Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

O desafio de redigir uma mensagem de SMS com 160 caracteres

A sua empresa já utiliza o SMS como meio de comunicação com clientes e colaboradores? O SMS marketing é uma excelente estratégia de promoção de produtos e serviços, enquanto que o SMS corporativo facilita a comunicação operacional tanto com clientes quanto com os seus funcionários. Em ambos os casos, as mensagens para celular garantem mais eficiência, agilidade e praticidade à maneira como a empresa se comunica. Mas redigir um bom torpedo pode ser um verdadeiro desafio! Neste artigo falaremos um pouco mais sobre o assunto. Confira!

Os desafios e benefícios de usar as mensagens rápidas

Um dos grandes desafios do SMS é a quantidade máxima de caracteres permitida: são apenas 160 e, em alguns casos, 140caracteres (para fins de promoção)! E isso inclui espaços, vírgula e pontos. Parece uma tarefa bem difícil, mas o Twitter, uma das redes sociais mais populares atualmente, já provou que não é impossível. Sua empresa pode dizer muito (mesmo quando os caracteres são limitados).

Outro desafio dessa ferramenta é a limitação de uso de imagens. No e-mail marketing, por exemplo, que é outra excelente estratégia de comunicação, é possível usar imagens para atrair a atenção do consumidor. Mas este não é um recurso disponível nos torpedos. Nesse caso, é preciso ser criativo na maneira como os 160 caracteres serão utilizados, fazendo uso de palavras-chave que chamem a atenção de quem as lê.

De fato, utilizar torpedos como forma de comunicação traz alguns desafios, mas vale a pena contorná-los. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa VentureBeat, a possibilidade de um cliente abrir um SMS chega a ser 98% maior do que a taxa de abertura de outras mídias. Esta pode ser, portanto, uma forma mais eficiente para promover a sua marca ou para notificar o consumidor sobre promoções ou sobre o status de um pedido.

Além disso, é importante destacar que o SMS é um meio de comunicação bastante popular. Uma outra pesquisa, realizada pela empresa CloudTalk, apontou que mais de 70% das pessoas entrevistadas utilizam o celular para se comunicar por meio de mensagens, enquanto apenas 43% utilizam o aparelho para falar.

Como redigir mensagens mais eficientes

Existem alguns truques e segredos bastante úteis na hora de escrever um bom SMS. Como os caracteres são reduzidos, é permitido usar abreviações sempre que necessário. Ou seja:

  • vc pode substituir você;
  • qdo pode substituir quando;
  • msg pode substituir mensagem;
  • add pode substituir adicionar;

Mas cuidado para não usar abreviações pouco conhecidas e não pesar a mão na utilização delas- lembre-se que seu objetivo é fazer com que as pessoas compreendam a mensagem enviada.

Outro ponto importante é o uso de emoticons, recursos que ajudam a dar personalidade ao torpedo:

"</p

Filtro avançado

7174feb7-39c8-4994-8fc9-ef76b549873d
modulo_pesquisas_IAGENTE_mail
Desbloqueie Novas Oportunidades de Engajamento com o IAGENTEmail através do novo MÓDULO DE PESQUISAS
Após muito estudo e dedicação, é com muita alegria que compartilhamos uma novidade que vai...
impactos_mudancas_google_yahoo
Mudanças nas Políticas do Yahoo e Gmail em 2024 - o que vem pela frente?
Com a recente obrigatoriedade do DMARC para os provedores Gmail e Yahoo, a nossa equipe...
Tendencias de email marketing para 2024 - IAGENTE
A Evolução do E-mail Marketing: Tendências e Inovações para 2024
O e-mail marketing é uma ferramenta fundamental nas estratégias de comunicação de pequenas, médias e...