Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

SMS_comunicação_na_escola

Como o SMS pode facilitar a comunicação da sua escola?

Em época de aulas ou não, é sempre importante que a escola estabeleça uma comunicação rápida e direta com todos os seus públicos: pais, alunos, funcionários, fornecedores, entre outros. O SMS é um grande aliado, pois tem um ótimo custo benefício e permite contatar as pessoas de maneira rápida e sem empecilhos (como falha de conexão com a internet ou falta de saldo no celular, por exemplo).

Pode ser utilizado para conversar diretamente com alunos do ensino médio, ajudando-os na organização de prazos de trabalhos e provas. Também com os pais de alunos de séries iniciais, que precisam de avisos em relação ao rendimento dos pequenos. O corpo docente, funcionários da limpeza e segurança também se encaixam neste perfil pois necessitam de informações especiais sobre o funcionamento da escola.

Separamos algumas situações em que o SMS pode ser utilizado para facilitar a comunicação e estreitar o relacionamento da escola com seus públicos, confira abaixo:

1) Avisos de Provas e Prazos:

Que tal dar aquela forcinha para garotada não perder provas e trabalhos? Com o disparo de SMS segmentado, a escola pode informar aos alunos de determinadas turmas sobre as datas das provas, cronograma de trabalhos e dar dicas de estudos. Veja alguns exemplos:

  • “Jeferson. A T212 tem prova de História na quinta-feira. Não esqueça de estudar!”
  • “Quer um método prático para estudar para as provas de substituição? Confira no portal do aluno os resumos feitos pelos professores www.escolaiagente/portal-do-aluno-resumos
  • “Mariana, não esqueça de entregar o trabalho sobre Egito Antigo dia 07/08. Você e seu grupo estão preparados para a apresentação?”
  • “A prova de Física marcada para 06/08 foi adiada para 13/08. Um tempinho a mais para estudar, hein”

SMS ESCOLA

2) Passeios escolares:

É muito comum que as escolas façam passeios e saídas de campo, integrando turmas e buscando conhecimentos mais aprofundados. Enviar SMS de lembrete para pais e alunos com o dia, a hora e o local dos passeios é uma alternativa interessante. Segurança e orientação em primeiro plano, sempre. Confira alguns exemplos:

  • “Olá sr. Gerson, seu filho Thales levou para casa a autorização para o passeio no Museu do Imigrante dia 25/08, às 9hs. É muito importante a presença dele, não esqueça de assinar!”
  • “Passeio de integração do 3º ano E.M no Sítio do Coelho. Levar: repelente, protetor solar, materiais de higiene e tênis de caminhada”
  • “Atenção! Saída para o Museu da PUC amanhã às 9h em frente a Escola IAGENTE”
  • “Luana, a visita ao Museu da Comunicação é amanhã às 8h. Responda SIM para confirmar”

SMS ESCOLA

3) Boletins:

Nem sempre aquele recadinho que vai pela agenda consegue chegar até os pais. Às vezes a agenda é perdida ou simplesmente o aviso é esquecido pelo aluno. Bom, nestes casos o SMS cai muito bem pois, além de prático e barato, está nas mãos de todos os pais. Confira:

  • “Olá Márcia. A entrega dos boletins do 5º ano será na quarta-feira, das 18h às 20h na sala 204.”
  • “Prezado Bruno. Caso não possa comparecer na entrega dos boletins, envie BOLETIM para receber uma cópia em seu e-mail”

4) Atividades extraclasse:

Que tal utilizar o SMS para se aproximar dos alunos, diverti-los e ainda ajudar na média final?

Um QUIZ via SMS com perguntas relacionadas às disciplinas pode ser um grande aliado. Além de trazer a tecnologia para perto deles (cotidiano deles) permite maior interatividade e em tempo real. Abaixo alguns modelos de mensagem:

  • “Joana, você foi convocada a participar do QUIZ de História. Responda gratuitamente SIM, acerte todas as resposta e garanta 1 ponto a mais na sua média!”
  • “Legal Joana! Vamos lá: quem descobriu o Brasil? Opções de resposta: COLOMBO ou CABRAL
  • “Muito bem, Joana. Pergunta 2. Qual Revolução Brasileira é comemorada no dia 20 de setembro? FARRAPOS ou CANUDOS?”

