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Estratégias de SMS para melhorar suas vendas

Você sabia que as estratégias de SMS Marketing, quando utilizadas de maneira inteligente e fundamentada em pesquisas comportamentais, são altamente eficientes? Para que você tenha uma ideia, cerca de 90% dos SMS são abertos nos primeiros três minutos após serem enviados.

Outro aspecto que contribui diretamente com o sucesso do uso de SMS para promover produtos ou serviços, é a popularização dos dispositivos móveis e a facilidade de acesso à internet. Aproximadamente 58% dos usuários utilizam o smartphone a cada pelo menos uma hora.

Agora que você já tem uma noção ampla sobre a importância de utilizar estratégias de SMS Marketing para promover seu negócio, mostraremos algumas boas práticas para melhorar suas vendas por meio de ações segmentadas. Acompanhe a leitura! 

Inclua o SMS como uma mídia de suas campanhas

Como foi dito, o smartphone faz parte da realidade das pessoas nesta sociedade moderna em que vivemos. Como diria Marshall McLuhan, o “teólogo” da comunicação, é como se o dispositivo móvel fosse a extensão do ser humano. Portanto, o SMS é uma mídia que deve ser incluída nas campanhas de marketing do seu negócio, pois ajuda a amplificar o poder de alcance de cada ação realizada.

Para isso, procure focar em mensagens mais curtas e diretas, dentro de no máximo 160 caracteres. As chamadas de ação, por sua vez, devem conter links que redirecionem os usuários para uma Landing Page ou para o site da empresa.

O fato do SMS ter uma alta taxa de abertura, garante seu ótimo custo-benefício, além de ajudar a reforçar a marca na mente do consumidor.

Teste o envolvimento dos clientes

Uma das formas de utilizar estratégias de SMS Marketing em benefício dos resultados do seu negócio, é aplicá-las como ferramenta de teste de engajamento dos usuários com a marca. Por exemplo, se você possui uma loja virtual, ofereça descontos de 50% na próxima compra em qualquer produto do site e coloque um link para rastrear as compras que foram feitas por SMS.  

É importante que em suas Landing Pages tenha sempre um campo de preenchimento com o telefone do usuário, pedindo sua autorização para o envio de mensagens promocionais. Dessa forma, além de manter a lista de clientes atualizada para suas campanhas SMS, você pode mensurar o nível de envolvimento dos usuários.

Desenvolva promoções especiais para suas estratégias de SMS

Além de enviar os benefícios e promoções diretamente para o smartphone de seus clientes potenciais, as estratégias de SMS também podem ser aplicadas para que a marca se mantenha viva na memória dos consumidores.

Por exemplo, em uma loja do setor varejista, é possível planejar campanhas com ações em horários específicos com alto potencial de resposta, como a hora do almoço ou próximo ao fim do expediente. Dessa forma, você ajusta a oportunidade ao momento em que o usuário, de fato, pode aproveitá-la.

Utilize o SMS como canal de pesquisa

Qualquer profissional que atue com marketing e vendas, sabe que uma das maiores dificuldades do setor é envolver o público nas pesquisas, não importa qual seja o assunto, concorda? Entretanto, campanhas fundamentadas em SMS têm um ótimo potencial de retorno, em especial se as perguntas forem feitas de maneira rápida, curta e fáceis de responder.

Para isso, é importante utilizar questionamentos objetivos e dar preferência para formulários de múltipla escolha, pois isso ajuda o usuário a tomar uma decisão, respondendo algo simples e que não tomará um minuto sequer de seu dia.

Encontre seus consumidores fiéis

A esta altura do campeonato, você já deve saber muito bem que a segmentação de clientes é um dos pontos mais importantes em qualquer planejamento ou ação de marketing. Dito isso, uma das vantagens das estratégias de SMS é que elas ajudam a manter as equipes de marketing e vendas sempre atualizadas em relação ao perfil comportamental de seus clientes.

Dica extra: dispare uma ação para os consumidores com questões objetivas e simples, como uma a avaliação de um produto ou serviço em uma escala de um 1 a 10. Reúna em uma categoria as pessoas que responderam positivamente e desenvolva conteúdos, promoções e ofertas especiais por indicação para esse grupo.

Saiba o momento ideal para mandar SMS

Para evitar que suas estratégias de SMS sejam interpretadas como spam pelos usuários e acabem indo parar na caixa de bloqueio, é imprescindível tomar alguns cuidados, como o envio em horários inapropriados e, é claro, o envio excessivo.

Analise suas campanhas de SMS e esteja atento aos horários que possuem uma melhor taxa de recepção e abertura nos últimos períodos. Além disso, é importante contar com uma ferramenta confiável e que contribua para efetividade da campanha. 

Use as estratégias de SMS como fonte de respostas

É possível transformar as ações de SMS em canais de comunicação, nos quais os usuários podem responder as mensagens ou até mesmo serem encaminhados, por meio de links, para páginas que permitam o envio de feedbacks.

Essa é uma maneira simples de atrair mais consumidores e estreitar o relacionamento entre eles e sua marca.

Adicione links nas mensagens

Por fim, mas não menos importante, em suas estratégias de SMS, considere adicionar links nas mensagens enviadas, sempre que possível. Afinal, os links rastreáveis são ferramentas indispensáveis para analisar e mensurar o potencial de cada ação ou campanha realizada.

Se você tem um e-commerce ou atua com e-mail marketing, por exemplo, deve saber que as mensagens de texto diretas têm a capacidade de otimizar os índices de conversão de cada ação do site, assim como das newsletters.

Além disso, considere usar URLs personalizadas, nas quais seja possível verificar dados importantes, como a quantidade de acessos, a taxa de exclusões, etc. Uma dica extra é utilizar encurtadores de links pelo fato de serem visualmente mais atrativos e porque mostram informações úteis, como o número de clicks.

O que achou deste conteúdo? Tem alguma dúvida ou opinião que queira compartilhar com a gente? Então aproveite para deixar o seu comentário!

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