Minha empresa deve fazer email marketing?

Minha empresa deve fazer email marketing?

Minha empresa deve fazer email marketing?

Se você possui uma empresa já deve ter se deparado alguma vez com essa questão. Muitas pessoas ainda confundem email marketing com SPAM e não acreditam que isso realmente funciona. Mas o mundo mudou, e a forma de como nos comunicamos mais ainda. Se você ainda tem dúvidas se deve ou não aplicar as ferramentas de email marketing, esse texto é para você!

Hoje as ferramentas de automação de marketing digital permitem que tenhamos um controle muito maior sobre os resultados das comunicações realizadas. Por exemplo, podemos saber quais conteúdos enviados a uma determinada lista de emails tiveram ou não sucesso, quais obtiveram cliques, quais foram ignoradas, e quais se transformaram em vendas.

Sabemos que ninguém gosta de mensagens indesejadas e que sua empresa pode ficar com uma má reputação no mercado. Por isso, a geração de conteúdo especializado vem crescendo cada vez mais e já se tornou uma nova forma de se comunicar com o cliente.

Como assim geração de conteúdo?

Como dissemos, os consumidores não se interessam em apenas receber os preços dos produtos. Eles querem conhecer o produto, saber quais problemas resolvem, qual valor ele oferece, e, por último, saber o seu preço.

Por isso as empresas apostam em conteúdos informativos de acordo com cada estágio de venda, que podem ser textos, ebooks, newsletters, emails, SMS, entre outros. O objetivo é deixar cada vez mais o consumidor informado e mostrar a importância de obter aquele determinado produto.

E não pense que os conteúdos param depois que acontece a venda. Os informativos de pós-venda são tão importantes quanto os outros, pois é aí que a empresa garante o retorno do cliente para outras vendas.

Mas por que apostar em email marketing?

O email é uma maneira direta de alcançar clientes, com um custo baixo em comparação a outros modelos de publicidade. Falando em números, temos uma previsão de 2,9 bilhões de usuários de email até 2019. Todos os dias cerca de 269 bilhões de emails são enviados todos os dias, com previsão de alcançar 319 bilhões de envios até 2021.

Segundo os resultados do Adobe Mail Survey, de 2016, as pessoas passam mais de 4 horas por dia lendo emails no trabalho. Cerca de 84% dos pesquisados acessam o email através do celular, sendo que, 45% são para emails profissionais, e 64% para emails pessoais.

É quase impossível imaginar esse tanto de email sendo enviado, não é mesmo? Mas as vantagens não param por aí.

1 – Grande alcance

Pelos números, podemos ver que é possível alcançar uma grande quantidade de pessoas e com baixo custo, através do email. Tudo o que você precisa é de um domínio próprio, uma base de contatos e uma ferramenta de automação de email marketing.

2 – Segmentação

Outro ponto importante é a segmentação, onde é possível filtrar os clientes com base em diversas informações, como idade, sexo, localização, ticket médio e muito mais. O que auxilia muito em mandar a informação certa para o cliente certo.

As ferramentas de automação permitem que seja feita a personalização do email, ou seja, colocam informações do contato para que se crie uma comunicação mais pessoal e próxima.

3 – Automação

Antes que você pense no trabalho que terá para enviar emails personalizados para  a lista de contatos de sua empresa, saiba que existem ferramentas de automação (plataformas de email marketing) que aceleram todo este processo. Além de ganhar tempo, são simples,  fáceis de usar e se caracterizam pelo baixo custo.

4 – Análise dos resultados

Como em qualquer trabalho, é importante saber quais foram os resultados. As ferramentas de automação permitem testes e análises para nos ajudar a saber quais foram as taxas de entrega, taxa de abertura, quais os melhores horários para enviar emails e muito mais.

Mas qual o retorno que tudo isso traz para minha empresa?

Os retornos para sua empresa são diversos, mas podemos citar alguns que vão deixar você e sua área de vendas e marketing loucos por uma ferramenta de email marketing.

1- Vendas

Posso imaginar que cada vendedor de sua empresa tenha uma lista de enorme de clientes e que é difícil sempre lembrar de todos. Com a ferramenta de automação, fica muito mais fácil saber qual o conteúdo certo enviar para o cliente, pois depende do estágio de compra de cada um. Dessa forma, as chances de venda são cada vez maiores.

2 – Fidelização

O relacionamento com os clientes é essencial e, manter um bom relacionamento é sempre um desafio. O pós-venda, uma das  partes mais importante no processo de vendas, pode garantir qualidade e o retorno do investimento ao cliente. As ferramentas de email marketing ajudam nesse processo de relacionamento e fidelização dos clientes.

3 – Redução de custos

Com a automação do processo, o alcance dos seus clientes aumenta e os seus custos diminuem. A estratégia de nutrição dos clientes são segmentadas e permitem uma comunicação mais objetiva.

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