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Glossário do e-mail marketing: conheça alguns termos que você precisa saber!

Quando empresas decidem investir em campanhas de e-mail marketing, os ganhos são visíveis. O poder de venda e a garantia de retorno imediato são algumas das vantagens que se vê no curto prazo. Inserir o e-mail marketing na estratégia digital do negócio é imprescindível para quem quer crescer no segmento em que atua.

Pesquisas mostram que o e-mail marketing é até 40 vezes mais eficiente, no curto espaço de tempo, do que outras ações que geram vendas. Alguns números impressionam: no quesito vendas online, 7 em cada 10 consumidores afirmam ter efetuado compras em lojas virtuais influenciados por campanhas de e-mail. Uau!

A partir desse cenário, fica a pergunta: sua empresa já pensou em investir em campanhas desse tipo? Se ainda não, é hora de começar. Para início de conversa, que tal revisitar alguns termos relacionados ao mundo do e-mail marketing? Para quem opera a ferramenta, é importante ter esse conhecimento prévio para poder criar campanhas de sucesso. Confira a seguir o glossário que preparamos:

Alt text (alternative text) – É o texto usado para descrever uma imagem na web (aquele textinho que aparece quando deixarmos o mouse em cima de uma imagem). Ferramentas de buscas conseguem ler o Alt text de uma imagem e isso ajuda a entender melhor o conteúdo. Se o navegador não conseguir carregar a imagem, esse texto será exibido no lugar dela, por isso, muito cuidado com o nome do JPG da sua imagem: *imagem_para_site, *capa_home, *foto_do_post, etc.

Automação de Marketing – Mecanismos que permitem a execução de ações de Marketing Digital de maneira automatizada e ordenada. Proposta é facilitar e otimizar o trabalho para acelerar resultados. Em geral o termo é mais utilizado no contexto de disparo de e-mails a partir de um comportamento específico do usuário, através de uma rotina de tarefas ou conforme a estratégia traçada.

Base de Destinatários – Lista com nome, e-mail e outras informações de pessoas com as quais as empresas que fazem uso do e-mail marketing mantêm relacionamento;

Blacklist – Trata-se de uma lista de e-mails, domínios ou endereços IP, reconhecido pelos provedores como fontes de spam. Geralmente, utiliza-se este recurso (blacklist) para bloquear e-mails com suspeita de spam, vírus ou com conteúdos abusivos. Caso identifique um desses motivos ou se algum tipo de e-mail acaba perturbando, é possível denunciar o domínio no Spamhous (https://www.spamhaus.org), por exemplo.

Conversão – Ação realizada pelo usuário e desejada pela empresa que efetuou o disparo de e-mail. Pode ser o preenchimento de um formulário, uma compra, assinatura de newsletter, entre outras.

CTA – O mesmo que call-to-action ou chamada para ação. Os CTAs funcionam como comandos para que o usuário realize alguma ação quando do recebimento do e-mail. Por exemplo: clique aqui para receber seu cupom de desconto. Podem ser apresentados no formato de botão, banner ou mesmo chamada com link.

Drag and Drop – Traduzido para o bom português a opção “arrasta e solta” é a ação de clicar em um objeto virtual e “arrastá-lo” a uma posição diferente ou sobre um outro objeto virtual. Utilizado em ferramentas de criação de e-mail marketing em blocos, de maneira muito mais intuitiva e fácil.

E-mail marketing responsivo – É um layout em que o e-mail pode ser visualizado em qualquer plataforma: notebooks, desktops, smartphones ou tablets. Em outras palavras, independente do tamanho das telas e das resoluções, o usuário conseguirá visualizar sua mensagem da melhor forma possível.

eBook – Na tradução literal, é livro eletrônico. No contexto do Marketing, é um material educativo sobre algum assunto da área de atuação de uma empresa. São mais densos que posts em blogs e, dependendo da proposta, podem explorar mais a fundo um determinado tema ou, simplesmente desmistificar uma dúvida bem simples.

Formulários de conversão – São campos colocados de forma estratégica e com o intuito de adquirir dados dos leads interessados em um determinado conteúdo (ebook, por exemplo). A idéia é trocar informações: empresa fornece o Ebook em troca de um nome, email e nome da empresa, por exemplo).

Funil de vendas – Chamam assim porque o processo todo (visitante, lead, oportunidade e venda) se parece muito com um funil. Na parte de cima (topo de funil) fica a maior quantidade de contatos afunilando até a base (fundo de funil) onde se concentram somente os contatos mais propícios para o fechamento. Quando alguém fala “vou criar um material para topo de funil” significa que será criado um conteúdo para leads que ainda não estão preparados para comprar seu produto ou serviço. Serve o mesmo para o contrário, fundo de funil.

