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E-mail Marketing: 10 dicas infalíveis para quem está começando

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais eficazes para gerar tráfego para o site, aumentar vendas e divulgar produtos, serviços e promoções. Mas para obter bons resultados com suas campanhas, é necessário estar atento a alguns detalhes. A seguir, confira 10 dicas infalíveis para quem está começando a utilizar a ferramenta.

1. Tenha um domínio próprio

A credibilidade impacta diretamente em suas taxas de entrega, abertura e cliques.  Por isso, o primeiro passo para começar a enviar e-mail marketing é criar um e-mail com domínio próprio. Isso é importante para construir e fortalecer a identidade da marca, além de comprovar sua autenticidade e demonstrar profissionalismo.

2. Não compre listas de e-mails

Em primeiro lugar, se você enviar mensagens a pessoas que não autorizaram o recebimento, a probabilidade maior é que elas nem irão abri-las. Em segundo, quem for abrir, provavelmente será para se descadastrar de sua lista de contatos e ainda reportar seu e-mail como spam.

Resumindo: comprar listas de contatos compromete os resultados de suas campanhas, prejudica a reputação de sua marca e faz com que o seu domínio acabe nas blacklists dos provedores de e-mail. Foque em construir uma base de leads qualificados, que realmente se interessam por seu negócio.

3. Defina seus objetivos com o e-mail marketing

O que você quer alcançar com suas campanhas de e-mail marketing? Essa é uma pergunta simples, mas que precisa ser respondida para guiar o seu planejamento. Ao ter em mente quais resultados que se pretendem atingir, você pode criar estratégias de comunicação muito mais eficientes.

Exemplos objetivos para nortear suas campanhas:

  • Aumentar as vendas da sua empresa;
  • Aumentar as taxas de leitura dos posts do blog;
  • Prospectar e fidelizar clientes;
  • Divulgar o lançamento de novos produtos, serviços e eventos.

Você pode traçar quantos objetivos quiser (é ótimo, inclusive, que você não eleja apenas um). Assim, você poderá trabalhar com formatos de conteúdo diversificados e engajar muito mais o seu público.

4. Planeje suas ações

Agora que você já sabe quais são os seus objetivos, é hora de planejar suas ações. Criar um calendário mensal é fundamental para a organização das pautas, agilizar a produção de conteúdo e agendamento de disparos. Comece seu planejamento pelas datas comemorativas que podem ser aproveitadas a ações sazonais. Depois, encaixe as demais campanhas nos envios semanais, conforme suas demandas.

Este também é o momento de definir qual será a frequência de envios, detalhe crucial para o sucesso de suas campanhas. Para lhe ajudar com isso, confira o nosso post sobre qual a melhor frequência de envio de e-mail marketing.

5. Tenha um layout bacana e equilibrado com o texto

De nada adianta que você esteja divulgando uma super promoção se o layout de seu e-mail estiver mal feito. Admita, quando você mesmo recebe um e-mail desses, nem sente vontade de ler e muito menos de clicar em alguma coisa.

Além disso, o design influencia diretamente na percepção de seus clientes sobre sua empresa. Um layout atraente, além de motivar a leitura e cliques, demonstra profissionalismo e credibilidade.

Porém, sabemos das dificuldades que muitas empresas e profissionais têm para criar e-mails de maneira fácil e rápida, mas com qualidade. É pensando nisso que o IAGENTEmail criou editor de e-mails DragandDrop. Vale a pena conferir!

6. Chame seu contato para a ação

Lembra dos objetivos? Olha eles aqui de novo, mostrando porque são tão importantes! Sabendo qual o seu objetivo com cada campanha, o seu processo de criação fica muito mais fácil.

Explore o objetivo já no assunto do e-mail e, no conteúdo, adicione um botão que chame a atenção do usuário para realizar a ação desejada. Essa é uma das técnicas do famoso call-to-action (CTA), que evita que seu contato precise ler todo o e-mail para saber sobre o que se trata e aumenta as chances conversão.

Os botões de CTA podem indicar ações como: Compre agora! Inscreva-se! Leia Mais! Acesse o Blog! Baixe o E-book!

7. Invista tempo na criação do assunto do e-mail

O assunto do e-mail é fator determinante para aumentar as suas taxas de abertura. Se você fez tudo certinho até aqui, mas pecou neste item, todo o trabalho pode ir por água abaixo. Você precisa escrever assuntos inteligentes e atrativos, que despertem a curiosidade das pessoas, a ponto de convencê-las a abrir a sua mensagem. Confira nosso post “Como criar assuntos de e-mail marketing impossíveis de não ler”.

8. Crie um checklist de revisão

Faça uma lista com todos os itens que devem ser conferidos, revise tudo com calma e envie quantos e-mails testes forem necessários antes de agendar o disparo (no IAGENTEmail os envios de teste são gratuitos).

Isso é fundamental para evitar erros que comprometam os seus resultados.

Alguns itens importantes para revisar:

  • Assunto e o conteúdo do e-mail (erros de português são imperdoáveis!);
  • Links e botões (se estão direcionando para as páginas corretas);
  • Layout (imagens, quebras inadequadas, erros de formatação);
  • E-mail do remetente;
  • Destinatários (conferir se selecionou as listas de e-mail corretas).

9. Monitore seus resultados

Acompanhar os resultados de suas campanhas é essencial para compreender o que está dando certo e errado. Essas análises servem para identificar que tipos de e-mail geram mais conversões; quais assuntos apresentam as melhores taxas de abertura; que CTAs são mais clicadas; o melhor horário para envios e etc. Tudo isso ajuda você a planejar suas próximas ações e a atingir melhores resultados.

É fundamental, portanto, utilizar uma ferramenta de e-mail marketing que forneça relatórios de suas campanhas. O IAGENTEmail, por exemplo, disponibiliza relatórios completos de aberturas e cliques, geolocalização, mapa de calor, erros, cancelamentos e até mesmo um monitoramento social para controlar o desempenho de suas campanhas nas redes sociais.

10.Tome um café: Relaxe, dê tempo ao tempo

 Sabemos que a ansiedade para ver suas campanhas bombando é muito grande, mas calma, os resultados que você espera talvez não venham logo nos primeiros envios. E isso é normal, ok? Não se desespere! Siga o planejamento, teste outros formatos de mensagem e aprenda com o comportamento de seu público. E quando você atingir resultados satisfatórios, não pense que descobriu a fórmula. O planejamento, execução e monitoramento serão sempre tarefas constantes e continuará existindo oportunidades para melhor. Você só vai aprender, fazendo.

 

E aí, o que acha de começar agora mesmo? Vamos em frente?

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