Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

Qual deve ser o tamanho da mensagem para SMS? (+ dicas para encurtá-la)

O SMS tem ganhado relevância entre as estratégias digitais usadas pela empresas para estreitar o relacionamento com atuais e potenciais clientes. Pode-se dizer que o SMS tem funcionado como estratégia curinga para diversificar os pontos de contato com o cliente, que na grande maioria das vezes ocorrem através de e-mail, redes sociais e buscas no Google.

Com as campanhas de SMS, o contato acontece por meio do celular, dispositivo móvel que está sempre nas mãos de usuários com potencial para comprar produtos ou contratar serviços. O impacto das mensagens de celular pode ser o pulo que faltava para empresas que apostam as fichas unicamente no marketing digital, e não exploram (ou exploram pouco) a comunicação via SMS.

Um dos desafios para empresas que investem em campanhas de SMS está num detalhe técnico, mas que requer total atenção na hora de pensar no conteúdo que será enviado ao usuário: a limitação no número de caracteres da mensagem.

A gente concorda que redigir um SMS com o limite de 160 caracteres é um desafio e tanto. Para ajudar nesse processo, toma nota de algumas dicas rápidas e certeiras para encurtar os textos e fazer sucesso junto ao prospect:

– Use links encurtados

Caso queira enviar algum link clicável junto à mensagem, faça uso dos encurtadores de links para diminuir o tamanho do texto. Links longos tomam muito espaço na mensagem. Dois bons encurtadores de links que podem ser utilizados são o Goo.gl e o Bit.ly.

– Vá direto ao ponto

Apesar de o storytelling estar em alta na publicidade, contar histórias não cabe em um espaço tão limitado de caracteres como o SMS. Procure ser objetivo e criativo sem dar muitos “rodeios” para dar seu recado e passar sua mensagem.

– Evite palavras com acento

Palavras acentuadas aparecem de forma desconfigurada na mensagem. Para evitar que isso ocorra, a dica é substituir a palavra acentuada por sinônimos ou então escrever as palavras sem acentuação. Na medida do possível, use a primeira dica, porque a supressão do acento pode ser vista pelo destinatário como erro de grafia ou ter outra conotação.

– Use abreviações

Algumas abreviações mais conhecidas podem ser usadas com moderação. Avalie bem antes de usá-las, assim você evita expressões que possam causar estranhamento ou dificuldades de interpretação ao destinatário. Alguns exemplos que podem ser usados: adicionar vira add”; Mensagem viramsg”; Quando vira qdo”; e Muito viramto”.

Agora é sua vez! Vá além da abordagem comercial. Alimente o relacionamento com o consumidor. Envie conteúdos relevantes e acerte na estratégia.

Filtro avançado

7174feb7-39c8-4994-8fc9-ef76b549873d
impactos_mudancas_google_yahoo
Mudanças nas Políticas do Yahoo e Gmail em 2024 - o que vem pela frente?
Com a recente obrigatoriedade do DMARC para os provedores Gmail e Yahoo, a nossa equipe...
Tendencias de email marketing para 2024 - IAGENTE
A Evolução do E-mail Marketing: Tendências e Inovações para 2024
O e-mail marketing é uma ferramenta fundamental nas estratégias de comunicação de pequenas, médias e...
Vale-a-pena-assinar-o-ChatGPT-Descubra-os-prós-e-contras-do-plano-plus
Vale a pena assinar o ChatGPT? Descubra prós e contras do plano Plus da Inteligência Artificial
O ChatGPT tornou-se um fenômeno da Inteligência Artificial para criação, revisão e resumo de textos,...