Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

Explicando o e-mail mkt

O e-mail marketing é uma ferramenta indispensável para se comunicar com o público, principalmente pelo fato de trazer resultados positivos para as empresas. Uma pesquisa conduzida pela FBITS, com base no comércio eletrônico brasileiro, apontou que 61% das empresas obtêm até 20% de seu faturamento com campanha de e-mail marketing. 19% apontaram que entre 20% e 50% da sua receita é proveniente de campanhas desse canal.

O que é email marketing?

Basicamente são mensagens enviadas por e-mail com um objetivo pré–definido para conduzir um relacionamento com clientes. É possível informar, divulgar um produto, uma ação promocional, divulgar um evento, entre outras finalidades. Conforme a mensagem é desenvolvida, há uma maior possibilidade de despertar o interesse de quem recebeu ou impactá-lo de alguma forma.

Para isso é importante respeitar algumas normas e procedimentos que se iniciam com uma estratégia composta de objetivos pré–definidos. Um simples clique na tecla “enviar” é capaz de disparar e-mails em massa para milhares de destinatários que chegam em segundos. Em alguns casos, a resposta é imediata.

Benefícios

Além da agilidade em que a informação chega, é possível salientar outras vantagens, como:

  1. Proatividade: em vez de aguardar pelo interesse do cliente, o negócio pode encontrá-lo e oferecer seu “peixe”;
  2. Interatividade: o consumidor interage com a mensagem imediatamente;
  3. Segmentação: campanhas de e-mail marketing permitem direcionar a mensagem de acordo com variantes como região, poder aquisitivo, sexo e faixa etária, por exemplo;
  4. Personalização: permite chamar os contatos pelo nome e a informação pode ser personalizada conforme o público–alvo, as necessidades deles ou do negócio;
  5. Mensuração: parâmetros como abrangência, taxa de retorno podem ser associadas à campanha, auxiliando, inclusive, no aperfeiçoamento da estratégia;
  6. Automação: é possível associar também a ações automáticas, por exemplo, se um cliente clica no produto de um e-mail, pode começar a receber outras informações referentes a este produto ou outros relacionados.

Etapas para implantação de e-mail mkt

O ideal é terceirizar essa tarefa, principalmente se não tiver grande experiência com a ferramenta. A IAGENTE (agência especializada em e-mail marketing e SMS) é uma ótima opção, pois ela poderá eliminar muitas das etapas a seguir e ainda trazer resultados mais expressivos que a campanha feita por conta própria. Confira abaixo:

  1. Montar o mainling – mainling é basicamente a lista de endereços para os quais as mensagens são enviadas. O ideal é criar um mailing próprio com o cadastro no site. Como sugestão você pode criar formulários de entrada de informações no seu site para cadastrar endereços de e-mail;
  2. Ter um bom software de envio – trata-se de um ponto importante, pois o software especializado dará suporte à campanha, podendo enviar milhares de e-mails, configurar as ações automáticas, ajudar na manutenção dos dados, na medição de resultados, entre outras vantagens
  3. Crie conteúdo de qualidade – o conteúdo não precisa ser apenas informativos de preços, promoções e serviços prestados. Uma boa campanha de e-mail marketing é focada no conteúdo interessante (e de qualidade) sobre a área de atuação.
  4. Acompanhe o e-mail – para adequar as ações à estratégia é imprescindível a avaliação das ações, o acompanhamento dos dados, a taxa de retorno em termos de vendas e demais informações que julgar importante.

Ficou alguma dúvida? A IAGENTE pode auxiliar em várias questões a respeito de e-mail marketing. Acesse o site para saber como podemos ajudar e o blog para ficar atento às novidades a respeito dessa e outras estratégias.  

Filtro avançado

7174feb7-39c8-4994-8fc9-ef76b549873d
modulo_pesquisas_IAGENTE_mail
Desbloqueie Novas Oportunidades de Engajamento com o IAGENTEmail através do novo MÓDULO DE PESQUISAS
Após muito estudo e dedicação, é com muita alegria que compartilhamos uma novidade que vai...
impactos_mudancas_google_yahoo
Mudanças nas Políticas do Yahoo e Gmail em 2024 - o que vem pela frente?
Com a recente obrigatoriedade do DMARC para os provedores Gmail e Yahoo, a nossa equipe...
Tendencias de email marketing para 2024 - IAGENTE
A Evolução do E-mail Marketing: Tendências e Inovações para 2024
O e-mail marketing é uma ferramenta fundamental nas estratégias de comunicação de pequenas, médias e...