Email marketing na prática – a melhor estratégia

Email marketing na prática – a melhor estratégia

Email marketing na prática – a melhor estratégia

Não importa se você está apenas começando com o email marketing ou está repensando completamente a sua estratégia a pergunta é sempre a mesma: por onde começar?

A ideia deste artigo é te orientar pelas etapas necessárias para garantir que sua estratégia de email marketing seja bem-sucedida. Pronto para começar? Vamos lá!

 

  1. Construa e aumente sua lista de contatos

O primeiro passo que você precisa dar para começar a definir sua estratégia de email marketing é criar e desenvolver uma lista de contatos. Há muitas maneiras de fazer isso e você pode tentar abordagens diferentes. O importante é que você aumente sua base de clientes organicamente.

O lugar para começar a desenvolver sua base é seu site. Os clientes que visitam o seu site e blog já têm interesse no que você oferece, por isso, atraí-los para que recebam seus emails pode ser mais fácil aqui do que em qualquer outro lugar. Você pode então integrar suas plataformas sociais e contatos pessoais para contar aos seguidores e clientes sobre os benefícios de se juntar à sua comunidade. Por fim, você também pode usar incentivos para impulsionar novos inscritos, como ofertas e promoções. Certifique-se de que você está agregando valor aos seus contatos de maneira consistente.

 

  1. Defina seus objetivos claramente

Como qualquer outra ferramenta de marketing, o email não é nada sem uma estratégia clara. Antes de começar a criar e enviar uma campanha por e-mail, defina o motivo pelo qual você está enviando. Sempre pergunte a si mesmo “O que desejo alcançar com este email?” E, em seguida, encontre a maneira mais adequada de avaliar se você atingiu suas metas.

Lembre-se de que o email é o canal de marketing que gera o maior ROI (retorno sobre investimento). O teste A/B e a comparação do desempenho da campanha são instrumentos poderosos na definição do sucesso da sua estratégia. Esses resultados fornecem uma indicação clara do seu ROI e se você está fazendo tudo o que pode para impulsioná-lo. Ao planejar suas campanhas, lembre-se sempre de que o sucesso terá um significado diferente em cada um dos seus e-mails.

 

  1. Planeje suas campanhas

Agora que você definiu suas metas e tem uma lista de contatos de alta qualidade para enviar seus e-mails, sua próxima etapa é planejar suas campanhas. Mas o que você precisa incluir nos e-mails que você envia? Embora parte do conteúdo seja altamente personalizável e dependa de seus objetivos, há vários elementos que sempre precisam estar presentes nos e-mails que você envia, entre eles:

LINHA DE ASSUNTO

A linha de assunto deve destacar seu e-mail na caixa de entrada. Embora seja importante manter o tom e a voz fiéis à sua marca, convém experimentar abordagens diferentes que possam ajudar a chamar a atenção para seu e-mail, como frases cativantes ou emoticons.

REMETENTE

Você não gostaria que seus contatos pensassem que estão apenas recebendo um email aleatório, que acabaria na pasta da lixeira mais rápido do que você pode contar até três, não é? Por isso, sempre informe seus contatos quem está enviando emails para eles. Para garantir que seu nome seja reconhecível, use o nome da marca ou, se quiser ser criativo, encontre algo que ainda possa ser vinculado a você e mantê-lo consistente.

PREHEADER

O poder do preheader é frequentemente subestimado. É uma maneira extremamente eficaz de resumir o conteúdo de um email, especialmente em dispositivos móveis. Deve complementar sua linha de assunto e chamar a atenção para sua campanha.

CTAs

As CTAs estão fortemente interconectadas com os objetivos da sua campanha. Ao criá-los, considere o que você deseja que seus inscritos façam depois de ler seu e-mail. Crie CTAs responsivos fáceis de navegar em computadores e dispositivos móveis. Além disso, mantenha-o simples.

 

  1. Tornando o email relevante

Hoje em dia, todos recebemos toneladas de emails. Mas quantos desses são realmente relevantes? Para garantir que sua estratégia de email marketing seja um sucesso, você precisa criar mensagens exclusivas que realmente atendam às necessidades de seus clientes, além de enviar o email no momento certo. Segmentação, personalização e automação são ferramentas incríveis para tornar os emails relevantes.

 

  1. Obtenha feedback

O último passo para definir sua estratégia de email marketing é verificar o sucesso de suas campanhas e aprender com experiências anteriores. Para fazer isso, você pode simplesmente coletar feedback dos clientes para descobrir exatamente o que eles gostam em sua marca e onde há espaço para melhorias. Ou você pode usar algumas ferramentas que permitem analisar dados “difíceis”, como testes A / B e comparação de desempenho de campanhas.

 

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