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Envio automático de e-mails: como fazer

Uma boa estratégia de marketing não pode deixar de contar com o envio de e-mails entre suas ações de relacionamento. É que essa é a melhor maneira de você conversar diretamente com um público que tem interesse no seu produto ou serviço e criar uma relação de confiança e credibilidade.

Siga o raciocínio: você conseguiu captar um contato que tenha passado por suas redes sociais ou demonstrado interesse por sua empresa e quer continuar se comunicando com ele, certo? O seu objetivo é trazer esse possível consumidor para perto, mostrar os diferenciais da sua marca e, ao final dessa jornada, fazer com que ele efetive sua compra. É nessa etapa de “conquista” que o e-mail tem um papel fundamental! E, o que é melhor, você pode fazer do envio automático de e-mails um grande aliado nesse processo. Vem saber como!

Trabalho em grande escala

O cenário que demonstramos anteriormente, de um potencial cliente que acessa qualquer um dos seus canais e abre uma porta para se comunicar com sua marca, não deve ser exceção – principalmente se sua estratégia de marketing estiver bem estruturada. Centenas ou milhares de pessoas devem ser impactadas por seu material e, quando isso se reverte em leads (alguém que mostra interesse em seu produto e fornece dados em suas redes), é chegada a hora de agir de maneira mais assertiva. Ou seja, é hora de usar o e-mail como ferramenta de diálogo com esses clientes. A questão aqui é que, com um grande volume de contatos, você terá de fazer um grande volume de disparos e por isso o envio automático de e-mails é uma solução que precisa estar contemplada no seu plano de marketing.

Baixo custo

A checagem de e-mail é uma prática diária e, em alguns casos, é feita mais de uma vez por dia. Estabelecer um diálogo com seu potencial cliente nessa plataforma é uma realidade possível e tende a trazer um índice de conversão (em efetivação de compra) bastante elevado. Isso porque, com o envio automático de e-mail, você tem a oportunidade de criar mensagens personalizadas e fugir dos padrões clássicos de promoção ou divulgação de produtos. Considerando todas essas vantagens e a quantidade de pessoas que podem ser impactadas com essa ferramenta, esse serviço pode ser considerado de baixo custo.

Sua lista, suas regras

Ao ativar uma automação por e-mails, não deixe de trabalhar com uma lista própria. A compra de listas de contatos nunca é recomendada, uma vez que você pode gastar tempo e dinheiro com um público que não está necessariamente interessado naquilo que você tem a oferecer. Ao optar pela estratégia de envios automáticos de e-mails, você vai descobrir que pode personalizar as mensagens e segmentar seu público, falando diretamente com quem tem interesse no seu produto. A plataforma de e-mail marketing da IAGENTE, por exemplo, oferece a ferramenta de segmentação de contatos,  na qual é possível gerenciar e organizar os envios para sua lista a partir de segmentos pré-definidos, como “quem já abriu algum e-mail” ou “somente para novos contatos”.

Conteúdo em primeiro lugar

Além de categorizar os seus públicos, uma boa estratégia de envio automático de e-mails envolve estruturar de maneira assertiva o que você irá dizer para cada grupo de consumidores (ou possíveis consumidores). Pensar em uma programação de conteúdos para seus e-mails é uma maneira de mostrar seu diferencial no mercado, além de estabelecer um vínculo mais estreito com sua audiência. Quando você mostra que não possui somente promoções para oferecer, mas, que também possui conteúdos relevantes, que vai ajudar seu consumidor a tomar decisões e se informar sobre determinado assunto, a mágica acontece: você começa a se tornar referência no segmento e sua marca tem grandes chances de se lembrada.

Estratégia de envio

Você não vai querer que todo seu trabalho vá parar nas caixas de SPAM, certo? Por isso, criar uma estratégia de envios, de acordo com a segmentação da sua lista, também é um fator essencial para o sucesso na prática. Um bom serviço de envios automáticos de e-mails te ajudará com isso: a partir de estratégias de engajamento pré-programadas, como envios “comemorativos” (data de aniversário ou relacionados a algum evento comercial relevante) ou com agradecimento (pelo primeiro contato ou primeira compra), por exemplo, você tem a chance de reforçar os laços com o consumidor e estabelecer uma relação de confiança.

Mais tempo para você e sua equipe

Ao optar por uma ferramenta de envio automático de e-mails, você automatiza processos que demandariam mais tempo se fossem realizados internamente. Com isso, libera um tempo precioso para você e sua equipe de marketing analisarem resultados e traçarem novas estratégias para o seu negócio. Por falar em análise de resultados… acompanhe o tópico a seguir:

Informações valiosas para o seu negócio

Tenha em mente que enviar e-mails para seus clientes (ou possíveis clientes) não é uma via de mão única: você pode conseguir muitas informações através de uma ferramenta de envio automático de e-mail! Além de poder classificar melhor o seu público, você terá condições de analisar taxas de abertura e retorno, por meio da análise da interação do seu público com seu conteúdo. Em termos de relatórios, a IAGENTEmail oferece em tempo real a possibilidade de acompanhar quem visualizou, clicou ou cancelou o recebimento das suas mensagens.

 

Você viu aqui que o envio automático de e-mail deve fazer parte da sua estratégia de marketing e pode reforçar sua posição no mercado, como referência no segmento em que atua – além de estabelecer um elo de confiança com seu público. Por isso, não deixe de conferir as vantagens que a IAGENTEmail tem para oferecer ao negócio e siga acompanhando nossos conteúdos aqui blog.

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