Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

imagem de um grupo de jovens conversando em dois grupos um com um celular e outro grupo com um tablet

Influenciadores digitais: qual o retorno que eles podem trazer para sua empresa?

Com o “boom” das redes sociais, as marcas ganharam um canal de comunicação direto com potenciais consumidores. Se antes a relação com esse público ocorria por outros meios, como veículos de comunicação tradicionais, com as redes sociais o cenário mudou.

Esse modelo de comunicação trouxe vantagens e também algumas preocupações para as marcas, em especial quando comentários negativos tomam o universo da social media e ganham grandes proporções.

Junto a esse movimento, surgiu uma figura de peso na esfera da social media capaz de engajar milhares de usuários: o influenciador digital. Se antes o porta-voz da informação, mesmo que de uma forma mais tradicional e imparcial, era o jornalista, hoje os influenciadores se tornaram a principal “voz” da Internet.

Os influenciadores digitais são pessoas, personagens, marcas ou grupos que se popularizaram no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e outras, gerando conteúdo para um público massivo. Estima-se que hoje existam mais de 60 mil influenciadores digitais espalhados pelo mundo.

Critérios de avaliação para escolher o influenciador digital ideal para a sua marca

Para as marcas que querem apostar nessas verdadeiras autoridades da Internet, veja quais fatores devem ser levados em conta na hora de decidir com qual deles propor uma parceria.

São 3 critérios principais que devem ser avaliados para fazer a escolha mais acertada:

Alcance, ou seja, o tamanho da audiência;
Ressonância, que tem a ver com a repercussão e a capacidade de engajamento junto à audiência;
Relevância, ou seja, a relação do influenciador com o assunto e com os valores da marca.

Tipos de influenciadores digitais

Para você se familiarizar com esse universo, listamos a seguir 5 tipos de influenciadores digitais encontrados hoje, nas redes sociais, e qual o tipo de conteúdo produzido por cada um:

Top Celebridade

Costumam falar sobre assuntos bastante diversificados e de forma genérica. Por esse motivo, conseguem agradar pessoas com gostos muito distintos. Falam com um grande número de pessoas ao mesmo tempo.

Fit Celebridade

Esse tipo de influenciador tem alcance, ressonância e relevância muito altos e sinergia total com os assuntos da marca. É um dos influenciadores mais desejados pelas marcas, pois conversam com uma grande audiência, geram engajamento e, por consequência, revertem em leads e vendas.

Autoridade

Esse tipo de influenciador domina um determinado assunto e, por isso, é bastante respeitado dentro de um segmento, comunidade e até região.

Ecossistema

São pequenos influenciadores que fazem conteúdo segmentado e que têm estreita relação com empresas do mesmo nicho. Como exemplo, podemos citar influenciadores que falam sobre assuntos como decoração, empreendedorismo, esporte e games, por exemplo.

Público interno

É formado pelos próprios funcionários da empresa. Esses verdadeiros embaixadores da marca ajudam a humanizar e divulgar a cultura e valores da marca. E, por mais estranho que possa parecer, são influenciadores digitais de grande importância para as marcas.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a atuação dos influenciadores digitais, chegou a hora de bolar um plano estratégico para identificar o melhor perfil para a sua marca. Também vale avaliar a linguagem utilizada pelo influenciador, estudar e entender o conteúdo disseminado por ele. Animado com a ideia? Então é a hora de colocar o plano em ação e colher os frutos desse investimento.

Filtro avançado

7174feb7-39c8-4994-8fc9-ef76b549873d
modulo_pesquisas_IAGENTE_mail
Desbloqueie Novas Oportunidades de Engajamento com o IAGENTEmail através do novo MÓDULO DE PESQUISAS
Após muito estudo e dedicação, é com muita alegria que compartilhamos uma novidade que vai...
impactos_mudancas_google_yahoo
Mudanças nas Políticas do Yahoo e Gmail em 2024 - o que vem pela frente?
Com a recente obrigatoriedade do DMARC para os provedores Gmail e Yahoo, a nossa equipe...
Tendencias de email marketing para 2024 - IAGENTE
A Evolução do E-mail Marketing: Tendências e Inovações para 2024
O e-mail marketing é uma ferramenta fundamental nas estratégias de comunicação de pequenas, médias e...