Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

Inbound marketing: como usá-lo a favor de sua empresa?

Nos últimos anos, uma nova forma de marketing passou a despertar o interesse das empresas: o inbound marketing. Também conhecido como marketing de atração, a ideia do inbound é substituir as técnicas tradicionais de atração de clientes, por um mecanismo que faz com que esse consumidor seja voluntariamente levado ao site por meio de estratégias de SEO, social media e sites de referência.

O mais importante na estratégia do inbound marketing é fornecer informações sobre o produto ou serviço oferecido para gerar o interesse do potencial cliente ou responder a eventuais dúvidas que o consumidor possa ter antes da tomada de decisão.

O foco principal desse novo marketing é o desenvolvimento da jornada de compra de potenciais clientes, desde a fase da atração até a de fidelização. Nesse processo, o ideal a ser perseguido é construir e entender o momento ideal de o cliente fechar negócio. Diferente do “velho marketing”, a venda não ocorre por insistência, mas por geração de interesse.

Para chegar até a venda, o inbound estrutura-se a partir de inúmeras etapas de contato com o cliente, de acordo com o modelo de um funil de vendas que segue uma ordem complexa e detalhada. Ao longo desse processo, a empresa nutre o lead com conteúdos ricos e materiais diversos a fim de municiá-lo com todas as informações necessárias sobre o produto ou serviço oferecido.

O que dá certo nas estratégias de inbound marketing é entender a complexidade do processo de nutrição de leads com bom conteúdo. Entender cada etapa do funil é essencial para que a estratégia dê certo.

A seguir você confere quem são os personagens que compõem o funil de vendas:

Visitante: é quem chega ao site por diversos meios e ainda não tem contato nem familiaridade com a empresa;

Lead: é o usuário que passou a ser assinante de newsletter ou que preencheu algum tipo de cadastro para receber material da empresa;

Oportunidade: são os leads educados com o passar do tempo a partir da nutrição de conteúdos gerados pela empresa. É nessa etapa que o contato do vendedor com o potencial cliente acontece;

Cliente: é aquele consumidor que, ao passar por todas as etapas do funil de vendas, finalmente adquiriu o produto ou serviço ofertado.

A novidade do inbound marketing é que o conteúdo puramente promocional passou a ser substituído por informação. Para cada etapa, diversos conteúdos podem ser enviados: posts de blog, e-books, infográficos, vídeos, SMS entre outros. Nesse sentido, a informação é trabalhada a fim de ser levada até a audiência para que os consumidores descubram os benefícios de produtos ou serviços.

E você, já pensou em usar a estratégia de inbound marketing a favor de seu negócio? A IAGENTE possui ferramentas de marketing digital super eficientes para aproximar você dos seus clientes, agilizar a comunicação e engajar cada vez mais a base de contatos ao conceito da sua marca.

Saiba mais como funciona cada uma dessas ferramentas e faça um teste grátis:

E-mail Marketing: https://www.iagente.com.br/mail

Comunicação via SMS: https://www.iagente.com.br/sms

E-mail Transacional: https://www.iagente.com.br/smtp

Filtro avançado

7174feb7-39c8-4994-8fc9-ef76b549873d
modulo_pesquisas_IAGENTE_mail
Desbloqueie Novas Oportunidades de Engajamento com o IAGENTEmail através do novo MÓDULO DE PESQUISAS
Após muito estudo e dedicação, é com muita alegria que compartilhamos uma novidade que vai...
impactos_mudancas_google_yahoo
Mudanças nas Políticas do Yahoo e Gmail em 2024 - o que vem pela frente?
Com a recente obrigatoriedade do DMARC para os provedores Gmail e Yahoo, a nossa equipe...
Tendencias de email marketing para 2024 - IAGENTE
A Evolução do E-mail Marketing: Tendências e Inovações para 2024
O e-mail marketing é uma ferramenta fundamental nas estratégias de comunicação de pequenas, médias e...