Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

E-mail e SMS: Alinhe as duas estratégias para gerar mais vendas.

Quando o assunto é comunicação com clientes e estratégias de inbound marketing, é comum que profissionais da área pensem em SMS, e-mail marketing e e-mail transacional para atingir seus objetivos.

Mas, você sabe como utilizar essas estratégias em conjunto, de forma alinhada, e aproveitar o melhor de cada uma delas para potencializar os seus resultados? Então continue a leitura e confira tudo sobre isso!

O que é SMS?

Como você sabe, SMS é uma mensagem de texto curta e direta enviada pelo celular através das operadoras. O conteúdo deve ser sucinto, claro e objetivo, mostrando logo de cara qual é o seu objetivo.

Além disso, as temáticas são sempre muito mais transacionais e promocionais, deixando de lado o teor meramente informativo que é comumente usado nas estratégias de e-mail marketing.

O que é e-mail marketing?

Já nas estratégias de e-mail marketing as mensagens são muito mais  elaboradas. Geralmente, elas são acompanhadas de imagens, infográficos, vídeos e links para garantir a atenção do leitor. É possível inserir botões também para incentivar uma ação do leitor.

O que são e-mails transacionais?

Trata-se de e-mails que são enviados a cada transação (por isso tem esse nome) como, por exemplo: confirmação de pagamento, envio de cobrança, validação de inscrição, atualização de senhas ou qualquer aviso de sucesso de cadastro.

Conheça estratégias para alinhar SMS e E-mail 

Confira agora algumas dicas sobre como aproveitar essas duas ferramentas para alavancar seu negócio.

 

    ● Faça campanhas de marketing cruzado

A primeira dica e mais importante é: utilize e-mail e SMS para atingir o mesmo objetivo.

Aproveite o potencial de cada um dos canais, as mensagens curtas e impactantes do SMS e os recursos gráficos e personalizados dos e-mails marketing para conquistar o seu público. Uma coisa é certa: SMS possui maior taxa de abertura (acima de 95%). Porém, é visualmente inferior a uma campanha de e-mail marketing. Por outro lado, com o e-mail marketing você pode explorar formas, cores, animações e demais recursos para chamar mais atenção do que os recursos disponíveis em uma plataforma de SMS.

As mesmas campanhas podem ser aproveitadas em canais diferentes. Só lembre-se de utilizar práticas condizentes com cada mídia trabalhada. Por exemplo: convide seu público para uma landing page, evento, lançamento, ou para conhecer um novo produto ou serviço por meio de breves mensagens de SMS e também enviando e-mails mais completos.

Quando ele, após ser impactado pela campanha, se inscrever no evento ou comprar seu produto (por exemplo), você envia um e-mail transacional informando sobre a inscrição realizada com sucesso ou então sobre os próximos passos da compra do produto – pedido realizado com sucesso, cobrança e envio.

 

    ● Conheça melhor seu público

Com mensagens SMS ou e-mails marketing, você consegue analisar métricas que indicam como  anda o desempenho das suas campanhas em cada formato. Desse modo, você entende as preferências dos seus usuários, quais são os momentos certos para usar cada canal e como explorá-lo da melhor forma.

Além disso, você pode enviar breves perguntas por SMS (com respostas SIM ou NÃO) para entender melhor os gostos dos seus clientes e leads e, desta maneira, segmentar o público e enviar e-mails mais personalizados.

 

    ● Atraia assinantes para sua newsletter

Você pode utilizar o SMS para atrair assinantes para a sua newsletter, oferecendo a opção de resposta para fazer a inscrição e evitando assim que eles tenham que acessar o seu site para esta finalidade. De um lado, isso encurta o caminho para os que estão interessados no seu conteúdo, do outro, ajuda você a ampliar seu mailing de maneira prática e rápida.

Após o aceite, você tem a opção de enviar um e-mail transacional informando que a inscrição foi realizada com sucesso e que em breve ele passará a receber os conteúdos da newsletter.

 

    ● Peça permissão 

Por último, respeite as normas de SPAM e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para enviar mensagens SMS e e-mails transacionais.

Vale lembrar que não é recomendado nenhum tipo de mensagem, seja através de e-mail, torpedo ou App de conversação, sem o consentimento do usuário. Por isso, é aconselhável que todos os clientes formalizem a vontade de receber as mensagens por meio de formulários de inscrição.

Conte com a IAGENTE para criar as suas campanhas

Está procurando formas de produzir e compartilhar as suas mensagens de SMS e e-mail marketing para as suas listas de contato? Então conte com a IAGENTE!

Com as nossas plataformas IAGENTEsms e IAGENTEmail, você consegue criar campanhas personalizadas e analisar métricas de desempenho, tudo isso com um editor arrasta e solta com fácil usabilidade. Para os e-mails transacionais, temos uma plataforma específica, o IAGENTEsmtp. Fale com a gente para mais informações!

Filtro avançado

7174feb7-39c8-4994-8fc9-ef76b549873d
modulo_pesquisas_IAGENTE_mail
Desbloqueie Novas Oportunidades de Engajamento com o IAGENTEmail através do novo MÓDULO DE PESQUISAS
Após muito estudo e dedicação, é com muita alegria que compartilhamos uma novidade que vai...
impactos_mudancas_google_yahoo
Mudanças nas Políticas do Yahoo e Gmail em 2024 - o que vem pela frente?
Com a recente obrigatoriedade do DMARC para os provedores Gmail e Yahoo, a nossa equipe...
Tendencias de email marketing para 2024 - IAGENTE
A Evolução do E-mail Marketing: Tendências e Inovações para 2024
O e-mail marketing é uma ferramenta fundamental nas estratégias de comunicação de pequenas, médias e...