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Email Marketing Mobile, já ouviu falar?

Com a constante expansão do mercado de smartphones e tablets no mercado brasileiro, hoje é possível, além de realizar uma campanha por SMS, também realizar estratégias de marketing através do email para celulares.

Porém, para que uma estratégia de campanha para mobile através do email marketing traga resultados,é importante considerar alguns aspectos:

Você tem uma versão mobile do seu site?

Sites desenvolvidos para acesso em computadores não funcionam bem ao serem vistos nos dispositivos móveis. Portante, em primeiro lugar é necessário dispor de uma versão do seu site para mobile;

Dimensões e design da sua peça de email marketing

Assim como você precisa de um site adaptado para mobile, você precisará adaptar sua peça de email marketing também para os dispositivos móveis. Então, cuidado com as dimensões da sua peça, principalmente largura, tamanho das fontes, tamanho de botões:

  • Um texto com fonte pequena será dificil de ser lido no dispositivo móvel, pois a tela é menor;
  • Dependendo da largura da peça, ela não se adaptará bem a tela menores, criando rolagens laterais desagradáveis;
  • Botões e links muito pequenos serão difíceis de serem clicados com o dedo. Precupe-se em deixar espaços laterais também,
  • porque é comum você querer clicar num link e acabar “esbarrando” com o dedo e clicar em outro, o que gera uma experiência desagradável;
  • Utilize uma largura miníma de 600 a 500 pixels e tenha cuidado para não gerar uma rolagem grande;
  • A peça deve ter um design clean e leve (conexão 3G não é rápida como a conexão a cabo ou ADSL nos computadores) – cuidade então com peso das imagens e o excesso de conteúdo;
  • Procure ser o mais sintético possivel no layout – seja objetivo na transmissão da mensagem – simplicidade é tudo nos dispositivos móveis.

Redes sociais, você está presente?

Uma das características do público de mobile é a presença nas redes sociais, isto já é fato no Brasil. Então procure levar em consideração este comportamento do usuário e estar presentes nestes meios, sendo os mais populares o Twitter e o Facebook. É uma grande oportunidade para estratégias de divulgação e de criar uma identificação com este público. Sua empresa na rede social significa que você está começando um “relacionamento social” com seu público.
Feita a estratégia, é hora de mensurar os resultados através da sua ferramenta de email marketing. Estes dados serão importantes para você verificar o desempenho da sua campanha nos dispositivos móveis. Além do mais, estar presente em outros meios é uma ótima maneira de expandir a divulgação da sua marca. Mesmo que seja um mercado em expansão, o importante é começar agora para adaptar-se ao futuro.

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