É importante destacar que nos custos entra o que foi gasto, seja financeiramente ou o tempo dedicado. Nesses gastos podem ser incluídos, por exemplo, despesas com funcionários, treinamentos, etc. Ou seja, o gasto ao todo do projeto. 

O que é a receita e o custo do ROI?

Pode parecer simples, mas é necessário cuidado para que não tenha confusão. A receita é o valor que entra no caixa pela ação de marketing executada. Uma campanha promovida pela sua empresa no Instagram, por exemplo, gerou R$ 1.000 em vendas, essa é a receita do seu ROI.  

No entanto, sua campanha deve ter tido um custo, não é mesmo? Utilizando o mesmo exemplo anterior, para obter os R$ 1.000 em receita, você precisou investir uma certa quantia de dinheiro na sua campanha, certo? Essa quantia é o custo do ROI. Agora que você entendeu a fórmula, nada como um exemplo prático. 

Se você possui uma loja de camisetas e teve um custo da campanha (incluindo peças e na plataforma) de R$ 2.000,00 e sua receita foi de R$ 5.000, ao aplicar a fórmula do ROI, temos: 

ROI = (R$5.000,00 – R$ 2.000,00) / R$ 2.000,00 = 1,5

ROI = 1,5 x 100

ROI = 150%

Por fim, a loja de camisetas obteve retorno, pois cada R$ 1,00 real investido na campanha trouxe o valor de R$ 1,50.

Por meio dessas dicas é possível obter um panorama geral dos seus investimentos, ganhos e perdas e assim melhorar suas estratégias. Caso queira saber mais dicas estratégicas para melhorar suas vendas, nosso blog está repleto de posts que podem te ajudar. Até a próxima! 🙂 

 

 

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