Hiperlink – É uma frase, palavra, foto ou botão com conteúdo clicável. Ideia é conduzir o leitor para uma nova área seja um novo site, e-mail, ficha cadastral, vídeo, etc.

HTML – Muitos já ouviram falar porém, o que significa somente alguns conhecem: Hyper Text Markup Language (HTML para os íntimos) é uma linguagem de marcação utilizada para programação de páginas na web.

Lead – Lead é uma pessoa ou empresa com interesse em adquirir alguma coisa da sua empresa (produto serviço) ou simplesmente com interesse em algo que sua empresa está oferecendo (conteúdo, dica, etc.). Seguindo a mesma linha de raciocínio do Visitante, é comum ter mais Leads do que Oportunidades de vendas.

Oportunidade – Este é o 3º passo da trajetória de um lead. Nesta etapa o contato já está aquecido e propício a fechar uma venda (próximo passo). Também como nos tópicos anteriores (visitante/lead … ) a oportunidade tende a ser menor do qua a quantidade de leads

Opt-in – É uma afirmação para receber e-mails. Ao inscrever seu endereço de email em um formulário de um site, você permite que a empresa envie emails sem que esteja invadindo sua caixa de mensagens.

Duplo opt-in  – É a prática de enviar para o usuário um email para confirmar se realmente ele quer receber mensagens através de emails. Para este caso, só começará a receber mensagens se a mensagem for clicada (confirmada).

Opt-out – Pedido de cancelamento feito pelo usuário para que o e-mail seja retirado da base de contatos;

Hard bounce – É a falha na entrega de emails por uma razão permanente como um endereço de email inexistente ou email cadastrado com erro de digitação.

Soft bounceÉ a falha na entrega de emails por uma razão temporária como uma caixa de emails lotada.

Spam traps – São armadilhas utilizadas por provedores de emails (Gmail, Hotmail, entre outros), de forma estratégica, para identificar pessoas ou empresas que realizam envios de emails que não existem mais.

Pristine spam (spam trap puro) –  É um endereço de email que foi criado, seja por um ISP (Internet Service Provider) ou uma blacklist, e que não fica disponível em buscas. Além disso, só pode ser obtido por aqueles aplicativos que perseguem endereços de emails dos sites (forms de contato, entre outros). Se um remetente envia emails para um pristine spam trap, a reputação de IP cai e, por consequência, emails simples são bloqueados.

Recycled spam traps (spam trap reciclado) –  Consistem em antigos endereços de e-mail que foram abandonados por assinantes e que o ISP (Internet Service Provider) tomou de volta para usá-lo como armadilha.

Programas de Feedback Loop (FBL) – É um acordo feito entre empresas e provedores de e-mails o qual compartilham reclamações de abuso e SPAM de usuários de webmail. Ao receber uma cópia da reclamação, a empresa deve se comprometer a bloquear aquele destinatário e cessar novos envios para estes endereços, reduzindo os índices de reclamações e consequentemente melhorando a reputação dos servidores de envio e qualidade de entrega das mensagens.

Visitante – Visitante é fácil: todas as pessoas que acessam seu site (ou a sua empresa física, rsrrsrs). Regra é: sempre haverá mais visitantes em seu site do que leads.

SMTP – Significa Simple Mail Transfer Protocol ou, traduzindo, protocolo simples de transferência de correio. O SMTP serve para enviar e-mails transacionais, individuais, após o usuário realizar alguma ação no site, como uma mensagem após o download de um ebook, por exemplo;

SPAM – É o termo usado para designar e-mails enviados sem a solicitação do destinatário;

Taxa de abertura – Percentual de usuários que abrem o e-mail após recebimento. Para se chegar a esse índice, divide-se o número total de pessoas que abriram o e-mail pelo número de pessoas que receberam. Uma excelente taxa de abertura é de 20% ou mais.

Taxa de cliques – Refere-se ao percentual de e-mails clicados em relação ao número de e-mails entregues. Pode ser considerada uma boa taxa de cliques um percentual acima de 3%.

Taxa de descadastro – É o percentual de usuários que optaram por sair da lista de destinatários. Caso a taxa seja muito alta, é bom reavaliar a frequência de envios e problemas no conteúdo da mensagem.

Venda – Enfim, o último passo do funil de vendas (neste caso não levando em conta o Pós-venda e manutenção de marca). A venda é a consagração de toda a jornada, é o brinde da equipe a cereja do bolo!

Esperamos que o glossário seja útil para você mergulhar de vez no universo do e-mail marketing. Caso você lembre de algum outro termo que tenha curiosidade em entender, poste nos comentários que nossa equipe de suporte responde pra você.

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