SMS ESCOLA

5) Avisos operacionais:

É sempre importante avisar todos da escola sobre mudanças de horários das aulas, principalmente aqueles de último instante. Ou até mesmo sobre algum tipo de paralisação. Aí que entra o SMS e seu grande poder de alcance, agilidade e rapidez.

  • “Devido aos fortes temporais desta quarta-feira, não haverá aula na quinta e na sexta-feira. Em breve mais informações”
  • “Na próxima quarta-feira (05/12) não haverá aula após o recreio em função da apresentação de Final de Ano”
  • “Entre os dias 10 e 12, os alunos serão liberados às 15h para assistir ao jogo do Brasil. Responda SIM para autorizar a liberação do Bruno”
  • “O conselho de classe é na quarta-feira (01/08). Envie suas considerações para secretaria@escolaiagente.com.br até terça às 16h.”

SMS ESCOLA

6) Avisos para professores e funcionários:

Nem sempre um professor está a disposição para reuniões. Funcionários, muitas vezes não atuam dentro da escola (é o caso de motoristas de transportes escolares, vigias, entre outros). Com a utilização do SMS, as informações chegam à todos desde que se tenha sinal simples de telefonia. Separamos alguns exemplos:

  • “Conselheira Cleusa. Não esqueça da reunião com a diretoria no dia 03/08 às 18hs. Sua presença é imprescindível”
  • “Atenção equipe de limpeza: teremos festa na escola no sábado e, conforme acordado em reunião, teremos escala de trabalho no domingo. Contamos com vocês!”
  • “Professor Diego, a formatura do 3° ano é dia 04/08, não esqueça de fazer seu discurso de paraninfo”
  • “Tio Carlos da Van: o aluno Breno do 6º ano não irá a aula hj. Não é necessário passar na casa dele. Att. Escola.”

SMS ESCOLA

7) Dicas sobre serviços da escola:

Avisos sobre renovação de livros, horário de funcionamento dos laboratórios de ciência e informática, funcionamento do refeitório, entre outros, podem ser feitos através de um simples disparo de SMS. Confira:

  • “Rafael, o livro “O tempo e o vento” que você retirou na biblioteca parece muito bom. Sua data de entrega é 10/08. Envie RENOVAR e fique mais uma semana”
  • “Bruno, você atrasou a entrega do livro “Dom Casmurro”. Passe na biblioteca, renove a locação e quite a multa”
  • “Atenção Srs pais. Já estão disponíveis os uniformes de inverno na lojinha do colégio: descontos para pedidos antecipados”
  • “AVISO: Em função das obras da cantina, o lanche será servido na sala de dança, ao lado do ginásio de esportes”

SMS ESCOLA

O SMS é mesmo uma ferramenta versátil e com alto poder de comunicação. Utilizar ele a serviço da escola mostra a preocupação em ter uma comunicação rápida, direta e que alcance todos os públicos de interesse. O que você está esperando? Bora utilizar o SMS! Se precisar de ajuda, pode contar com a IAGENTE!

Filtro avançado

7174feb7-39c8-4994-8fc9-ef76b549873d
modulo_pesquisas_IAGENTE_mail
Desbloqueie Novas Oportunidades de Engajamento com o IAGENTEmail através do novo MÓDULO DE PESQUISAS
Após muito estudo e dedicação, é com muita alegria que compartilhamos uma novidade que vai...
impactos_mudancas_google_yahoo
Mudanças nas Políticas do Yahoo e Gmail em 2024 - o que vem pela frente?
Com a recente obrigatoriedade do DMARC para os provedores Gmail e Yahoo, a nossa equipe...
Tendencias de email marketing para 2024 - IAGENTE
A Evolução do E-mail Marketing: Tendências e Inovações para 2024
O e-mail marketing é uma ferramenta fundamental nas estratégias de comunicação de pequenas, médias e...