Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

IAGENTEsmtp e automação de email do IAGENTEmail, quais as diferenças?

Uma plataforma de e-mail marketing e uma plataforma de e-mails transacionais são recursos muito valiosos e que possuem algumas características em comum. Sem o conhecimento necessário, você pode comprometer a reputação do seu domínio ao utilizar uma plataforma para as funções erradas.

Hoje vamos falar um pouco sobre as nossas ferramentas (IAGENTEsmtp e IAGENTEmail) para que você entenda as diferenças no uso de cada uma dessas ferramentas e não cometa erros ao utilizar o e-mail como canal de comunicação com seu público.

 

IAGENTEmail e IAGENTEsmtp: funções de cada ferramenta

As diferenças entre as automações dessas duas ferramentas começam pelas suas funções.

O IAGENTEmail é uma ferramenta de e-mail marketing. A plataforma tem uma estrutura que permite enviar um mesmo e-mail para centenas de milhares de contatos automaticamente.

A plataforma também permite:

  • Criar listas segmentadas dos seus contatos;
  • Criar landing pages para que seus visitantes se cadastrem e entrem automaticamente nessas listas;
  • Acessar dados detalhados sobre os envios.

Já o IAGENTEsmtp é um servidor de alta reputação para fazer o envio automático de e-mails transacionais, ou seja, comunicações que os usuários recebem logo depois de fazer uma interação com a sua empresa.

Ele ainda fornece indicadores de desempenho. Mas, diferentemente do IAGENTEmail, ele não é uma plataforma com várias funções, e sim um protocolo de envio que pode ser integrado a processos automatizados que exigem o envio de e-mails, seja no seu site ou no aplicativo.

 

Qual ferramenta é mais personalizável

Embora o IAGENTEmail tenha vários modelos prontos de e-mail e landing pages e opções de personalização, a criação e a automação nele ainda estão limitadas aos recursos que a plataforma oferece.

O IAGENTEsmtp, por outro lado, é apenas o servidor de automação de envio de e-mails. Por isso, em termos de personalização os e-mails e a forma como são enviados, é limitado apenas pelos conhecimentos do programador que fará a integração e a definição da automação.

 

Complexidade das ferramentas

Depois de tudo o que falamos até aqui, você deve estar se perguntando se essas duas ferramentas são fáceis de usar, certo? Afinal, quem não iria querer um pouco de praticidade para facilitar a vida? Ainda mais tendo que gerir as estratégias de um negócio. Acredite: a gente sabe como isso dá trabalho.

É importante que fique claro que o IAGENTEmail é uma plataforma bem intuitiva pois a maioria dos recursos e relatórios já estão pré-prontos e algumas várias funções são realizadas com apenas alguns cliques. Por outro lado, o IAGENTEsmtp requer conhecimento em programação. Mas, é um preço válido a se pagar para ter envios transacionais direto de sua plataforma e respeitando suas rotinas.

 

Por que uma ferramenta não pode cumprir as tarefas da outra

 

Diferentemente do IAGENTEmail, o IAGENTEsmtp fornece a você um IP dedicado, que lhe garante maior controle sobre a reputação do seu domínio. Mas, se você começar a fazer envios em massa com essa ferramenta, essa reputação vai ser prejudicada.

Isso acontece porque envios em massa sempre têm uma taxa de rejeição, mas e-mails transacionais são comunicações que os destinatários querem e precisam receber. Então, quando os e-mails enviados por esse servidor começam a ser rejeitados, os provedores interpretam que alguma coisa está errada.

Essas são as diferenças entre uma plataforma como o IAGENTEsmtp e uma como o IAGENTEmail. Agora que você leu este artigo, nada de querer usar uma plataforma para cumprir as funções da outra, combinado? Continue acompanhando o blog para mais conteúdos.

Filtro avançado

7174feb7-39c8-4994-8fc9-ef76b549873d
modulo_pesquisas_IAGENTE_mail
Desbloqueie Novas Oportunidades de Engajamento com o IAGENTEmail através do novo MÓDULO DE PESQUISAS
Após muito estudo e dedicação, é com muita alegria que compartilhamos uma novidade que vai...
impactos_mudancas_google_yahoo
Mudanças nas Políticas do Yahoo e Gmail em 2024 - o que vem pela frente?
Com a recente obrigatoriedade do DMARC para os provedores Gmail e Yahoo, a nossa equipe...
Tendencias de email marketing para 2024 - IAGENTE
A Evolução do E-mail Marketing: Tendências e Inovações para 2024
O e-mail marketing é uma ferramenta fundamental nas estratégias de comunicação de pequenas, médias e...