Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

O que é SMTP, POP e IMAP? E qual a diferença?

O e-mail é uma ferramenta de grande importância e muito utilizada no meio corporativo. Por conta disso é muito importante ter um bom servidor SMTP para que ele cumpra bem as suas funções.

Mas, você sabe o que é SMTP? Continue neste artigo para sanar essa dúvida e entender qual a diferença entre esse e outros protocolos de comunicação via e-mail, como o POP e o IMAP. Conhecer esse assunto vai ajudá-lo a utilizar ainda melhor essa ferramenta.

Para que serve o SMTP

SMTP é um protocolo de rede usado na transmissão de e-mails, assim como o IMAP e o POP. Esses protocolos são como normas e métodos que garantem que o seu provedor e o seu servidor de e-mail compartilhem informações entre si e com outros provedores e servidores para garantir que um e-mail seja devidamente enviado e recebido.

No caso, um servidor SMTP, que significa Protocolo Simplificado de Transferência de Correio, é responsável especificamente pelo envio das mensagens. Ele garante que um e-mail que você enviou chegue à caixa de entrada do seu destinatário.

Mas a importância deste protocolo vai um pouco além disso. Quando o servidor SMTP do seu e-mail recebe uma mensagem, é ele quem faz a identificação do remetente para conferir se ela vem de uma fonte segura ou indesejada, ajudando a evitar SPAM.

Alguns protocolos SMTP são de uso gratuito, mas você também pode contratar um serviço com medidas de segurança mais eficientes para proteger a sua conta. Protocolos de servidores pagos também costumam ter melhor reputação, o que aumenta as chances dos seus e-mails chegarem ao destinatário. Em outras palavras, é vantajoso tanto para uma empresa quanto para os seus clientes.

Mas o SMTP é responsável apenas por entregar a mensagem ao SMTP do destinatário. Ele por si só não permite que o usuário acesse suas mensagens por meio do servidor. Para isso, ele precisa agir em conjunto com um protocolo de recebimento, que pode ser o IMAP ou o POP. Agora que você sabe o que é SMTP, vamos falar sobre os outros dois.

O que é IMAP?

O protocolo de acesso a mensagens de internet, ou IMAP, é o protocolo que permite que você acesse mensagens no seu servidor remoto por meio do software do seu provedor de e-mail. Ele é responsável por fazer a sincronização de conteúdo entre o servidor e o software, atualizando o conteúdo em tempo real. Isso também permite que você acesse seus e-mails recebidos usando qualquer dispositivo em que sua conta estiver conectada.

Simples não?

Para que serve o POP?

Assim como o IMAP, o POP tem como função permitir que você tenha acesso aos e-mails que recebe. A principal diferença é que ele não possui uma sincronização automática para acesso remoto.

Em vez disso, ele permite que o software do provedor de e-mail conecte-se ao servidor SMTP e baixe todo o conteúdo de mensagens no seu computador ou smartphone, mantendo ou não uma cópia delas no servidor (à sua escolha). Dessa forma, você pode ler as mensagens baixadas sempre que quiser.

Entendeu o que é SMTP e qual a diferença com relação aos demais protocolos? Esperamos que este artigo tenha eliminado as suas dúvidas. Você pode receber mais informações e dicas do blog no seu e-mail assinando nossa newsletter.

Ah! Caso necessite, temos API para que sua plataforma envie emails diretamente para seus contatos através do IAGENTEsmtp. 

Quer testar nossa plataforma? Faça um Conta Teste FREE.

Filtro avançado

7174feb7-39c8-4994-8fc9-ef76b549873d
modulo_pesquisas_IAGENTE_mail
Desbloqueie Novas Oportunidades de Engajamento com o IAGENTEmail através do novo MÓDULO DE PESQUISAS
Após muito estudo e dedicação, é com muita alegria que compartilhamos uma novidade que vai...
impactos_mudancas_google_yahoo
Mudanças nas Políticas do Yahoo e Gmail em 2024 - o que vem pela frente?
Com a recente obrigatoriedade do DMARC para os provedores Gmail e Yahoo, a nossa equipe...
Tendencias de email marketing para 2024 - IAGENTE
A Evolução do E-mail Marketing: Tendências e Inovações para 2024
O e-mail marketing é uma ferramenta fundamental nas estratégias de comunicação de pequenas, médias e...