Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

10 Erros de Email Marketing Que Prejudicam Resultados

Email marketing: 10 erros para não cometer em 2019

O email marketing é uma ferramenta muito importante para todas as empresas, mas a maioria delas não sabe utilizá-la de forma adequada, cometendo erros que comprometem todos seus resultados. A IAGENTE listou 10 erros de email marketing comuns que você precisa parar de cometer de uma vez por todas. Vamos lá?

 1. Escrever assuntos de emails muito longos

A linha de assunto de email é fator determinante para as taxas de abertura de suas campanhas. Mas não basta, apenas, que os assuntos sejam interessantes. Tente criar assuntos curtos e objetivos, pois chamam mais a atenção do leitor.

2. Utilizar imagens de forma inadequada

Fazer emails somente com imagens (sem texto) é um dos erros de email marketing mais graves. As imagens devem ser utilizadas em suas mensagens, pois enriquecem o conteúdo, mas de forma equilibrada com o texto (cerca de 60% de texto e 40% de imagens). Utilize imagens leves, de boa qualidade e inclua um link para visualização no navegador, pois muitos programas de email bloqueiam o seu carregamento.

3. Não focar no call-to-action

O call-to-action (CTA) é um dos itens mais importantes para o email marketing. Todas as suas campanhas devem ter um objetivo específico e você precisa, portanto, direcionar o usuário para  executar a ação desejada através dos botões de CTA. Você deve apostar em chamadas diretas como, por exemplo: “compre agora”, “baixe o e-book”, “inscreva-se”, “quero saber mais”, etc.

4. Enviar emails demais ou “de menos”

Quando falamos de erros de email marketing, é impossível não lembrar de problemas em relação à frequência de envio. Um dos principais motivos para descadastros em newsletters é a alta frequência de recebimento. Mas é claro que enviar poucos emails também é ruim, pois além de deixar de aproveitar o potencial da ferramenta, sua marca ainda cai no esquecimento. Para identificar qual a frequência de envio ideal para a sua empresa, é preciso conhecer o seu público e avaliar constantemente seus relatórios de resultados.

5. Colocar palavras de SPAM nos assuntos

A utilização de determinadas palavras nos assuntos de email pode prejudicar as suas taxas de entrega. Por exemplo, “grátis”, “imperdível”, “aproveite”, “clique aqui”, “compre” e “lançamento”, são palavras muito utilizadas, mas são caracterizadas como spam. Confira todas as palavras que você deve evitar neste post.Colocar palavras em CAIXA ALTA no assunto também é uma má prática e pode comprometer suas campanhas.

 6. Não dar atenção ao template do email

O design é fundamental para tornar o seu conteúdo atraente, reforçar a identidade de sua marca e ganhar a confiança do consumidor. Por isso, ele influencia diretamente nos resultados de suas campanhas. Dedique-se na criação de seus templates, teste formatos diferentes e mantenha um equilíbrio entre imagens e textos. Para te ajudar, a IAGENTE disponibiliza diversos templates de email marketing gratuitos para você personalizar as suas mensagens.

 

7. Não testar antes de enviar

Faça o envio de e-mails de teste para visualizar a mensagem na caixa de entrada e se certificar que todos os links e botões funcionam corretamente, que não há quebras indevidas de layout e nenhum erro de português. Com o IAGENTEmail você pode enviar quantos testes forem necessários antes de sair disparando pra base toda. Revise tudo com muita calma e atenção!

8. Não segmentar sua lista de emails

Enviar apenas mensagens massivas e generalistas não é uma estratégia inteligente. Comece a segmentara sua lista de contatos para enviar mensagens mais direcionadas, que tenham a ver com o seu perfil e interesses. Fazendo isso, você com certeza atingirá melhores resultados!

9. Não fazer a limpeza da base de contatos

A limpeza da lista de contatos também é muito importante para assegurar a efetividade de suas campanhas de email. A higienização da base serve para excluir contatos inválidos (emails falsos, desatualizados ou registrados incorretamente). Ter uma lista “limpa” significa diminuir os seus custos e aumentar a sua rentabilidade.

10. Ignorar o mobile

Cada vez mais as pessoas utilizam os smartphones para checar seus emails, portanto, não otimizar as suas campanhas para o mobile é um dos erros de email marketing mais graves, apesar de comum. O email marketing deve ter um layout responsivo (adaptação automática para visualização em qualquer dispositivo) e os botões de CTA e links precisam ter um tamanho adequado para navegação mobile – grandes o suficientes para serem selecionados com os dedos, ao mesmo tempo que distantes um dos outros para evitar cliques indesejados.

 

Vamos começar o ano com o pé direito, corrigindo esses erros e obtendo melhores resultados? Aproveite o embalo e vem testar a ferramenta de email marketing IAGENTEmail.

Testar IAGENTEmail

Filtro avançado

7174feb7-39c8-4994-8fc9-ef76b549873d
modulo_pesquisas_IAGENTE_mail
Desbloqueie Novas Oportunidades de Engajamento com o IAGENTEmail através do novo MÓDULO DE PESQUISAS
Após muito estudo e dedicação, é com muita alegria que compartilhamos uma novidade que vai...
impactos_mudancas_google_yahoo
Mudanças nas Políticas do Yahoo e Gmail em 2024 - o que vem pela frente?
Com a recente obrigatoriedade do DMARC para os provedores Gmail e Yahoo, a nossa equipe...
Tendencias de email marketing para 2024 - IAGENTE
A Evolução do E-mail Marketing: Tendências e Inovações para 2024
O e-mail marketing é uma ferramenta fundamental nas estratégias de comunicação de pequenas, médias e...