Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

problema de enviar e-mails para lista

O problema de enviar e-mails para 1 endereço que é uma lista de contatos

Você já percebeu uma queda na entrega dos seus e-mails e ficou sem saber o que aconteceu ou o que fazer posteriormente para que tal problema não voltasse a se repetir? Os famosos Rolebased são e-mails de departamentos, que pode conter inúmeros e-mails atrelados à ele e que pode sim ser um grande empecilhos aos seus resultados.

Uma situação comum que dificulta a entrega de e-mails é a má gestão de um grupo de endereços de e-mail. E, para te ajudar a aumentar suas taxas de entrega e abertura, separamos neste artigo algumas dicas para te auxiliar a diagnosticar e resolver problemas em e-mails.

Por que e-mails são prejudicados? 

As taxas de recebimento, abertura, cliques e conversões são algumas das principais métricas analisadas por profissionais de marketing digital para entender o desempenho das ações de mailing realizadas. E, quando elas estiverem abaixo do esperado, é preciso entender o motivo do mau desempenho da campanha.

Existem inúmeros motivos pelos quais administradores de e-mail podem ser penalizados na hora de enviar suas mensagens. E, por mais complicada que seja a situação, vale ressaltar que esses erros são identificados para melhorar o comportamento do remetente na plataforma e corrigir eventuais falhas para que ele respeite as diretrizes de envio de e-mails.

Como identificar um erro? 

Já mencionamos que existem diversos erros que os administradores de contas de e-mail podem cometer durante o envio dessas mensagens. Para facilitar o diagnóstico sobre qual foi a ação negativa realizada pelo emissor do conteúdo, as plataformas de envio respondem o seu e-mail enviado com um código.

Este código é utilizado para categorizar e indicar erros no envio de e-mails. Os algoritmos de falha foram adotados para padronizar os protocolos de falhas no envio de correios eletrônicos e facilitar o entendimento deles em qualquer idioma e independentemente da plataforma utilizada.

Para saber mais sobre os códigos de erros e os parâmetros de envio de e-mails, conheça as referências de erros SMTP do Google.

Problema dos endereços de e-mail que são um grupo de contatos

Mas afinal, qual é o problema de enviar e-mail para um “endereço comunitário”? Algumas pessoas não sabem, mas comumente empresas possuem mais de um colaborador cadastrado em e-mails gerais da organização.

Logo, se existem quinze pessoas cadastradas no e-mail de um departamento (também chamado de role based e-mail), como ‘comercial@iagente.com.br’, por exemplo, sempre que um conteúdo for enviado a esse endereço, todos os quinze destinatários que pertencerem a esse grupo receberão os correios eletrônicos.

Você sabe qual é o risco disso? Obviamente, o cadastramento de mais de uma pessoa por conta de e-mail é uma solução rápida e eficiente que aumenta a otimização na comunicação organizacional de empresas, principalmente as de maior porte. Entretanto, aumenta-se o risco de um dos integrantes do grupo rejeitar ou denunciar o recebimento dos seus e-mails, já que cada pessoa do grupo tem um nível de interesse diferente no seu conteúdo.

Portanto, o ideal é retirar do seu mailing os endereços de e-mail que são grupos de contatos, minimizando seus riscos. Prefira usar os endereços de e-mail individuais.

Como evitar baixas taxas de entrega de e-mails?

Agora você já sabe o que acontece quando pessoas cancelam aquisição de e-mails de uma lista de contatos e como isso pode prejudicar a comunicação de uma empresa, saiba como evitar esses problemas e garantir boas métricas na entrega e envio dos seus e-mails.

  • Organize a caixa de entrada dos seus e-mails;
  • Faça a gestão dos endereços de e-mails cadastrados na sua lista de contatos;
  • Faça o acompanhamento dos e-mails enviados;
  • Treine suas equipes para melhor utilização das plataformas de comunicação.

Melhore suas taxas de conversão

E-mails são uma ótima forma de se comunicar com o seu público de maneira assertiva, por isso, é um método tão usado. Entretanto, é necessário ter cuidado e trabalhar conforme as normas estabelecidas.

Você pensa em utilizar e-mails para a comunicação da sua empresa mas não sabe como implementar essa estratégia? Conheça as soluções da IAGENTEmail e saiba como gerir seu correio eletrônico de forma fácil e eficiente. Acompanhe seu desempenho, gerencie seus contatos e melhore suas conversões com uma plataforma de e-mail completa.

Filtro avançado

7174feb7-39c8-4994-8fc9-ef76b549873d
modulo_pesquisas_IAGENTE_mail
Desbloqueie Novas Oportunidades de Engajamento com o IAGENTEmail através do novo MÓDULO DE PESQUISAS
Após muito estudo e dedicação, é com muita alegria que compartilhamos uma novidade que vai...
impactos_mudancas_google_yahoo
Mudanças nas Políticas do Yahoo e Gmail em 2024 - o que vem pela frente?
Com a recente obrigatoriedade do DMARC para os provedores Gmail e Yahoo, a nossa equipe...
Tendencias de email marketing para 2024 - IAGENTE
A Evolução do E-mail Marketing: Tendências e Inovações para 2024
O e-mail marketing é uma ferramenta fundamental nas estratégias de comunicação de pequenas, médias e...