Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

O primeiro trimestre do ano vem aí: como tornar esse período produtivo e relaxante ao mesmo tempo

Passadas as festas de fim de ano, é hora de retomar as estratégias para o novo ano que se inicia. Os desafios começam logo cedo. O primeiro trimestre é tradicionalmente um período de fraco movimento e queda nas vendas se comparado a outros meses do ano, em virtude das férias de verão e do carnaval, que em 2017 cai na última semana de fevereiro.

De qualquer modo, também é um período do ano mais leve, com energias renovadas e que pode ser positivo para colocar a “casa” em ordem e planejar o que está por vir.Na empresa, aproveite para criar um ambiente mais relaxante. Busque formas originais de integração entre os colaboradores. Isso dá novo ânimo à equipe. A seguir, listamos uma série de dicas para transformar os primeiros três meses do ano em um período agradável e, ao mesmo tempo, produtivo:

– Comece a colocar em prática o planejamento estratégico da empresa: se ele ainda não estiver pronto, o primeiro trimestre é um bom momento para fazer os arremates finais e concluir essa etapa de grande importância para o negócio. O planejamento determina que a empresa desenvolva seu conjunto de tarefas, de maneira disciplinada e organizada, visando a atingir objetivos que a levarão a um futuro melhor. Resumidamente, pode-se dizer que o planejamento enseja responder a três questões principais: onde estamos, para onde queremos ir e como chegar lá.

– Construa um ambiente de trabalho mais despojado: até porque trabalhar no Verão enquanto a rede social bomba com fotos de praias e piscinas não é mole! Liberar o uso de bermuda, propor um happy hour com direito a uma cervejinha no fim do expediente, levar o pet para passar o dia no escritório, são atividades que podem ser liberadas em um período tradicionalmente de menor movimento para as empresas. Essas pequenas ações criam uma atmosfera de bem-estar que serão bem recebidas pela equipe. Aposte nelas!

– Mude de posição na empresa: procure alterar os lugares onde as pessoas sentam. Uma pessoa do marketing pode vir a sentar no financeiro, o comercial no RH e assim sucessivamente. Estas alterações pode trazer uma ideia de como é trabalhar naquele setor além de socializar com os demais colegas.

– Confraternização surpresa:e se sua empresa fizer um almoço cortesia para a equipe (pizza ou sushi + um pote de 2 litros de sorvete de sobremesa)? Quem é que não gostaria? Jogos também são legais: vale STOP (no papel mesmo), jogo da forca, imagem e ação e, claro, os tradicionais jogos de videogame ou on-line.

Por ser uma época em que muitos profissionais tiram férias ou aproveitam o banco de horas para usufruir alguns dias de folga, é importante manter a divulgação da empresa e o relacionamento com os clientes em dia. Assim, é possível se programar antecipadamente e curtir com tranquilidade o merecido descanso.

Avisos automáticos por e-mail são essenciais nessa época do ano. Segredo é organizar sua agenda (data, horário e grupo de interesse) com o envio de dicas, promoções ou mensagens simples com informações operacionais de interesse para sua base de clientes.

Outra dica são os e-mails de aniversário, por exemplo. O simples fato de receber um cartão no dia de aniversário cria a sensação de que a empresa continua trabalhando normalmente e que o bom relacionamento com os clientes tem continuidade.

E então, curtiu as dicas? Se tem alguma a mais para sugerir, compartilhe com a gente nos comentários.

Filtro avançado

7174feb7-39c8-4994-8fc9-ef76b549873d
modulo_pesquisas_IAGENTE_mail
Desbloqueie Novas Oportunidades de Engajamento com o IAGENTEmail através do novo MÓDULO DE PESQUISAS
Após muito estudo e dedicação, é com muita alegria que compartilhamos uma novidade que vai...
impactos_mudancas_google_yahoo
Mudanças nas Políticas do Yahoo e Gmail em 2024 - o que vem pela frente?
Com a recente obrigatoriedade do DMARC para os provedores Gmail e Yahoo, a nossa equipe...
Tendencias de email marketing para 2024 - IAGENTE
A Evolução do E-mail Marketing: Tendências e Inovações para 2024
O e-mail marketing é uma ferramenta fundamental nas estratégias de comunicação de pequenas, médias e...