Parte 1: Como aproveitar o dia do consumidor para aumentar as vendas

Parte 1: Como aproveitar o dia do consumidor para aumentar as vendas

Parte 1: Como aproveitar o dia do consumidor para aumentar as vendas

Se você comanda um comércio, uma boa dica é ficar atento a algumas datas que podem ser fortes oportunidades para aumentar as suas vendas. Quando tocamos nesse assunto, é fácil se lembrar da Black Friday, mas você sabia que logo no começo do ano tem um dia muito favorável para conquistar clientes – oferecendo vantagens e benefícios em compras – e impulsionar o seu negócio?

Eu estou falando do Dia do Consumidor, uma data comercial que surgiu inspirada em um discurso feito em 1962 por John F. Kennedy, presidente estadunidense na época. Oficialmente, o evento acontece em 15 de Março, mas é comum os comércios programarem suas atividades para a quarta-feira mais próxima à data, ou até mesmo estendê-las ao longo de toda a semana.

Nesse post você vai entender por que esse dia é tão importante para os comércios e como você pode aproveitá-lo para aumentar as suas vendas.

Por que investir em campanhas para o dia do consumidor?

Primeiro, porque a data vem sendo cada vez mais conhecida pelos consumidores e identificada como uma boa oportunidade para fazer compras. Uma pesquisa desenvolvida pela Social Miner mostrou que, em 2019, 46,9% dos consumidores online conheciam o Dia do Consumidor. Em 2020, esse número já subiu para 64,1%.

Além disso, 54,3% das pessoas que responderam a essa mesma pesquisa disseram que pretendem aproveitar as ofertas que os comércios têm a oferecer nesse evento. Ou seja, há vários consumidores em potencial a atrair para a sua marca ou loja.

Em paralelo a isso, cada vez mais marcas e comércios vêm se engajando ao evento, atraindo esses consumidores, oferecendo a eles ofertas de seu interesse e aumentando gradativamente a taxa de conversão do negócio. Você não vai querer ficar de fora dessa, vai?

 

Como utilizar promoções e ofertas para alavancar as vendas?

Talvez a esse ponto você já tenha se convencido de que é uma boa ideia buscar aumentar o seu fluxo de vendas no Dia do Consumidor, mas ainda não saiba como fazer isso. Possibilidades não faltam. Cada comércio é um caso diferente, tem seus próprios pontos fortes e suas especificidades. É preciso conhecer bem o seu perfil e o seu público para identificar as melhores abordagens que beneficiarão ambos os lados. Ainda assim, alguns aspectos gerais são bastante importantes para traçar os detalhes da sua estratégia. As dicas a seguir devem ajudar nessa tarefa.

 

Pensar ofertas para o consumidor

Pode soar óbvio, mas essa é uma das coisas mais importantes de se considerar para pensar uma campanha para o Dia do Consumidor. Porém, nem todos os comércios fazem isso.

Não adianta reservar as melhores ofertas para um produto que não chama muito a atenção do seu público. Procure identificar os seus produtos de maior interesse, ou seja, aqueles que recebem mais visitas no seu site, e atrele a eles ofertas que os farão parecer ainda mais atrativos. Dar ao produto que o seu público deseja uma oferta relevante aumentará o seu potencial de conversão.

É natural sentir um leve impulso de aproveitar a data para tentar vender aqueles produtos de ticket mais alto no seu estoque, e não há mal nenhum em fazer isso, pelo contrário (falaremos mais sobre isso no próximo tópico). Só não se esqueça de que seu foco deve ser sempre o consumidor.

 

Incentivar compras maiores

Uma data comercial como essa pode também impulsionar compras maiores, desde que você saiba como estimular isso. Foi apontado na pesquisa da Social Miner que 57,5% dos consumidores pretendem investir mais que R$ 200 durante o Dia do Consumidor. Oferecer descontos ou brindes em compras acima desse valor são boas maneiras de conseguir um cliente satisfeito.

 Se você dispuser de ferramentas que lhe permitam isto, pode também mapear os clientes interessados nos seus produtos de tickets mais altos e pensar ofertas personalizadas de acordo com o seu perfil.

 

Atenção ao modo de pagamento preferido

Saber a maneira como o seu público prefere fazer o pagamento das suas compras pode ser um grande diferencial na hora de planejar ofertas para o Dia do Consumidor. Em geral, a maioria das pessoas prefere optar pelo cartão de crédito. Essa forma de pagamento, por si só, já é mais vantajosa para os comércios do que os boletos, por exemplo. Uma compra por boleto tem sempre a chance de não ser concluída devido ao não pagamento.

Para aumentar ainda mais as compras por crédito, você pode oferecer benefícios exclusivos para quem optar por essa forma de pagamento. Descontos no valor da compra são uma possibilidade bastante popular, mas você sempre pode assumir outras alternativas, como brindes ou descontos no frete, se essa estratégia for mais benéfica para o seu e-commerce.

 

Fidelizar clientes

Um comércio não se resume em somente conquistar novos clientes. Manter um relacionamento com aqueles que já compraram da sua loja no passado é uma tarefa de extrema importância. Eles vão se lembrar de você na próxima vez em que forem fazer uma compra no seu nicho e terão maior chance de optar novamente pelo seu negócio.

O Dia do Consumidor é a oportunidade perfeita para fortalecer essa relação. Trabalhar vantagens de compras exclusivas para aqueles que já são clientes na sua loja é uma boa forma de valorizá-los e potencializar uma recompra.

 

Senso de urgência

A ideia de fazer uma campanha para o dia do consumidor é torná-la especial. Um único dia (ou semana, se você preferir) do ano, com oportunidades imperdíveis para o consumidor. Então procure se comunicar com esse público de forma que ele reconheça essa oportunidade única de conseguir aquele produto que tanto deseja, com um valor mais acessível ou com outras vantagens agregadas à sua compra.

Mas lembre-se de ser honesto com as suas ofertas. Caso não cumpra os prazos que estabeleceu, vai abalar a confiança do cliente na sua loja. Credibilidade é um fator importante para os consumidores no momento da escolha de onde fazer suas compras.

 

Seja criativo

Essa deve ser uma data especial para o consumidor. Crie benefícios e vantagens que ele não veria nos demais dias do ano. Você não precisa se limitar a descontos no valor dos produtos. Se achar pertinente para a sua estratégia de vendas, você pode recorrer a vale-compras, brindes, frete grátis, entrega rápida, combos únicos de produtos e/ou o que mais a sua imaginação permitir.

Quer mais dicas como esta? Você pode encontrar aqui no nosso blog muitos outros artigos com conteúdos que vão ajudar a alavancar a sua marca. Não deixe de conferir!

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