Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

Qual é o melhor horário para enviar e-mail marketing?

É inegável que o e-mail marketing é uma estratégia fundamental para retenção de clientes e conversão. Com o e-mail marketing você não apenas conquista novas vendas, mas também gera novos Leads, cria relacionamentos, melhora o SEO do seu site, gera mais tráfego e fortalecendo a presença digital da sua marca.

Para obter melhores resultados com o e-mail marketing é necessário que a empresa tenha estratégias assertivas: um bom conteúdo, segmentação de público, layout atrativo, títulos interessantes, assunto sedutor etc. E uma das estratégias mais importantes que aumenta a taxa de abertura do e-mail marketing é o horário de envio.

O horário pode determinar a abertura ou não do seu e-mail. Isso por que certamente haverá concorrência de e-mails na caixa de entrada de seu cliente, além de também depender muito dos hábitos e da frequência com ele confere seu inbox. Portanto, é importante aliar os dados do horário nobre da internet brasileira com os hábitos do seu público-alvo.

Horário nobre da internet brasileira

A Hi-Midia e a M.Sense produziram uma pesquisa com a finalidade de determinar qual é o horário nobre da internet brasileira. Esta pesquisa traz muitos dados interessantes sobre os horários de leitura de e-mails que irão ajudá-lo a pensar em uma estratégia assertiva para a sua campanha.

Usuários de PC

Durante a semana, o horário nobre é a noite, entre as 19h e 22h. Este é o horário em que as pessoas chegam em casa e costumam navegar na internet. Os usuários costumam usar 35% deste tempo lendo e enviando e-mails. Nos finais de semana, o horário nobre é durante a tarde, entre as 14h e 17h. Durante este horário, os usuários costumam dedicar 28% do seu tempo na leitura e envio de e-mails.

Usuários de dispositivos móveis

Durante o dia inteiro os usuários costumam acessar seus dispositivos para realizar atividades rotineiras (como ler e-mails, por exemplo). Nos finais de semana, os maiores acessos são realizados durante a tarde e noite. No entanto, a leitura de e-mails é forte durante a manhã (9h) e apresenta picos elevados entre às 19h e 22h.

A melhor estratégia é pensar e testar

Agora vamos apresentar a melhor estratégia para definir o horário para o envio de e-mail: pensar. Isso por que os dados de acesso da internet brasileira são ótimos para nos ajudar a pensar estratégias, mas o que de fato vai definir o melhor horário é refletir sobre os hábitos do seu público-alvo e testar os horários de envio. Para traçar a sua estratégia, responda às seguintes perguntas:

  • Seu público trabalha conectado na internet?
  • Qual é a profissão de seu público?
  • Que tipo de conteúdo seu cliente deseja receber (ofertas, posts etc.)?
  • O que seu público costuma consumir na internet?
  • Quais são os horários de intervalo de seu público?

Ao responder estas perguntas você já terá uma boa ideia de como cativar o seu público-alvo. Além disso, é importante testar e verificar em quais horários o seu e-mail obtém as maiores taxas de abertura. A IAGENTE fornece uma ferramenta que traz todos estes dados para você conseguir verificar com precisão o horário de abertura, os cliques efetuados e o tempo em que o usuário esteve envolvido nesta tarefa. Assim, você consegue maior efetividade com o e-mail marketing.

E-mail marketing é uma ferramenta poderosa para atrair e reter clientes. Conseguir definir um bom horário de envio de e-mail pode significar maior chance de vendas.

Você já usa e-mail marketing na sua empresa? Conte para a gente sua experiência nos comentário abaixo e aproveite para conhecer nossa solução de e-mail marketing e obtenha mais resultados.

Filtro avançado

7174feb7-39c8-4994-8fc9-ef76b549873d
modulo_pesquisas_IAGENTE_mail
Desbloqueie Novas Oportunidades de Engajamento com o IAGENTEmail através do novo MÓDULO DE PESQUISAS
Após muito estudo e dedicação, é com muita alegria que compartilhamos uma novidade que vai...
impactos_mudancas_google_yahoo
Mudanças nas Políticas do Yahoo e Gmail em 2024 - o que vem pela frente?
Com a recente obrigatoriedade do DMARC para os provedores Gmail e Yahoo, a nossa equipe...
Tendencias de email marketing para 2024 - IAGENTE
A Evolução do E-mail Marketing: Tendências e Inovações para 2024
O e-mail marketing é uma ferramenta fundamental nas estratégias de comunicação de pequenas, médias e...