Qual a importância do e-mail transacional para seu e-commerce?

Qual a importância do e-mail transacional para seu e-commerce?

Qual a importância do e-mail transacional para seu e-commerce?

O e-mail tem papel fundamental nas vendas online e isso você já sabe. Mas se acha que o único propósito do e-mail é divulgar as suas ofertas e produtos, está enganado! Enquanto o e-mail marketing é enviado de forma massiva, com o propósito de atrair novos clientes, o e-mail transacional, como próprio nome diz, consiste em uma mensagem enviada para cada tipo de transação. É enviado automaticamente e sua principal função é notificar e manter o usuário atualizado/informado sobre um pedido ou compra realizada em seu site.

O e-mail transacional pode ser utilizado por qualquer empresa, porém é no e-commerce que ele ganha destaque, vamos conferir?

1. E-mail transacional de status de pedido

Coloque-se no lugar de seu cliente! Quando você compra algum produto pela internet, espera-se receber, já de imediato, um e-mail de confirmação de pagamento para se certificar que deu tudo certo, correto? E depois, na ansiedade para receber o pedido, você provavelmente também gosta de acompanhar o status de envio, não é mesmo?

Por isso é fundamental, em qualquer etapa da venda, manter seu contato informado sobre o pedido/venda realizada, desde o pedido, processo de transporte (separação, em trânsito, saiu para entrega) até a entrega e o convite a uma pesquisa. Primeiro, porque demonstra que sua empresa é séria e ágil. Segundo, porque evita que seus clientes entrem em contato e sobrecarregue a sua equipe de atendimento somente por causa de uma certa ânsia.

2. E-mail de boas-vindas

Por que você acha que as pessoas informam, voluntariamente, o seu e-mail para uma empresa? Porque de alguma forma, elas se interessam por seus produtos e serviços e desejam receber suas mensagens, simples assim. Por isso é fundamental enviar, sempre, um e-mail de boas-vindas aos usuários, sejam os que que se cadastraram em sua loja virtual, que assinaram sua newsletter ou os que já efetuaram o primeiro pedido.

O conteúdo da mensagem deste e-mail transacional deve, primeiramente, cumprimentar e dar as boas-vindas ao novo cliente. Aproveite este momento para incentivar a primeira compra. Você pode apresentar os últimos lançamentos de produtos, suas atuais promoções e até mesmo oferecer um cupom de desconto exclusivo A propósito: uma ótima estratégia para aumentar a sua lista de contatos, é oferecer um cupom para a primeira compra, geralmente enviado por e-mail.

3. E-mail de recuperação de carrinho

Quem nunca acessou uma loja virtual, adicionou produtos no carrinho e fechou a janela do site sem comprar? Fazemos isso para calcular o valor do frete, simular a aplicação de um cupom de desconto ou sabe-se lá por qual outro motivo. No e-commerce, esse tipo de situação é chamada de “carrinho abandonado”:

O e-mail de recuperação de carrinho abandonado é uma das ferramentas mais eficazes para converter esses pedidos. Para isso, você pode programar o envio da primeira mensagem para algumas horas após o abandono do carrinho. Talvez esta pessoa apenas tenha desistido de comprar naquele momento ou resolveu pesquisar em outro site. Não deixe ela se esquecer de você!

Ah! Algumas lojas virtuais apostam na estratégia de oferecer um desconto para quem abandonou o carrinho. Ajuda muito no aumento das conversões. Fique atento: muitos clientes fazem isso (desistem das compras) somente para ganhar o voucher de desconto 😉

4. E-mail com ofertas personalizadas

Uma das coisas mais legais do uso de SMTP, é a possibilidade de enviar e-mails com ofertas exclusivas e personalizadas, conforme as compras feitas pelo cliente. Como assim? Por exemplo, se uma pessoa comprou um video game, depois de uma semana você pode enviar um e-mail oferecendo jogos com 10% de desconto. Outra ideia é oferecer frete grátis para uma próxima compra realizada dentro de 10 dias. Ou ainda, que tal dar um cupom de desconto para comprar produtos da mesma marca? O objetivo é conceder vantagens a quem acabou de se tornar cliente e estimular uma nova compra. Aproveite a oportunidade!

5. Convite para avaliar a compra

Seu e-commerce já possui um sistema de avaliação de clientes? Se sim, é fundamental enviar um e-mail simples, convidando a responder uma pesquisa para avaliar o produto e sua experiência de compra.  Caso ainda não faça isso, corre agora mesmo para implementá-la.

As avaliações são importantes pois demonstram a seriedade e o comprometimento da sua empresa com os clientes. Além disso, contribuem até mesmo para que seu site seja bem visto pelo Google, sabia? Isso porque um dos critérios adotados, é a frequência de atualização do conteúdo das páginas. E como ninguém vai ficar alterando as descrições de cada produto o tempo todo, o conteúdo gerado pelos próprios usuários auxilia nisso. Legal, né?  Então assim que o cliente receber o produto, você pode programar um e-mail convidando-o para a avaliar a compra.

 

Para enviar e-mails transacionais como estes, é fundamental utilizar uma ferramenta especializada. A IAGENTE oferece uma infraestrutura completa para serviços como este que comentamos, o IAGENTEsmtp. Que tal testar agora mesmo, gratuitamente, com 1.000 e-mails FREE?

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