Principais tendências no Marketing Digital para 2024.

Entender as tendências de Marketing Digital para 2024 é fundamental para profissionais da área que buscam aumentar a sua performance em aquisição de leads, branding e vendas. Pensando nisso, separamos neste artigo as principais tendências do mercado!
Quer saber como aproveitar cada uma das tendências de Marketing Digital para 2024 da melhor forma? Então continue a leitura e descubra quais mudanças implementar no próximo ano em seu negócio!
Tendências do Marketing Digital para 2024
O mercado de Marketing Digital está em constantes transformações.
São inúmeras as evoluções diárias do setor, que vão desde novas plataformas de interação, ferramentas de edição de vídeos, fotos ou textos, até algoritmos que transformam-se com alta frequência.
Pensando nisso, os profissionais da área precisam manter-se atualizados, estudar diferentes cenários e prever estratégias para diferentes ocasiões. Para te ajudar nesta jornada, separamos 3 tendências no Marketing Digital para 2024 que você deve olhar desde já. Confira mais sobre isso nos tópicos abaixo!
Redes sociais
As Redes Sociais estão entre as principais plataformas para desenvolvimento de estratégias de Marketing Digital.
Mesmo que já sejam consolidadas no mercado e ofereçam soluções de conhecimento popular aos usuários das plataformas, as redes sociais apresentarão algumas inovações no próximo ano, que vão ditar a forma que seu público consumirá os conteúdos.
As principais tendências no Marketing Digital para 2024, especificamente para redes sociais, são:
- Vídeos curtos: altamente compartilháveis e geradores de engajamento, os vídeos curtos continuarão sendo uma das principais tendências de Marketing Digital para 2024;
- Valorização do UGC (User Generated Content): o User Generated Content, ou conteúdo gerado por usuário, tende a tornar-se cada vez mais popular. Isso porque as pessoas preferem comprar de pessoas que consumiram os produtos do que de influenciadores. Segundo pesquisa feita pela EnTribe, 86% dos consumidores de redes sociais dizem confiar mais em propagandas de UGCs do que de influenciadores;
- Priorização na segurança de dados: usuários de redes sociais têm se preocupado com a segurança de seus dados. Além disso, a maioria deles revela desconfiar das plataformas usadas. Pesquisa feita pelo jornal americano Washington Post revela que 72% das pessoas não confiam no Facebook para administrar seus dados pessoais.
Inteligência Artificial avançada
Inteligências Artificiais foram um dos principais assuntos discutidos em 2023, dando pautas para discussões como produção de conteúdo robotizada, segurança digital e direito de imagem.
A popularização da IA foi um grande avanço no mercado de Marketing Digital e a utilização de Inteligência Artificial avançada como tendência de marketing digital para 2024 promete revolucionar a forma como as empresas se relacionam com os consumidores e conduzem suas estratégias.
As principais evoluções na IA esperadas para 2024 como ferramenta de Marketing Digital são:
- Personalização de conteúdo;
- Automação de Marketing;
- Chatbots mais humanizados;
- Conteúdo gerado por IA mais eficiente;
- Otimização SEO;
- Experiências de Realidade Aumentada (RA).
E-mails transacionais
Os e-mails transacionais, que são mensagens automáticas enviadas após uma transação – por isso o nome “transacional” – estão se tornando cada vez mais importantes como parte das estratégias de Marketing Digital.
Em 2024, podemos esperar as seguintes tendências relacionadas aos e-mails transacionais:
- Personalização Avançada: os e-mails transacionais serão altamente personalizáveis, incluindo informações relevantes com base no comportamento do usuário. Isso aumentará a relevância das mensagens e a probabilidade de conversão;
- Cross-Selling e Up-Selling: os e-mails transacionais não serão mais apenas para confirmar compras ou ações do usuário, mas também para sugerir produtos ou serviços relacionados (cross-selling) e upgrades (up-selling) com base no histórico de compras e comportamento;
- Feedback e Avaliações: as empresas solicitarão feedback dos clientes por meio de e-mails transacionais, como pós-compra. Isso ajudará a melhorar a experiência do cliente e a construir a confiança com a marca;
- Segmentação Dinâmica: as empresas utilizarão dados em tempo real para segmentar os e-mails transacionais com base em preferências, comportamentos recentes e até mesmo localização geográfica, garantindo que as mensagens sejam altamente relevantes;
- Integração Multicanal: os e-mails transacionais estarão integrados a outros canais de marketing, como mensagens de texto e notificações móveis, para alcançar os clientes onde eles estão e garantir uma experiência consistente em todos os pontos de contato.
Estruture e personalize suas estratégias de conteúdo com IAGENTE
Comunicar-se com efetividade, compartilhar campanhas de e-mail marketing de alta conversão e criar fluxos de e-mails transacionais para um acompanhamento estratégico do ciclo de compras dos usuários são algumas das principais dores de profissionais de Marketing Digital.
Se você procura soluções para isso, conheça a IAGENTE! Acesse nosso site, inicie seu teste grátis e descubra como aumentar suas vendas com plataformas especializadas em E-mail Marketing, SMS e E-mails Transacionais.