E-mails Ruby: o que são e como funcionam

E-mails Ruby: o que são e como funcionam

E-mails Ruby: o que são e como funcionam

O Ruby on Rails (RoR) é uma framework de desenvolvimento de aplicativos web, sites e outras soluções digitais muito popular entre desenvolvedores e profissionais de Tecnologia da Informação. O mais interessante é que você pode criar correios eletrônicos por meio do Ruby.

Você sabe o que ele é e como funciona na prática? Leia este conteúdo até o final e descubra porque o modelo ainda é comumente utilizado hoje em dia!

O que é Ruby on Rails?

Ruby on Rails: por que eu deveria conhecer esse framework?

O Ruby on Rails (RoR), também conhecido apenas como Ruby, é um framework de fonte livre e multiplataforma que permite aos seus usuários a criação de aplicativos, sites e plataformas no geral com base em dados pré-definidos.

Vantagens de usar Ruby: quais são?

Tratando-se de uma plataforma popular entre desenvolvedores, o Ruby apresenta várias vantagens aos profissionais que optarem em usá-lo, sendo as principais:

  • Linguagem multiplataforma;
  • Código fonte aberto e personalizável;
  • Facilidade no desenvolvimento de plataformas.

Mas, afinal, como funcionam os e-mails Ruby?

O framework Ruby on Rails possui um componente específico para a construção de e-mails, o Action Mailer. Ele funciona, basicamente, como uma ferramenta ágil na hora de construir mensagens de correio eletrônico, possibilitando diferentes funções.

Com a aplicação é possível:

  • Configurar e editar a plataforma para as necessidades do seu negócio;
  • Criar modelos de visualização de e-mails;
  • Controlar os usuários criadores de conteúdo e outros.

Como mandar e-mails Ruby?

Working Work From Home GIF by Windows

Por ser uma linguagem completamente personalizável, existem diferentes formas de usar as aplicações Ruby. Contudo, na maioria dos casos, os e-mails são enviados de três formas distintas. Confira mais sobre isso nos tópicos abaixo.

Action Mailer

Conforme já mencionado, o Action Mailer permite que você envie e-mails direto da sua aplicação usando as classes pré-estabelecidas pelo Ruby. Os principais passos a se tomar antes de enviar seus e-mails, são:

  • Criar um Mailer;
  • Criar uma visualização para a sua plataforma;
  • Desenvolver a codificação automática;
  • Criar uma lista completa de anexos que serão disponibilizadas dentro da mensagem;
  • Fazer um cache de view de mailer;
  • Desenvolver os layouts do seu Action Mailer.

 

Como exemplo, vamos simplesmente criar um e-mail básico que será enviado ao usuário

● O primeiro passo é criarmos o nosso RentalMailer como exemplo.

1 rails g mailer rental confirmation

 

● Agora vamos acrescentar o seguinte código na action confirmation do RentailMailer (app/mailers/rental_mailer.rb):

1

2

3

4

def confirmation

    @rental = params[:rental]

    mail to: @rental.user.email, subject: “Rental  Confirmation of #{@rental.car.name}” 

    end

 

Ruby Gems

Explicando de forma simples, uma Gem ou Ruby Gem é um gerenciador de pacotes avançado do Ruby. Ou seja, representa uma biblioteca com grande variedade de códigos que permitem aos desenvolvedores da plataforma compartilhar e importar códigos já prontos entre si.

Logo, com a utilização das Gems, você pode ter acesso a projetos de outros desenvolvedores e aplicá-los no seu código fonte, facilitando seu trabalho e diminuindo seu esforço, excluindo a necessidade de que você faça a programação do zero.

Net::SMTP specifics

É uma biblioteca de dados que fornece funcionalidades para o envio de correios eletrônicos por meio da Internet via SMTP (Simple Mail Transfer Protocol).

Ou seja, para enviar os e-mails Net::SMTP via Ruby, você precisa estabelecer uma conexão com um servidor SMTP antes de enviar mensagens. As informações mais importantes nesse momento são: o endereço do seu servidor SMTP e o número da porta.

Vale ressaltar que a biblioteca Net::SMTP não fornece funções para compor e-mails da Internet. Logo, se você deseja aderir essas funcionalidades na sua plataforma, você deve criá-los do zero.

Conheça o IAGENTEsmtp

Sabemos que programar e-mails e construir plataformas de automação do zero são ações que podem demandar grandes esforços por parte da sua empresa, e, às vezes, você pode nem ter os recursos necessários.

Nesse caso, a melhor opção é a aquisição de uma plataforma já programada e de fácil personalização, que permite o envio rápido e sem complicações, como o IAGENTEsmtp!

Com a nossa plataforma, você pode criar fluxos de mensagens com os seus contatos, automatizar envios e respostas de e-mail, personalizar seu layout com um editor arrasta e solta e muitos mais. Acesso nosso site e descubra mais sobre as funcionalidades das nossas ferramentas.

Powered by Rock Convert

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.



Assine nossa newsletter.





Posts mais vistos